Especialista em Neurociência, com ênfase em comportamento humano e Neuromarketing, João Paulo Gomes está entre as muitas atrações do 89º Encontro da ABMI, que acontece de 13 a 15/3/24, em Recife (PE), tendo como associada anfitriã o Hub Nogueira Corretores de Imóveis. O tema de sua palestra será ”Neuromarketing para corretores de imóveis”.
Para ele, uma boa estratégia de vendas baseada na união de Marketing e Neurociência, é contar histórias de vida dos clientes nos produtos ofertados. “Ninguém compra paredes. As pessoas compram sonhos”, justifica.
O evento, que será realizado no Hotel Grand Mercure, localizado na praia de Boa Viagem, tem, além de João Paulo Gomes, a confirmação de outras atrações, como Eduardo Luiz, CEO do AluOK, plataforma de gestão para imobiliárias; Marcelo Maia de Almeida, superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal em Pernambuco; Gabriela Didier, especialista em Desenvolvimento Humano; Claubert Barreto, gestor Norte e Nordeste da Brain Inteligência de Mercado; e Eduardo Loyo, presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco).
Na terra do frevo e do maracatu, o ritmo quente do mercado imobiliário será analisado em seus mais relevantes aspectos, com palestras, painéis e entrevistas que serão realizados nos dias 14 e 15/3/24, quinta e sexta-feira.
O primeiro dia do evento, o dia 13/3, ficará reservado para visitas dos associados à empresa anfitriã, o Hub Nogueira, que tem como fundador e CEO, Armando Nogueira, não por acaso conhecido no mercado como “trator de vendas”.
O evento é exclusivo para dirigentes e colaboradores de empresas associadas, mas aberto à imprensa, bastando para tanto buscar credenciamento com a assessoria de imprensa da ABMI ou da empresa anfitriã, o Hub Nogueira.
Com doutorado, mestrado e pós graduação em três países, João Paulo Gomes é professor de 17 Universidades em três continentes. Atende o marketing de grandes empresas e já conquistou prêmios FGV, Sebrae e COI de excelência no assunto.
A seguir a íntegra de entrevista que ele concedeu ao site da ABMI.
Como o Neuromarketing pode ser aplicado de forma eficaz no setor imobiliário?
No desenho do produto focado no cliente. No marketing assertivo, sensorial, que conte uma história. Na tática comercial com gatilhos mentais e controle de funil.
Quais são algumas das principais descobertas da Neurociência sobre o que pode influenciar as decisões de compra, em especial no mercado de imóveis?
Identificação. O negócio de imóveis se tornou comoditário na década entre 1990 e 2000. Curvas de diferenciação e impacto no cérebro têm ganhado destaque em lançamentos mais científicos do ponto de vista do Neuromarketing.
Qual a importância do entendimento do comportamento humano no contexto do mercado imobiliário?
A parte mais importante do cérebro dos animais é atingida pelos produtos de moradia, proteção e sobrevivência. Entender isso e ativar partes específicas do cérebro límbico e reptiliano é fundamental para ampliar conversão.
Quais estratégias de Neuromarketing você recomendaria para corretores de imóveis que desejam aprimorar suas técnicas de vendas?
Que contem histórias sobre a vida desses clientes nos produtos ofertados. Ninguém compra paredes, as pessoas compram sonhos.
Como a tecnologia e a Inteligência artificial podem interferir na utilização do Neuromarketing nos negócios, em especial no que se refere ao mercado imobiliário?
Análise de Dados em Grande Escala. A IA pode processar e analisar grandes volumes de dados de consumidores rapidamente, incluindo padrões de busca, comportamento de navegação em websites imobiliários, e feedbacks sobre visitas a imóveis. Isso permite uma compreensão mais profunda das preferências e comportamentos dos potenciais compradores ou locatários, possibilitando a criação de estratégias de marketing mais personalizadas e eficazes.