
Italo Cardinali Filho, mais conhecido como “Italinho”, será homenageado como “Corretor de Imóveis do Ano”, “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade são-carlense”. CEO da Imobiliária Cardinali, associada da ABMI em São Carlos (SP), Italinho é uma das personalidades mais influentes do setor imobiliário no interior do Estado de São Paulo.
A homenagem acontece no plenário da Câmara Municipal de São Carlos, que na próxima quarta-feira (27/8/25), às 19 horas, realiza uma sessão solene em comemoração ao Dia dos Corretores de Imóveis, instituído pela Lei Municipal 17.658/2015. A cerimônia contará com transmissão ao vivo pelos canais de televisão e plataformas digitais da Câmara.
Aos 61 anos de idade, Italinho, que é coordenador da Comissão Extraordinária para Assuntos Parlamentares da ABMI, carrega em seu nome uma tradição familiar profundamente ligada ao desenvolvimento econômico e social de São Carlos.


Neto de Eugênio Cardinali, um italiano apaixonado por automóveis que iniciou sua trajetória comercial com revendas de carros e postos de gasolina, Italinho herdou o espírito empreendedor que marcou gerações.
Eugênio chegou a participar de corridas automobilísticas ao lado de nomes como o piloto Chico Landi (1907-1989), entre outros, e, movido por esse gosto por carros, contribuiu para a abertura da Serra de Corumbataí, na Rodovia Washington Luís.
Seu pai, Ítalo Cardinali, nascido em São Carlos em 1935, fundou em 1964 a Indústria Cardinali, especializada no processamento de plásticos e fabricação de tubos e conexões, chegando a empregar cerca de mil funcionários. Com o crescimento patrimonial da família, Ítalo decidiu abrir uma imobiliária inicialmente voltada à administração dos próprios imóveis. O lançamento do Jardim Cardinali, primeiro empreendimento da família marcou a fundação da Imobiliária Cardinali.
Desde jovem, Italinho demonstrou vocação para os negócios. Ainda na adolescência, auxiliava o pai na administração da indústria, onde aprendeu os fundamentos da gestão empresarial.
Buscando ampliar seus conhecimentos, mudou-se para São Paulo e formou-se em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos anos 1980. Após a graduação, retornou ao interior para atuar na empresa familiar Granoplast.
Nos anos 1990, assumiu a liderança da Imobiliária Cardinali e promoveu uma reestruturação estratégica, expandindo os serviços para administração e comercialização de imóveis de terceiros.
Para fortalecer o setor de vendas, convidou o experiente Pedro Roberto Rosa de Moraes para dirigir o departamento, consolidando a empresa como referência no mercado.
Com visão empreendedora e dedicação ao setor, Italinho transformou a Imobiliária Cardinali em uma das maiores da região. A empresa se destacou especialmente no segmento de lançamentos imobiliários, firmando parcerias com grandes construtoras e expandindo sua atuação para cidades como Araraquara, Ibaté, Campinas, Itirapina e Ribeirão Preto. Atualmente, a Cardinali conta com quatro unidades em São Carlos.
Reconhecido por seu profundo conhecimento do mercado imobiliário e por sua atuação em entidades e associações voltadas ao desenvolvimento da cidade, Italinho é um nome respeitado não apenas como empresário, mas como cidadão comprometido com o progresso de São Carlos.
A homenagem da Câmara Municipal, portanto, segundo seus colaborares na imobiliária e pessoas próximas, celebra não apenas sua trajetória profissional, mas também sua contribuição para o fortalecimento do setor imobiliário e o desenvolvimento urbano da cidade.
São Carlos, na região Centro-Leste do Estado, a cerca de 231 quilômetros da capital, é uma cidade com cerca de 265 mil habitantes e alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH 0,805), destacando-se como polo regional e referência em educação e tecnologia. Abriga duas das principais universidades do país — a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — que impulsionam a produção científica, atraem estudantes de todo o Brasil e fomentam a inovação.
A vocação econômica da cidade é fortemente voltada para a indústria de transformação, com destaque para os setores de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, veículos automotores, têxteis, produtos alimentícios e papel e celulose. Além disso, a agropecuária tem papel relevante, com produção expressiva de cana-de-açúcar, laranja, leite, ovos, soja e milho.
A cerimônia será conduzida pelo presidente da Ascori-São Carlos (Associação dos Corretores de Imóveis,Eduardo Lotumulo, e pelo delegado seccional do Creci-SP, Wenderçon Matheus Junior.
Após a solenidade, às 20h30, será realizado na Cardinali Matriz um coquetel comemorativo por adesão, cujo valor é de R$ 100,00 por pessoa, conforme convite abaixo.
