O 87º Encontro da ABMI aconteceu na turística e encantadora cidade de Gramado (RS), nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com novidades no formato e conteúdo focado em inovações e boas práticas no mercado de imóveis.

“Pise no Gramado: preparando o futuro imobiliário” foi o slogan que reuniu na mágica estância imobiliárias de todo país, para debater inteligência artificial, locação, vendas, marketing e outros temas relevantes ao setor.

Pela primeira vez na história dos Encontros da ABMI, o evento teve duas empresas anfitriãs: a Justo Imóveis e Negócios, de São Leopoldo, e a Imobiliária Muck, de Canoas, dois municípios que integram a região da Grande Porto Alegre (RS).

O local de realização do evento, como normalmente ocorre nos Encontros da ABMI, desta feita não foi a cidade-sede da associada anfitriã. Outra mudança diz respeito à quarta-feira (25/10/23), o primeiro dia do evento, que costumeiramente é marcado pela visitação dos associados presentes à sede da empresa anfitriã.

Evento aguardado desde 2020

Para este dia, já com associados previamente inscritos, foi realizada uma visita, em Porto Alegre, ao Instituto Caldeira, espaço destinado a atividades que envolvam inovação e nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa e tecnologia. A visita ao Instituto incluiu o Tijolo Hub, um hub voltado à busca de inovações para o setor imobiliário e a construção civil.

Anfitrião do evento ao lado de Vicente Penter, CEO da Imobiliária Muck, Gustavo Justo, diretor da Justo Imóveis e Negócios, destacou a expectativa que envolveu o evento:

“A gente vinha aguardando fazer esse evento desde outubro de 2020. Aí veio a pandemia, nós tivemos que adiar. Então, estávamos há três anos já com essa expectativa, a Justo e a Muck, tanto eu quanto o Vicente Penter, os anfitriões. Pensamos muito sobre formatos diferentes. Programamos uma visita técnica ao Instituto Caldeira na quarta-feira antes do evento, para mostrar algo diferente do Rio Grande do Sul, algo que transformou a cidade de Porto Alegre, um instituto de inovação, onde há um hub de mercado imobiliário”, comemora Justo, destacando o porquê da escolha de Gramado para hospedar os associados e sediar a parte de conteúdo do evento.

“Escolhemos Gramado por ser uma cidade turística e numa época em que acontece a primeira semana do Natal Luz. Optamos por pegar um hotel muito aconchegante, para as famílias dos associados aproveitarem a Serra Gaúcha. Quanto ao conteúdo, buscamos inovar tanto em formato do evento quanto em conteúdo, preparando com muito carinho palestras e painéis que discutiram assuntos que ajudam a aprimorar ainda mais a atuação das empresas associadas”, complementa Gustavo Justo.

Dois dias do melhor conteúdo

Na quinta-feira (26/10/23), no Hotel Alpestre, em Gramado, após as saudações do presidente da ABMI, Ricardo Abreu, e dos dirigentes das associadas anfitriãs, a primeira atração do dia, com início previsto para as 10h, foi uma entrevista com Ike Koetz, secretário local de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais.

Ike Koetz

Conduzida por Bruno Anicet Bittencourt, head de Inovação da Imobiliária Muck, a entrevista teve o intuito de mostrar Gramado como um “hub de inovação e desenvolvimento”, uma referência nacional não só no aspecto turístico como também na busca de diversificação da matriz econômica.

Bruno Anicet Bittencourt

Outra atração da manhã de quinta-feira foi a apresentação do case “Melnick: espaços de convivência”, em palestra que reuniu Felipe Melnick, acionista e diretor comercial, e Thais Fontes, gestora de Marketing, da empresa gaúcha líder no mercado de construção civil no sul do país.

Felipe Melnick

Com mais de 50 anos de atuação no mercado de incorporação e construção, a empresa de Porto Alegre tem inovado ao fazer com que espaços que seriam apenas canteiros de obra sejam urbanizados, com propostas esportivas e gastronômicas, trazendo mais bem-estar para a população do bairro onde está sendo realizado o empreendimento.

Thais Fontes

O gerenciamento de imóveis prontos foi o assunto do painel que abriu a tarde de conteúdos da quinta-feira. Mediado por Gustavo Justo, diretor da empresa anfitriã de São Leopoldo, a Justo Imóveis e Negócios, o painel foi integrado pelos dirigentes de associadas da ABMI que atuam na capital paulista e na Grande São Paulo.

Nilson Aparecido Ferreira, formado em Administração de Empresas, corretor de imóveis desde 1987, o CEO do Grupo Guaíra, de São Bernardo do Campo (SP), que atua em vendas e locação com quatro agências: duas naquela cidade do ABC paulista, uma na vizinha Santo André e outra na Vila Mariana, em São Paulo.

Nilson Ferreira

Luiz Carlos Kechichian, também painelista, corretor de imóveis e bacharel em Direito, CEO do Grupo Mirantte, de São Paulo (SP), que está no mercado desde 1985 e tem atuação na Flórida (EUA) e em Portugal. A empresa trabalha com vendas, locação e administração de imóveis. imóveis usados, lançamentos e fundos de comércio.

Luiz Carlos Kechichian

Outro destaque da quinta-feira, com início previsto para as 16h50, foi a palestra “A nova onda da inteligência artificial”. O tema, que está mundialmente no topo das discussões, foi destrinchado por Alex Winetzki, fundador e CEO da empresa de inteligência artificial Woopi.

Responsável pelo que é considerado o maior time de pesquisa em inteligência artificial da América Latina, Alex, que é também diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Stefanini Group, é especialista em demonstrar, de maneira que todos compreendam, os conceitos complexos da IA e o impacto real dessa tecnologia na vida das pessoas e organizações. Só em 2023 ele proferiu mais de 50 palestras sobre o assunto. (Confira entrevista com Alex)

Diego Rauber

Na sexta-feira (27/10/23), uma das atrações da manhã (11h15) foi o painel “De gestor imobiliário a incorporador”, que, com a mediação do consultor da ABMI Daniel Claudino, reuniu pratas da casa para mostrar como ocorre essa trajetória.

Evandro Luis Fhynbeen, diretor da Simão Imóveis, associada da ABMI em Erechim (RS), e da Masif Incorporações, e Diego Rauber, sócio da Max Imóveis representante da entidade em Itajaí (SC), com atuação também no Balneário Camboriú, Navegantes e região, e fundador da Max Realiza, incorporadora especializada em alto padrão, foram os integrantes do painel.

Evandro Luis Fhynbeen

Outro destaque da sexta, às 14h30, foi o painel “Tecnologia embarcada na gestão Imobiliária”, que teve mediação de Vicente Penter, um dos anfitriões do 87º Encontro, e diretor de Tecnologia da ABMI.

Rafael Wolkmer

Ela reuniu três especialistas na área, com atuação em TI de empresas associadas à ABMI. Foram eles Rafael Wolkmer, com experiência de 29 anos em Tecnologia da Informação, gerente executivo de TI da Auxiliadora Predial, de Porto Alegre; Paloma Arce, 22 anos, técnica em Informática e graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que, entre outras empresas, presta serviços à a Imobiliária Muck, de Canoas (RS), e a Justo Imóveis e Negócios, de São Leopoldo (RS); e Eduardo B. Kickhöfel, analista de sistemas com 30 anos de carreira, com atuação na área de TI junto à Imobiliária Fuhro Souto, de Pelotas (RS).

Paloma Arce

“Gestão de pessoas com foco em locação”, às 16h20, mediado por Adriana Magalhães, da CéuLar Netimóveis, de Belo Horizonte (MG), e diretora de Eventos da ABMI, foi outra atração do 87º Encontro que reuniu pratas da casa.

Eduardo B. Kickhöfel

Dele participaram Thiago Formolo Dalla Vecchia (Prolar Imóveis, Caxias do Sul-RS), com formação em Ciências Imobiliárias e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, que, entre outras iniciativas, em 2012 começou um percurso acadêmico no exterior, onde concluiu o bacharelado em Antropologia, Religiões e Culturas Orientais e o mestrado em História do Orientem pela Universidade de Bologna (IT); e Aline Silva, gerente de Operações na Justo Imóveis, que tem 17 anos de mercado imobiliário, a maior parte deste período trabalhando com gestão de pessoas, além de ter atuado em diversas frentes que lhe trouxeram conhecimento nas rotinas do dia a dia do mercado de locação de imóveis.

Thiago Formolo Dalla Vecchia
Aline Silva

Conheça as associadas anfitriãs

O sobrenome Justo está no mercado de São Leopoldo (RS) desde 1971, quando Carlos Justo, pai de Gustavo Justo, atual diretor da Justo Imóveis e Negócios, criou a Imobiliária Justo.

Em 2005 a empresa transformou-se na Justo Imóveis e Negócios, tendo início, segundo Gustavo Justo, o processo de se colocar no mercado local e regional um conceito diferente, pensado para as pessoas.

Gustavo Justo

“O nosso foco sempre foi pessoas internas e externas. A gente sempre teve uma veia de inovação, faz parte do nosso DNA procurar fazer o diferente, estudar para que  as coisas aconteçam  de um modo que não está aparecendo no mercado. Isso nos fez consolidar a marca e fincar uma bandeira muito importante na cidade de São Leopoldo”, afirma Gustavo, que é o diretor comercial da ABMI, entidade à qual a Justo está associada desde 2014.

Desde 1980, a Imobiliária Muck tem destacada presença no mercado imobiliário de Canoas (RS), atuando na intermediação de vendas, locações e administração condominial. A empresa tem a marca mais lembrada no segmento Imobiliárias nos últimos 20 anos na cidade de Canoas.

Vicente Penter

Em 2000, a marca Imobiliária Muck mudou de comando. Hoje a empresa tem como diretor Vicente Penter, que também integra a atual diretoria da ABMI, como responsável pela área de Tecnologia.

Aliás, tecnologia e inovação sempre foram pontos fortes na trajetória da Imobiliária Muck, que vem se reinventando e acelerou de maneira significativa sua transformação digital com foco em resultado e na melhoria da experiência de seus clientes.

“Cada vez mais a Imobiliária Muck aposta em inovação, cultura organizacional, tecnologia e melhoria de processos, para levar a melhor experiência possível aos nossos clientes”, afirma Vicente Penter.

Confira imagens do evento que empolgou e emocionou os associados da ABMI em Gramado (RS):

Presidente da ABMI, Ricardo Abreu, e os anfitriões do 87° Encontro: Vicente Penter e Gustavo Justo
Painel onde Nilson Ferreira e Luiz Carlos Kechichian debateram o gerenciamento de imóveis novos
Tecnologia embarcada na gestão imobiliária, outro painel muito aplaudido no 87º Encontro da ABMI
Gestão de pessoas com foco em locação foi outro painel que reuniu pratas da casa e empolgou os presentes
Momentos finais do 87º Encontro da ABMi, em Gramado
Visita ao Tijolo Hub, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS)

Comments (2)

  1. Eduardo Branco Kickhofel
    21 de outubro de 2023

    Com certeza será mais um grande evento e num lugar excepcional!

  2. Marcelo Faria Brognoli
    24 de outubro de 2023

    Excelente grade programática, conduzida por pessoas de alta experiência e profissionalismo, com certeza teremos mais um grande evento ABMI.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *