Troféu ABMI

Associados ABMI

Busca pelo novo marcou 2019.Que venha 2020!

retrospectiva abmi.jpg

Num tempo marcado por disrupções e avanços tecnológicos registrados a cada segundo, não basta simplesmente acompanhar o que está acontecendo. É preciso ir além.
Para o presidente da ABMI, Fernando Gonçalves, assim como em todos os segmentos, as novas tecnologias, os novos modelos de negócios, dentro da chamada Economia 4.0, têm trazido muitas e rápidas mudanças, mas também oportunidades.
“É hora de agilizar processos e facilitar a vida das pessoas. Embora seja bastante tradicional, o mercado imobiliário está aos poucos absorvendo estas novas tecnologias. No 73º Encontro, realizado no final de outubro, em Curitiba, isso ficou bem claro nas apresentações de empresas que mostraram inovações importantes em diversos aspectos do mercado.”
O evento fechou em grande estilo mais um ano da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), que, em 2018, comemorou duas décadas de profícua existência.
Durante mais 365 dias, a ABMI cumpriu à risca seu objetivo principal de proporcionar espaço para potencializar a competitividade e a troca de informações entre suas associadas, imobiliárias líderes em seus mercados, pautadas pela ética e diversidade de produtos.
“Em especial neste novo momento do mercado a  ABMI também está inovando e promovendo ações colaborativas entre 46 empresas associadas, espalhadas por 17 Estados, para desenvolvimento de novas tecnologias, além de promover a aproximação com startups e outras empresas para agregar valor ao processo das imobiliárias, que se tornam assim um hub que conecta diferentes players que usam tecnologia para gerar valor ao cliente”, ressalta Gonçalves.
Nas linhas e imagens seguintes, as principais ações que tiveram a marca ABMI durante 2019. Um ano termina com inédita taxa Selic de 4,5%, e uma série de fatores econômicos que estão recolocando o mercado imobiliário nos trilhos do crescimento. Para o presidente da ABMI, 2020 tem tudo para consolidar esse ambiente. “Que venha 2020! Há muito por fazer e desbravar. Sempre, porém, mantendo o foco nas inovações e no aprimoramento constante”, adverte.
 
Confira a seguir os principais destaques da ABMI durante 2019:
 

JANEIRO

 

Juros para classe média e futuro

Em entrevista ao jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, no dia 11/1, o presidente da ABMI, Fernando Gonçalves criticou declarações do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, sobre aumento de juros na compra de imóvel para a classe média, e teceu considerações sobre o futuro do mercado imobiliário no ano que se iniciava.

 

2019: ideal para comprar imóveis?

Em reportagem postada em 15/1 no site da revista Exame, o presidente da ABMI, Fernando Gonçalves, uma das fontes nacionais ouvidas, falou sobre sua esperança de retomada para o mercado imobiliário. Segundo a reportagem, se o otimismo com a economia virasse realidade, 2019 ia ser o ano ideal para a compra de imóveis. Em boa parte, para o mercado imobiliário, essa expectativa parece ter sido correspondida.

 

MARÇO

 

ABMI conectando pessoas em Maringá

Sob o lema “ABMI conectando pessoas”, a cidade de Maringá, no Paraná, sediou entre 20 e 23/3, no auditório do hotel Deville Business, o 71º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário.

A empresa anfitriã foi a Pedro Granado Imóveis, que em 2019 completou 20 anos de atuação e recebia pela primeira vez um encontro da associação.

Além de case sobre empresa anfitriã, o 71º Encontro ABMI reuniu palestras e apresentações de Karel Luketic (XP Investimentos), Rubens Carmo Elias Filho (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo – Aaabic), Leandro Teles (TelesCorp Group), Sandro Magaldi (Meusucesso.com), Rubens Neinstein (BlockMaster Brasil), Fernanda Ogeda (Ogeda Assessoria em Desenvolvimento de Lideranças) e Jefferson Nogarolli (Companhia Sul Americana de Distribuição/CSD).

Três novos associados foram apresentados na ocasião: Imobiliária França (Jacareí/SP), Continental (Dourados/MS) e Franciosi Imóveis (Itapetininga/SP).

Confira imagens

 

MAIO

 

Selo comemorativo ABMI 20 anos

Em 8/5, Dia do Profissional de Marketing, a ABMI foi reverenciada pela Concreto Imóveis, associada em Bauru (SP) com postagem em suas redes sociais.  A equipe de marketing da imobiliária, que foi a grande vencedora do concurso que escolheu em 2018 o selo comemorativo referente aos 20 anos da ABMI, relembrou o feito que resultou na conquista de um troféu.

 

JUNHO

 

Às margens do Lago Manso, o 72º Encontro

O local escolhido para 72º Encontro ABMI em Cuiabá (MT) não poderia ser melhor, para uma entidade cuja filosofia prega entre outros conceitos o ‘netlove’, como base para o relacionamento entre associados:  o Malai Manso Resort, um dos mais completos resorts do Brasil situado às margens do Lago do Manso, na mística Chapada dos Guimarães (MT).

O 72º Encontro ABMI, que teve como anfitriã a empresa Rosa Imóveis, reuniu associados de todo o Brasil nos dias 13 e 14/6, tendo como como foco o benchmarking e palestras com grandes nomes do mercado.

Entre outras atrações, marcaram presença José Salibi Neto, coautor do livro ‘Gestão do Amanhã’, que falou sobre Gestão, Inovação e Liderança para se vencer na 4ª Revolução Industrial, e a doutoranda em competitividade e mestre em inovação Solange Mata Machado, que mostrou os avanços da neurociência.

Destaque ainda para workshop sobre a nova lei de proteção de informações e pautas jurídicas e um bate-papo sobre as imobiliárias digitais, bem como o lançamento do primeiro anuário da entidade e a proposta de criação de um portal imobiliário integrado para as associadas.

Ceu Lar Imóveis, de Belo Horizonte (MG), Sefrin Negócios Imobiliários, de Rondônia (RO) e Max IMóveis, de Itajaí (SC) foram as empresas apresentadas como novos associados da ABMI.

Confira imagens

 

SETEMBRO

 

Rumos da ABMI em discussão

Em reunião realizada dia 6/8, em Florianópolis (SC), a diretoria da ABMI buscou refletir sobre o real propósito da entidade, seu posicionamento estratégico e ações diante de um mundo que passa por profundas e rápidas transformações, com efeitos em todos os segmentos, em especial no mercado imobiliário.

Segundo o presidente da entidade, Fernando Gonçalves dos Reis, a proposta da reunião foi avaliar o momento e definir o posicionamento da ABMI, considerando-se basicamente três pilares: inovação, negócios e parcerias, relacionamento e representatividade.

A ideia, de acordo com o que se discutiu na reunião, é manter e preservar aquilo que tem sido um dos pontos de sustentação da entidade nos últimos anos, que é a união e o bom relacionamento, que, entre os associados, é carinhosamente chamado de ‘netlove’.

Contato, amizade, troca de informações e benchmarking devem continuar permeando as ações da ABMI, de forma a gerar conteúdo, informação e conhecimento para os associados, mas buscando-se também que a entidade seja protagonista, levando soluções às empresas que a integram.

 

Aperitivo para encontro em Curitiba

No Conecta Imobi, evento realizado dias 24 e 25/9, em São Paulo, com 80 palestrantes e público de 6 mil pessoas, associados da ABMI se destacaram não só pelo número, mas também por terem compartilhado experiências de suas empresas em alguns dos painéis programados para o grandioso evento. Tal participação, segundo frisou na ocasião o presidente da ABMI, Fernando Gonçalves, permitia antever que o 73º Encontro, em Curitiba teria o mais amplo sucesso, o que de fato aconteceu.

 

OUTUBRO

 

Bancos correm atrás do mercado imobiliário

Em reportagem do jornal digital Gazeta do Povo, de Curitiba, postada no primeiro dia do 73º Encontro, 23/10, o presidente da ABMI, Fernando Gonçalves, falou sobre o momento de transformação que vivemos e destacou que a nova economia “veio para ficar e isso vai ter impactos no mercado imobiliário”. Para realizar as mudanças que o setor precisará realizar, Gonçalves  apontou a necessidade de investimentos em tecnologia, que tornem menos burocráticos os processos de compra e locação de imóveis. Citando números alentadores vividos pelo mercado, a reportagem destacava que estava se iniciando uma lógica reversa, onde os bancos passaram a procurar o incorporador imobiliário.

 

73º Encontro fecha ano em grande estilo

Palestras, debates e apresentações em torno de tecnologia e inovação foram, como estava previsto, a tônica da programação do 73º Encontro ABMI, que aconteceu de 23 a 25/10, em Curitiba.

O evento, na avaliação de Fernando Gonçalves, presidente da ABMI, fez jus ao momento atual do mercado imobiliário, que está passando por grandes transformações.

Foram três dias intensos de informação e networking, a começar pela tarde do dia 23/10, quando dezenas de associados se encantaram com visitas a instalações da Apolar Imóveis, a empresa anfitriã do evento, que, aproveitou a oportunidade para comemorar 50 anos de existência.

No dia 24/10, no Hotel Grand Rayon, o primeiro dia de palestras e painéis começou com as boas-vindas do presidente da ABMI, Fernando Gonçalves, e do diretor da Apolar, Daniel José Galiano, seguido de um case de sucesso da empresa: “Imobiliária tradicional com diferencial tecnológico – Startups”.

Antes da palestra de Guilherme Piratello, chefe de Gabinete do vice-governador paranaense, Darci Piana,  que participou da abertura do encontro representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, a ABMI efetuou a entrega de troféu o Troféu Destaque Imobiliário, criado no ano passado, a dois ex-presidentes da entidade: Ingo Voelcker, de Porto Alegre (RS) e Joaquim Ribeiro, de São José do Rio Preto (SP).

Durante dois dias, em meio a painéis instigantes, aconteceram as aplaudidíssimas palestras de Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, CEO do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e sócia-proprietária do jornal Gazeta do Povo, de João Kepler, considerado um dos conferencistas mais sintonizados com inovação e investimentos em startups no Brasil, e do neurotrainer Felipe Borba, especialista em Neuromarketing,

A comemoração pelos 50 anos da Apolar teve lugar no Museu Oscar Niemeyer, tradicional espaço de arte da capital paranaense, também conhecido como Museu do Olho ou MON.  Ali os participantes do encontro foram presentados com um espetáculo de balé, e, em meio a um coquetel, puderam ouvir de integrantes da família Galiano depoimentos inspiradores sobre a história da Apolar Imóveis.

Confira imagens

 

74º Encontro ABMI e novo presidente

O convite para o a 74ª edição do evento, em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 11, 12 e 13 de março de 2020, marcou o encerramento  do 73º Encontro ABMI, no início da noite de 25/10, em Curitiba.

Depois de um vídeo sobre a Paraíba e João Pessoa, a terceira capital mais  antiga do país, Paulino Teixeira de Carvalho, reforçou o convite em nome da empresa anfitriã, a Teixeira de Carvalho.

Falaram também o atual presidente da ABMI, Fernando Gonçalves, e Márcio Schneider, atual vice, que deverá assumir a presidência da entidade no 74º Encontro ABMI.

 

NOVEMBRO

 

Mercado se prepara para Economia 4.0

Em meio às várias matérias na mídia repercutindo o 73º Encontro, em Curitiba, destaque para a postagem de 3/11, do Correio Popular, de Campinas (SP), que ressaltou comentário do presidente da ABMI, Fernando Gonçalves, para quem o evento veio ao encontro dos anseios do mercado, que se prepara a passos largos para a chamada Economia 4.0.

 

Galeria de fotos

Márcio Schneider (esq.) assume no 74º Encontro
74º Encontro - Paulino de Carvalho
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Encontro Curitiba
Outubro - Curitiba - Troféus
Outubro - Curitiba - Troféus
Outubro - Curitiba - Visitas
Outubro - Curitiba - Visitas
Outubro - Encontro Curitiba
Setembro - Conecta Imobi
Setembro - Conecta Imobi
Setembro - Conecta Imobi
Setembro - Conecta Imobi
Setembro - Conecta Imobi
Junho - Encontro Cuiabá
Junho - Encontro Cuiabá
Junho - Encontro Cuiabá
Junho - Encontro Cuiabá
Junho - Encontro Cuiabá
Junho - Encontro Cuiabá
Maio - selo ABMI 20 anos
Março - Encontro Maringá
Março - Encontro Maringá
Março - Encontro Maringá
Março - Encontro Maringá
Junho - Encontro Cuiabá
Maio - selo ABMI 20 anos