Encontro debaterá proteção de dados

Palestrante Rubens 800.jpg

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vai entrar em vigor em agosto deste ano, será o tema da palestra do advogado Rubens Carmo Elias Filho, atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), no 74º Encontro ABMI, que acontece de 11 a 14 de março de 2020, no LS Hotel, em João Pessoa (PB).
Para Elias Filho, que já foi presidente da Aabic, debater os diversos aspectos da LGPD é importante para os mais diversos setores da economia, entre os quais o mercado imobiliário.
“Existe um movimento de extrema relevância voltado à preservação da vida privada (intimidade e privacidade), na medida em que os dados (big data) têm sido utilizados de forma geral pelas companhias, produzindo fortunas com a exploração de informações das pessoas que, muitas vezes, nem mesmo compreendem que têm sido objeto de pesquisas, venda de dados etc. Os dados compõem o novo petróleo, logo, por uma questão ética, é necessário regular a forma de sua utilização, seguindo a tendência europeia”.
 
Manter o que é essencial – O impacto da LGPD na atividade imobiliária, segundo o presidente do Conselho Deliberativo da Aabic, tem a ver com o tratamento dos dados, o fluxo de informações, a proteção para se evitar o risco de divulgação indevida é altamente importante. “A própria manutenção apenas dos dados que sejam essenciais para o exercício da atividade é um importante objetivo e desafio. Afinal, o objeto social das empresas é a atividade imobiliária e não a exploração de dados”.
Para Elias Filho, “existe a necessidade de se criar a cultura de conformidade, no âmbito do tratamento de dados. Além disso, há as adequações tecnológicas, o mapeamento dos dados e seu fluxo dentro das empresas, para conferir o tratamento adequado, com a eliminação dos dados desnecessários, por exemplo. É importante observar que também os documentos físicos e não apenas os digitais precisam ser objeto de proteção e adequação”
 
“Risco reputacional” – Por conta disso, de acordo com ele, as entidades, como a ABMI,  “precisam não apenas se adequar para a LGPD, mas igualmente orientar seus associados e representados, com palestras, circulares, vídeos, entre outros meios, valendo lembrar que esse procedimento deverá ser adotado em caráter ordinário e constante”.
“Estamos falando de uma jornada de adequação à LGPD, indo do mapeamento, diagnóstico até a execução das tarefas que envolvem as mais variadas áreas das empresas e entidades, envolvendo sistemas, equipamentos, pessoas, fornecedores, clientes e todos os stakeholders de relacionamento empresarial”, complementa, advertindo que se trata de “um processo de constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, e o mais importante é começar e buscar prevenir exposições desnecessárias de dados. Para tanto é preciso conhecer as vulnerabilidades de modo a prevenir tudo que for possível prever. Existe o risco financeiro (multas e indenizações), mas, pior ainda, pode ser risco reputacional”, orienta.
 
Atrações já definidas  –  O 74º Encontro, que reunirá representantes das mais destacadas imobiliárias do país, além da posse da nova diretoria da entidade, que passará a ser presidida por Márcio Schneider, da Apsa, empresa sediada no Rio de Janeiro (RJ), será marcado pelo festejo do jubileu de prata da associada anfitriã do evento, a Teixeira de Carvalho Empreendimentos, idealizada pelos irmãos Paulino Teixeira de Carvalho Filho e Giovana Teixeira de Carvalho.
 
Confira a programação e as atrações do 74º Encontro ABMI:
 
10 de março (terça-feira)
Jantar – Restaurante Tratoria
 
11 de março (quarta-feira)
09h00 - Visita à Teixeira de Carvalho
14h00 - Visita à Teixeira de Carvalho
(OBS: AGENDAR HORÁRIO COM A NIELLE 83 98669-4953)
16h00 - Reunião de Diretoria (Hotel LS)
20h00 -  Jantar - Opções: Restaurante IPON ou Parque Gastronômico da Villa Gourmet
 
12 de março (quinta-feira)
09h00 - Abertura - Boas-vindas do Presidente
09h30 - Apresentação “Case” Teixeira de Carvalho
11h00 - Palestra: Turismo e Desenvolvimento - Gustavo Feliciano, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba
12h00 - Almoço (no hotel LS)
14h30 - Assembleia ABMI - Apresentação da Nova Diretoria / Apresentação da Proposta de Gestão/ Eleição / Estatuto
15h30 - Palestra: Atividades na Frente Parlamentar do Mercado imobiliário, com o deputado Federal Laércio Oliveira
16h30 - Palestra: LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) - Rubens Elias Filho, presidente do Conselho Consultivo da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo)
19h00 – Coquetel Posse da Nova Diretoria Biênio 2020/2022 - Salão Nobre do LS Hotel
 
13 de março (sexta-feira)
09h00 - Abertura
09h15 - Apresentação das Novas Associadas: Imobiliária Santa Maria (Chapecó-SC) - Marcio Raposo Imóveis (Maceió-AL)
10h30 - Palestra: “Customer Experience: dicas de atendimento que farão sua imobiliária encantar os clientes em 2020” - Rodrigo Werneck (Saiba mais)
12h30 - Almoço (no hotel LS)
15h00 - Credpago - O que uma PROPTECH pode fazer pelo Mercado Imobiliário?
15h30 - Bate-papo - Apresentação das novas tecnologias: Oliver, Liva, Portal ABMI, R2, OPS
17h00 - Mesa de boteco: “O impacto das Locações ‘Shortstay’ por aplicativo, na produção e venda de empreendimentos imobiliários”. Mediador: Marcos Alcauza
18h30 - Convite para o 75º Encontro ABMI, no Rio de Janeiro 
19h00 - Encerramento
20h30 - Jantar – Restaurante Gulliver
 
14 de março (sábado)
Passeio Catamarã - Areias Vermelhas - Piscinas naturais - Pôr do Sol
 
TOME NOTA
74º Encontro Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI)
De 11 a 14 de março de 2020, LS Hotel, Avenida Ingá, 92, Manaíra, João Pessoa (PB)
O evento é restrito a associados e convidados
Informações à imprensa e agendamento de entrevistas, entrar em contato com o jornalista Antonio Marcos Soldera (imprensa@abmi.org.br –  amsoldera@gmail.com – (11) 98131-8243 – WhatsApp)