“As perspectivas são boas. Deveremos fechar 2022 com o segundo melhor resultado anual do mercado imobiliário dos últimos 10 anos. O primeiro aconteceu em 2021, quando, apesar de praticamente dois anos de pandemia, o mercado imobiliário atingiu um patamar histórico.”

A afirmação é do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, uma das atrações do 82º Encontro da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário), que acontece de 14 a 16 de setembro, em São José dos Campos, principal cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no Estado de São Paulo.

Segundo Petrucci, que é também vice-presidente de área da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a demanda por imóveis no país é enorme, embora a produção de unidades novas alcance somente de 500 mil a 600 mil por ano.

Mercado voando alto

Para realçar a importância do mercado imobiliário, o economista, que foi representante técnico, conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS de 2001 a 2011, lembra que “estatísticas de outros países dão conta de que a cada imóvel novo transacionado acontece de seis a sete transações no mercado secundário”.

Celso Petrucci: demanda é elevada, mas país produz somente de 500 mil a 600 mil imóveis novos por ano

Celso Petrucci apresentará dados sobre o mercado imobiliário no país e falará sobre as perspectivas do setor para 2023, em palestra com início para as 15h30 do dia 15/9.

Nos dias 15 e 16/9, em palestras, painéis e pitches, especialistas de alto nível vão compartilhar informações e conhecimentos com dirigentes e colaborares de empresas imobiliárias de ponta associadas à ABMI que estarão reunidos em São José dos Campos,  que é considerada a primeira cidade inteligente do Brasil, unindo experiências inovadoras do setor de imóveis às muitas receitas de futuro de um centro urbano dotado de um formidável parque tecnológico, que, entre outras joias, inclui a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mudo.

Não por acaso, sob o mote “ABMI voando alto”, o 82º Encontro, que terá como empresa anfitriã a associada da entidade em São José dos Campos, a Nova Freitas Imóveis, contará, na abertura, a partir das 9h de 15/9, com uma apresentação do prefeito Anderson Faria Ferreira, tratando do tema “Cidade Inteligente”, que falará após as boas-vindas do presidente da entidade, Ricardo Abreu.

Anderson Faria Ferreira, prefeito de SJC, fará apresentação sobre tema “Cidade inteligente”

Para Alfredo Freitas, que ao lado da irmã, Esther Freitas, comanda a imobiliária anfitriã do evento, empresa com mais de 70 anos de existência, o 82º Encontro propiciará uma enriquecedora troca de conhecimentos entre as associadas da ABMI e o modelo de cidade que poderão vislumbrar em São José dos Campos.

“Os visitantes poderão entender na palestra do prefeito como São José dos Campos conquistou essa posição de cidade inteligente e ver que o município está orientando outros centros urbanos, por meio de seu parque tecnológico, a buscar semelhantes posições e indicadores. Já existe uma série de convênios nesse sentido com cidades brasileiras, como, por exemplo, Pindamonhangaba, município que integra a região”, diz Alfredo Freitas, que é diretor de Relações Institucionais da ABMI.

Frederico Marcondes César: oferta de imóveis cresceu 15% no primeiro semestre, em SJC

Pouco estoque, demanda elevada

Frederico Marcondes César, vice-presidente do Interior do Secovi-SP, que participará de um painel que discutirá a retomada do segmento de escritórios e o mercado de logística, acredita que o 82º Encontro da ABMI acontece numa cidade que reflete de maneira fiel o que vai pelo interior paulista no setor imobiliário.

Destacando que São José dos Campos tem um crescimento populacional em torno de 1,7%, estando hoje com cerca de 730 mil habitantes, Frederico informa que pesquisas trimestrais feitas pelo Secovi-SP em conjunto com a Brain, empresa de inteligência de mercado, mostram que o segmento de imóveis na cidade teve um incremento de oferta da ordem de 15% no primeiro semestre do ano, comparativamente ao semestre anterior.

Adriano Sartori fará apresentação sobre retomada de escritórios e mercado de logística

Tal como o registrado no Estado, segundo Frederico, os levantamentos apontam para uma sensível redução de estoque, que pode até levar a um hiato no setor.

“O estoque aqui de São José dos Campos é de 2.800 unidades, em todos os tíquetes. A média histórica da cidade é de venda mensal na ordem de 320 unidades. Então seguramente seguimos a média estadual. Ou seja, seguramente temos estoque para 8 meses a 10 meses em São José dos Campos”, afirma Frederico.

Deputado federal Eduardo Cury participará de painel sobre legislação e mercado imobiliário

Ao lado de Frederico, em painel mediado pelo anfitrião do evento, Alfredo Freitas, estará Adriano Sartori, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, executivo com mais de 27 anos de experiência no mercado imobiliário, que gerencia a CBRE (Richard Ellis) no Brasil, considerada a maior empresa do mundo na área de galpões logísticos e prédios comerciais. No painel, que começa às 10h50 do dia 15/9, Sartori falará, entre outros pontos, sobre galpões na cidade São Paulo e num raio de 30, 60 e 100 quilômetros da capital.

Jaques Bushatsky participa também de painel que tratará de legislação que envolve o mercado

Outra atração confirmada para o dia 15/9 será um outro painel também com mediação de Alfredo Freitas, reunindo o deputado federal Eduardo Cury, e o advogado Jaques Bushatsky, que tratarão de atualizações de projetos de lei e proposições relacionados ao mercado imobiliário que tramitam no Congresso.

Já no dia 16/9, a jornada de conteúdo começa às 9h15, com uma palestra de Rafael Aquino. Engenheiro-mecânico e mestre em Finanças, Rafael possui 20 anos de experiência e já atuou como diretor da IN3 Inteligência de Mercado e na Epar. Ele falará sobre sua especialidade: ou seja: “gestão orientada a dados no mercado imobiliário”.

Rafael Aquino fará palestra sobre “gestão orientada a dados no mercado imobiliário”

Outro destaque confirmado para o dia 16/9 tem início previsto para às 11h47. É o painel “ABMI e dia a dia jurídico”, que reúne a advogada Andrea Brognoli e o corretor de imóveis Diego Henrique Gama.

Diretora jurídica da Brognoli Negócios Imobiliários, associada da ABMI em Florianópolis (SC), Andrea, que manteve um escritório de advocacia por mais de 20 anos, é quem, entre outras atribuições, coordena o grupo de WhatsApp, que reúne advogados de todo o país num permanente fórum de discussões sobre o que acontece área jurídica das mais de 50 imobiliárias representantes da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário em todas as regiões do País.

Andrea Brognoli integra painel que analisará o dia a dia jurídico nas empresas imobiliárias

Para os associados o 82º Encontro começa já no dia 14/9 com visitas às instalações da Nova Freitas, a empresa-anfitriã do evento. Desta feita, haverá também visitação a um empreendimento local da Construtora Patriani.

ABMI: modernidade e inovação

Desde sua fundação, há mais de 20 anos, a ABMI sempre realizou em média três encontros presenciais por ano, só interrompidos momentaneamente por conta da pandemia. Como de costume, o evento em São José dos Campos, além de palestras e painéis envolvendo renomados especialistas, terá entre suas atrações a apresentação de cases e debates envolvendo dirigentes e colaboradores das empresas associadas, numa intensa troca de experiências.

Presidida atualmente por Ricardo Abreu, da Abreu Imóveis, de Natal (RN), eleito para a gestão 2022/2024, a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário tem uma história marcada pela inovação e pela modernidade. Reúne mais de 50 empresas, selecionadas pela qualidade de seus processos e boas práticas, por seus posicionamentos nos mercados em que atuam, pela diversidade de seus produtos e pelas políticas de inovação. Como uma associação “fora da curva”, a ABMI já nasceu digital e moderna. Assim, embora esteja presente em todas as regiões do país, não possui uma sede física.

Espalhadas por cerca de 100 municípios, tais empresas atendem 1,1 milhão de brasileiros, gerando um Valor Geral de Vendas (VGV) em torno de R$ 5,6 bilhões e, em termos de aluguéis recebidos (VGL), mais de R$ 172 milhões.

Em termos de mercado de trabalho, as empresas associadas à ABMI geram cerca de 9 mil empregos, entre corretores de imóveis e colaboradores celetistas.

Confira nas tabelas abaixo a íntegra da programação de conteúdo do 82º Encontro da ABMI, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro no Colinas Shopping-Green Tower, São José dos Campos, sempre a partir das 9h.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *