O 87º Encontro da ABMI aconteceu na turística e encantadora cidade de Gramado (RS), nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com novidades no formato e conteúdo focado em inovações e boas práticas no mercado de imóveis.
“Pise no Gramado: preparando o futuro imobiliário” foi o slogan que reuniu na mágica estância imobiliárias de todo país, para debater inteligência artificial, locação, vendas, marketing e outros temas relevantes ao setor.
Pela primeira vez na história dos Encontros da ABMI, o evento teve duas empresas anfitriãs: a Justo Imóveis e Negócios, de São Leopoldo, e a Imobiliária Muck, de Canoas, dois municípios que integram a região da Grande Porto Alegre (RS).
O local de realização do evento, como normalmente ocorre nos Encontros da ABMI, desta feita não foi a cidade-sede da associada anfitriã. Outra mudança diz respeito à quarta-feira (25/10/23), o primeiro dia do evento, que costumeiramente é marcado pela visitação dos associados presentes à sede da empresa anfitriã.
Evento aguardado desde 2020
Para este dia, já com associados previamente inscritos, foi realizada uma visita, em Porto Alegre, ao Instituto Caldeira, espaço destinado a atividades que envolvam inovação e nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa e tecnologia. A visita ao Instituto incluiu o Tijolo Hub, um hub voltado à busca de inovações para o setor imobiliário e a construção civil.
Anfitrião do evento ao lado de Vicente Penter, CEO da Imobiliária Muck, Gustavo Justo, diretor da Justo Imóveis e Negócios, destacou a expectativa que envolveu o evento:
“A gente vinha aguardando fazer esse evento desde outubro de 2020. Aí veio a pandemia, nós tivemos que adiar. Então, estávamos há três anos já com essa expectativa, a Justo e a Muck, tanto eu quanto o Vicente Penter, os anfitriões. Pensamos muito sobre formatos diferentes. Programamos uma visita técnica ao Instituto Caldeira na quarta-feira antes do evento, para mostrar algo diferente do Rio Grande do Sul, algo que transformou a cidade de Porto Alegre, um instituto de inovação, onde há um hub de mercado imobiliário”, comemora Justo, destacando o porquê da escolha de Gramado para hospedar os associados e sediar a parte de conteúdo do evento.
“Escolhemos Gramado por ser uma cidade turística e numa época em que acontece a primeira semana do Natal Luz. Optamos por pegar um hotel muito aconchegante, para as famílias dos associados aproveitarem a Serra Gaúcha. Quanto ao conteúdo, buscamos inovar tanto em formato do evento quanto em conteúdo, preparando com muito carinho palestras e painéis que discutiram assuntos que ajudam a aprimorar ainda mais a atuação das empresas associadas”, complementa Gustavo Justo.
Dois dias do melhor conteúdo
Na quinta-feira (26/10/23), no Hotel Alpestre, em Gramado, após as saudações do presidente da ABMI, Ricardo Abreu, e dos dirigentes das associadas anfitriãs, a primeira atração do dia, com início previsto para as 10h, foi uma entrevista com Ike Koetz, secretário local de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais.
Conduzida por Bruno Anicet Bittencourt, head de Inovação da Imobiliária Muck, a entrevista teve o intuito de mostrar Gramado como um “hub de inovação e desenvolvimento”, uma referência nacional não só no aspecto turístico como também na busca de diversificação da matriz econômica.
Outra atração da manhã de quinta-feira foi a apresentação do case “Melnick: espaços de convivência”, em palestra que reuniu Felipe Melnick, acionista e diretor comercial, e Thais Fontes, gestora de Marketing, da empresa gaúcha líder no mercado de construção civil no sul do país.
Com mais de 50 anos de atuação no mercado de incorporação e construção, a empresa de Porto Alegre tem inovado ao fazer com que espaços que seriam apenas canteiros de obra sejam urbanizados, com propostas esportivas e gastronômicas, trazendo mais bem-estar para a população do bairro onde está sendo realizado o empreendimento.
O gerenciamento de imóveis prontos foi o assunto do painel que abriu a tarde de conteúdos da quinta-feira. Mediado por Gustavo Justo, diretor da empresa anfitriã de São Leopoldo, a Justo Imóveis e Negócios, o painel foi integrado pelos dirigentes de associadas da ABMI que atuam na capital paulista e na Grande São Paulo.
Nilson Aparecido Ferreira, formado em Administração de Empresas, corretor de imóveis desde 1987, o CEO do Grupo Guaíra, de São Bernardo do Campo (SP), que atua em vendas e locação com quatro agências: duas naquela cidade do ABC paulista, uma na vizinha Santo André e outra na Vila Mariana, em São Paulo.
Luiz Carlos Kechichian, também painelista, corretor de imóveis e bacharel em Direito, CEO do Grupo Mirantte, de São Paulo (SP), que está no mercado desde 1985 e tem atuação na Flórida (EUA) e em Portugal. A empresa trabalha com vendas, locação e administração de imóveis. imóveis usados, lançamentos e fundos de comércio.
Outro destaque da quinta-feira, com início previsto para as 16h50, foi a palestra “A nova onda da inteligência artificial”. O tema, que está mundialmente no topo das discussões, foi destrinchado por Alex Winetzki, fundador e CEO da empresa de inteligência artificial Woopi.
Responsável pelo que é considerado o maior time de pesquisa em inteligência artificial da América Latina, Alex, que é também diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Stefanini Group, é especialista em demonstrar, de maneira que todos compreendam, os conceitos complexos da IA e o impacto real dessa tecnologia na vida das pessoas e organizações. Só em 2023 ele proferiu mais de 50 palestras sobre o assunto. (Confira entrevista com Alex)
Na sexta-feira (27/10/23), uma das atrações da manhã (11h15) foi o painel “De gestor imobiliário a incorporador”, que, com a mediação do consultor da ABMI Daniel Claudino, reuniu pratas da casa para mostrar como ocorre essa trajetória.
Evandro Luis Fhynbeen, diretor da Simão Imóveis, associada da ABMI em Erechim (RS), e da Masif Incorporações, e Diego Rauber, sócio da Max Imóveis representante da entidade em Itajaí (SC), com atuação também no Balneário Camboriú, Navegantes e região, e fundador da Max Realiza, incorporadora especializada em alto padrão, foram os integrantes do painel.
Outro destaque da sexta, às 14h30, foi o painel “Tecnologia embarcada na gestão Imobiliária”, que teve mediação de Vicente Penter, um dos anfitriões do 87º Encontro, e diretor de Tecnologia da ABMI.
Ela reuniu três especialistas na área, com atuação em TI de empresas associadas à ABMI. Foram eles Rafael Wolkmer, com experiência de 29 anos em Tecnologia da Informação, gerente executivo de TI da Auxiliadora Predial, de Porto Alegre; Paloma Arce, 22 anos, técnica em Informática e graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que, entre outras empresas, presta serviços à a Imobiliária Muck, de Canoas (RS), e a Justo Imóveis e Negócios, de São Leopoldo (RS); e Eduardo B. Kickhöfel, analista de sistemas com 30 anos de carreira, com atuação na área de TI junto à Imobiliária Fuhro Souto, de Pelotas (RS).
“Gestão de pessoas com foco em locação”, às 16h20, mediado por Adriana Magalhães, da CéuLar Netimóveis, de Belo Horizonte (MG), e diretora de Eventos da ABMI, foi outra atração do 87º Encontro que reuniu pratas da casa.
Dele participaram Thiago Formolo Dalla Vecchia (Prolar Imóveis, Caxias do Sul-RS), com formação em Ciências Imobiliárias e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, que, entre outras iniciativas, em 2012 começou um percurso acadêmico no exterior, onde concluiu o bacharelado em Antropologia, Religiões e Culturas Orientais e o mestrado em História do Orientem pela Universidade de Bologna (IT); e Aline Silva, gerente de Operações na Justo Imóveis, que tem 17 anos de mercado imobiliário, a maior parte deste período trabalhando com gestão de pessoas, além de ter atuado em diversas frentes que lhe trouxeram conhecimento nas rotinas do dia a dia do mercado de locação de imóveis.
Conheça as associadas anfitriãs
O sobrenome Justo está no mercado de São Leopoldo (RS) desde 1971, quando Carlos Justo, pai de Gustavo Justo, atual diretor da Justo Imóveis e Negócios, criou a Imobiliária Justo.
Em 2005 a empresa transformou-se na Justo Imóveis e Negócios, tendo início, segundo Gustavo Justo, o processo de se colocar no mercado local e regional um conceito diferente, pensado para as pessoas.
“O nosso foco sempre foi pessoas internas e externas. A gente sempre teve uma veia de inovação, faz parte do nosso DNA procurar fazer o diferente, estudar para que as coisas aconteçam de um modo que não está aparecendo no mercado. Isso nos fez consolidar a marca e fincar uma bandeira muito importante na cidade de São Leopoldo”, afirma Gustavo, que é o diretor comercial da ABMI, entidade à qual a Justo está associada desde 2014.
Desde 1980, a Imobiliária Muck tem destacada presença no mercado imobiliário de Canoas (RS), atuando na intermediação de vendas, locações e administração condominial. A empresa tem a marca mais lembrada no segmento Imobiliárias nos últimos 20 anos na cidade de Canoas.
Em 2000, a marca Imobiliária Muck mudou de comando. Hoje a empresa tem como diretor Vicente Penter, que também integra a atual diretoria da ABMI, como responsável pela área de Tecnologia.
Aliás, tecnologia e inovação sempre foram pontos fortes na trajetória da Imobiliária Muck, que vem se reinventando e acelerou de maneira significativa sua transformação digital com foco em resultado e na melhoria da experiência de seus clientes.
“Cada vez mais a Imobiliária Muck aposta em inovação, cultura organizacional, tecnologia e melhoria de processos, para levar a melhor experiência possível aos nossos clientes”, afirma Vicente Penter.
Confira imagens do evento que empolgou e emocionou os associados da ABMI em Gramado (RS):
Eduardo Branco Kickhofel
21 de outubro de 2023Com certeza será mais um grande evento e num lugar excepcional!
Marcelo Faria Brognoli
24 de outubro de 2023Excelente grade programática, conduzida por pessoas de alta experiência e profissionalismo, com certeza teremos mais um grande evento ABMI.