Nos dias 1 e 2/4/25, Brasília (DF) e o Congresso Nacional foram palco do lançamento da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis (Agenda Parlamentar 2025), promovido pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). Representando a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário e seu presidente Alfredo Freitas, Tiago Borba, diretor de Relacionamento Norte/Centro/Nordeste no grupo de Diretorias Extraordinárias Estratégicas da ABMI, participou ativamente do evento, a convite do presidente do Creci do Mato Grosso, Claudecir Contreira.

A presença da ABMI no lançamento da Agenda Parlamentar dos Corretores de Imóveis, foi reforçada por Marcelo Brognoli, diretor-presidente do Grupo Brognoli, representante da Associação em Florianópolis, e presidente do Creci de Santa Catarina para a gestão 2025/2027.

Importância de subsidiar congressistas

Tiago Borba, que é diretor da Foco Empreendimentos, associada da entidade em Sorriso (MT), destacou a crescente relevância da ABMI entre os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Creci).

Marcelo Brognoli e Tiago Borba: ABMI marca presença no lançamento da Agenda Parlamentar 2025 dos corretores de imóveis

“A notoriedade fantástica e o respeito que a ABMI vem ganhando são impressionantes”, afirmou. Durante o evento, Tiago aproveitou para incluir demandas da Associação às reivindicações do Cofeci junto aos congressistas, reforçando o compromisso da ABMI com o setor imobiliário.

Na terça-feira, 1º de abril, Tiago entregou ao senador Wellington Fagundes (PL-MT) um documento da ABMI que pede o fim da sangria dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “O senador, representante do meu Estado, é um grande defensor do mercado imobiliário e manifestou inteiro apoio ao pleito da ABMI”, comemorou Tiago.

Tiago com o senador Wellington Fagundes (PL-MT): apoio total ao documento da ABMI que pede fim da sangria dos recursos do FGTS

O evento reuniu lideranças do setor e presidentes de Creci de todo o Brasil, culminando em um jantar na quarta-feira, 2 de abril, que contou com a presença de parlamentares e representantes do executivo. Durante o dia, Tiago entregou o documento da ABMI sobre FGTS a outros congressistas, como Rodrigo da Zaeli (PL-MT), Coronel Assis (União-MT) e Zé Trovão (PL-SC), obtendo apoio significativo.

Segundo Tiago, o jantar foi um sucesso, reunindo mais de uma centena de deputados e senadores. Ele destacou a importância de subsidiar os gabinetes dos congressistas com notas técnicas das demandas do setor imobiliário.

Tiago Borga com o deputado federal Rodrigo da Zaeli

“Há uma carência geral de informações técnicas, especialmente entre os deputados de esquerda, onde enfrentamos maior dificuldade de penetração. Esse é o nosso maior desafio”, concluiu.

Marcelo Brognoli, por sua vez, destacou a relevância do lançamento da Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis, documento que reúne os principais projetos de lei de interesse da categoria no Congresso Nacional.

Criminalização de atividade ilegal

Marcelo, que já presidiu a ABMI por duas gestões entre 2011 e 2016, enfatizou que o evento contou com a presença de toda a estrutura do sistema Cofeci, incluindo o presidente João Teodoro, os 27 presidentes de Creci, conselheiros federais e diretores.

Com o deputado federal Coronel Assis e Narciso Vites da Silva, diretor do Creci-MT

Ele destacou o esforço coletivo realizado para conscientizar os parlamentares sobre a importância dos projetos apresentados. “Cada presidente regional, acompanhado de sua diretoria, visitou os parlamentares de suas respectivas regiões, mobilizando e apresentando a Agenda Legislativa do Cofeci, que reúne projetos fundamentais para o mercado imobiliário e para a profissão de corretor de imóveis.”

Marcelo ressaltou que esta foi a 13ª edição da Agenda Legislativa, que tem ganhado relevância a cada ano. Entre os projetos destacados, um dos principais é a criminalização da atividade ilegal de corretores de imóveis, atualmente considerada apenas uma contravenção penal. Segundo ele, essa mudança é essencial para evitar os prejuízos que essa prática tem causado à sociedade, além de fortalecer a atuação do Creci no Judiciário.

Com o presidente do Cofeci, João Teodoro (3º da esq. para a dir.), e outros participantes do evento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *