
Fonte: Estadão / Caderno Especial / Master Imobiliário 2025
30/9/25
O presidente da ABMI, Alfredo Freitas, participou na noite de 30/9/25, em São Paulo, da festa de entrega da 31ª edição do Prêmio Master Imobiliário, que teve como um dos grandes destaques o Parque Una São José dos Campos.
Trata-se de um gigantesco empreendimento da Idealiza Cidades, empresa que tem como sócio e cofundador Fabiano de Marco, que, com uma palestra sobre lançamentos, encerrará no melhor estilo, no dia 7/11, em Maceió (AL), o 98º Encontro da ABMI.

Localizado em São José dos Campos (SP), projeto, o projeto definido como uma cidade dentro de uma cidade, tem previsão de atingir R$ 11 bi em VGV até sua conclusão, em oito anos.
Com ele, a Idealiza conquistou dois prêmios no 31° Master Imobiliário: Soluções Urbanísticas, para o projeto, e de Marketing, com o “Livro Ilustrado, a Chave para o Valor Geral de Vendas (VGV) Recorde”. Com patrocínio do jornal Estadão, o evento é promoção da Fiabci Brasil (federação internacional das profissões imobiliárias) e do SecoviSP (sindicato da habitação).

O parque nasce em um terreno de 560 mil metros quadrados, no coração da zona urbana. Os 131 lotes residenciais e os 12 pontos de comércio lançados no final do ano passado foram 100% vendidos em 24 horas. Fabiano de Marco vai ter muito para contar no 98º Encontro da ABMI.
Confira em Clipping ABMI a reportagem sobre o empreendimento premiado com Master Imobiliário 2025.

BAIRRO PLANEJADO EM ÁREA CENTRAL, O PARQUE UNA, DEVERÁ RECEBER 40 TORRES
Localizado em São José dos Campos, projeto tem previsão de atingir R$ 11 bi em VGV até a conclusão, em oito anos
Por Sheila Faria
Uma cidade dentro de uma cidade. Assim será o Parque Una São José dos Campos, um bairro planejado completo e diferenciado, segundo a Idealiza Cidades, criadora do projeto. Um bairro que acabou de nascer e já é premiado.
Com ele, a empresa conquistou dois prêmios no 31° Master Imobiliário: Soluções Urbanísticas para o projeto e de Marketing com o Livro Ilustrado, a Chave para o Valor Geral de Vendas (VGV) Recorde.
Os números impressionam. O parque nasce em um terreno de 560 mil metros quadrados, no coração da zona urbana. O VGV deve chegar a R$ 11 bilhões até a conclusão, em oito anos. É o maior empreendimento da empresa e o primeiro no Estado de São Paulo.
Os 131 lotes residenciais e os 12 pontos de comércio lançados no final do ano passado foram 100% vendidos em 24 horas. “A velocidade das vendas surpreendeu”, afirmou Fabiano de Marco, cofundador da Idealiza.
A previsão é de que sejam construídas 40 torres residenciais e comerciais, e a expectativa é de que 40 mil pessoas possam morar e trabalhar no parque, feito em etapas.
O lançamento do Parque Una São José atraiu 240 imobiliárias — uma força tarefa que venceu o desafio de comercializar um bairro aberto com o metro quadrado 30% mais caro que em condomínios fechados (lotes residenciais a R$ 4.250).
O conceito que permeia o parque é o Novo Urbanismo, com design urbano sustentável, centrado nas pessoas.
São 110 mil m² de áreas verdes em um bairro caminhável, com calçadas largas, bosques, pista multiúso, dois tipos de jardim de chuva e toda fiação subterrânea.
O parque terá gramados, academia ao ar livre, praça de esportes, área pet e um mirante elevado com visual para a Serra da Mantiqueira a 8 metros do nível da rua.
O playground é assinado pela Carve, do arquiteto paisagista holandês Elger Blitz, criado para integrar natureza e brinquedos inspirados em troncos de árvores.
“A contribuição para São José dos Campos é consolidar a cidade na vanguarda do urbanismo, construindo um bairro vivo e vibrante com espaços que promovam a criatividade, cultura, empreendedorismo e inovação”, afirmou de Marco.
Cidade criativa
Outra proposta é abrigar pessoas e empresas criativas formando um hub empresarial com setores como design, arte, tecnologia, mídia e educação.
O conceito é de Richard Florida, um dos inspiradores do Parque Una, para quem as cidades que atraem talentos criativos prosperam economicamente.
O projeto de São José é estruturado em dois grandes parques: Parque Central (centro de atividades e edifícios) e Parque da Nascente (casas). No primeiro está instalada a Casa Una, a entrada do bairro, um prédio de 20 mil m², de uso misto e muito verde.
No térreo ficarão lojas e espaços abertos voltados para a rua, com cafés e serviços. Empresas criativas vão ocupar os andares intermediários e o rooftop será para a gastronomia, segundo a idealiza.
A 300 metros do Parque Central estará o Parque da Nascente, onde será implantada a Casa da Nascente para abrigar um sistema de segurança inteligente com câmeras.
A proposta de seguridade segue o conceito Prevenção de Crimes pelo Design Ambiental, que inibe a criminalidade por meio do urbanismo.
“Vamos entregar um bom produto para São José e comprovar a nossa tese de bairros planejados no Brasil em uma das áreas mais desejadas pelo mercado imobiliário”, disse Fabiano de Marco.
Case de marketing, livro explora detalhes do empreendimento
Criado para apresentar o Parque Una São José dos Campos ao mercado imobiliário, o Livro Ilustrado Chave para o VGV Recorde levou prêmio de Marketing na 31ª edição do Master Imobiliário.
Com 196 páginas de textos e renders 3D, o livro foi entregue a 1,5 mil corretores como estratégia de Marketing para informar detalhes sobre o destino da área conhecida em São José dos Campos como o terreno das vaquinhas e dos girassóis.
A área foi usada para pastagem de gado e plantação de flores. O livro detalha os novos conceitos do Parque Una, inspirados em referências mundiais, como Andrés Duany, um dos criadores do chamado Novo Urbanismo.
De acordo com o júri do Master Imobiliário, o projeto transforma um vazio urbano em nova e vibrante centralidade, aberta e focada nas pessoas.
“A essência é um bairro sem muros, sem cancelas, aberto à cidade, que permite aos moradores resolver a vida cotidiana a pé”, afirma Ronei Dorneles Machado, diretor de Marketing da Idealiza Cidades.
Para o executivo, “o livro também se consolida como referência para estudantes e profissionais do desenvolvimento urbano”.