
Com painéis e palestras de altíssimo nível, 94º Encontro da ABMI, realizado nos dias 13 e 14/3/25, no hotel Deville Prime, em Campo Grande (MS), tendo como associada anfitriã a Perez Imóveis, fez jus não só à pujança econômica e social de Mato Grosso do Sul como à afirmação de que a capital do Estado é um dos mercados imobiliários mais dinâmicos do Brasil.
Com uma economia impulsionada pelo agronegócio e um posicionamento privilegiado no cenário nacional, a cidade é um destino promissor para investimentos no segmento imobiliário.


Apresentado com muita competência e bom humor pelo presidente da ABMI, Alfredo Freitas, pelo diretor-executivo da entidade, Pablo Fabián, e pela diretora de Eventos, Emanuelly Araujo, o 94º Encontro reuniu cerca de 160 pessoas, entre dirigentes e colaboradores de empresas associadas.
Na solenidade de abertura do evento, na manhã de 13/3/25, a prefeita Adriane Lopes foi representada pela advogada Cecília Saad Cruz Riskallah, procuradora-geral do município, que ao lado de Ademar Silva Júnior, secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, fez alguns comentários sobre a cidade e saudou os participantes do Encontro.


Artur Henrique Leite Falcette, secretário executivo de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Mato Grosso do Sul, fez uma explanação sobre vários aspectos do Estado, que, segundo lembrou, é 3º lugar no ranking do Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual, só perdendo para São Paulo e Espírito Santo, o que o credencia como um dos melhores lugares para empreender, aplicar recursos e investir.
Artur também falou sobre a “Rota Bioceânica”, com previsão de início de operação em 2025, que, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, aproximaria mercados consumidores, transformando-se num novo centro logístico entre Brasil e Ásia.

Primeiro presencial do ano da ABMI, o 94º Encontro reuniu imobiliárias de todo o país associadas à entidade, para, em palestras e painéis comandados por especialistas de nível nacional e internacional, debater perspectivas do setor de imóveis para 2025, cultura organizacional, gestão por indicadores, tecnologia e inteligência artificial, funding imobiliário, loteamentos, locação e vendas, bem como desdobramentos da reforma tributária em relação ao segmento.
Show de conteúdos

O show de conteúdos da quinta-feira (13/3) começou com um painel que tratou dos impactos da reforma tributária no dia das empresas, reunindo três craques do assunto, os advogados Moira Regina de Toledo, Rubens Carmo Elias Filho e Jaques Bushatsky. Ao final do painel foi prestada uma homenagem à senador Soraya Thronicke, por seu apoio ao setor de imóveis na reforma tributária. Saiba mais acessando post especial sobre a homenagem.

Outra atração da manhã foi o palestrante internacional Kenneth Corrêa, professor de MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Inovação e Tecnologias Emergentes, incluindo Inteligência Artificial, Metaverso e Dados, que apresentou a palestra “Da captação ao fechamento: como a IA turbina cada etapa da venda”. Para saber mais, confira entrevista que Kenneth Corrêa concedeu ao site da ABMI.

“Panorama e perspectivas de loteamentos no Brasil” foi o tema da palestra que Elias Zitune, diretor de Assuntos Regionais da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo), realizada já na parte da tarde do primeiro dia de conteúdo.
Em entrevista ao site da ABMI, Elias Zitune, afirma que os mercados de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul vêm sendo destaque na área de loteamentos, puxados pelo crescimento do PIB do Estado e aumento da população. “Hoje o Centro-Oeste representa cerca de 15% de tudo que é lançado no Brasil”, diz Zitune na entrevista, que você pode acessar por aqui.

Na palestra que fechou o primeiro dia de conteúdo do evento, Coriolano Lacerda, gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado do Grupo OLX, apresentou um panorama imobiliário do país, tratando de dados, economia e o novo perfil do consumidor. Em entrevista ao site da ABMI, Coriolano destacou números que comprovam ser Campo Grande um destino altamente atraente para investimentos imobiliários.
Pratas da casa em ação
Na sexta-feira, 14/3, o dia começou com a apresentação de Adriana Magalhães (CéuLar Netimóveis, Belo Horizonte-MG), diretora de Missões Empresariais da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, que anunciou as próximas iniciativas em sua área.
Ou seja, uma missão empresarial a Londrina (PR, para uma visita técnica à Raul Fulgencio Negócios Imobiliários, dias 26 e 27 de junho próximo, e uma missão internacional às províncias portuguesas de Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral, intitulada “Beiras: o novo Portugal Imobiliário, história e gastronomia 2025”. Para saber mais acesse post no site.

A primeira palestra do dia tratou de “Cultura alinhada à estratégia: o alicerce para o crescimento”, e foi apresentada por Elaine Fernandes, sócia e CEO da P2B Cultura & Liderança.
Mentora de sucessores e sucedidos, Elaine que é psicóloga pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e tem MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional, foi também entrevistada pelo site da ABMI. Confira aqui como ela justifica ser o alinhamento entre cultura e estratégia vital para o sucesso organizacional.
Na sexta-feira (14/3), o primeiro painel reuniu pratas da casa vai tratar de gestão inteligente, ou seja, por meio de dados.
O painel foi mediado por Vicente Penter, diretor-executivo da Imobiliária Muck, representante da ABMI, em Canoas (RS). Administrador de empresas, com 25 anos de experiência no mercado imobiliário, Vicente Penter, nos últimos oito anos, tem atuado como diretor de Tecnologia da ABMI.

Além dele o painel contou com Julio Cesar Batistute, gerente de Planejamento Financeiro na Perez Imóveis, associada anfitriã do evento, que é especialista em Planejamento e Controle, com experiência em planejamento financeiro, modelagem financeira e orçamento empresarial, com atuação nos setores imobiliário, agronegócio, varejo e construção civil; Mário César Soares, diretor-executivo de Aluguéis da Auxiliadora Predial, representante da ABMI em Porto Alegre (RS), com mais de 25 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento comercial e expansão de negócios, além de sólida expertise em gestão financeira, contábil, logística, marketing, controladoria e custos; e Leandro Kuba, diretor de Vendas na Guaíra Imóveis, associada da ABMI em São Bernardo do Campo (SP), que é formado em Administração e Comércio Exterior e atua no mercado imobiliário desde 1998.
“Funding no mercado imobiliário: oportunidades e desafios”, foi a segunda e última palestra da sexta-feira e ficou a cargo de mais um prata da casa. Trata-se de Pedro Fernandes, que já foi presidente da entidade e atualmente integra o Conselho.

Sócio e CEO do Grupo Beiramar, associada da entidade em Brasília (DF), Pedro já representou a ABMI e o setor imobiliário em alguns atos em Brasília.
Sua última atuação nesse sentido aconteceu em 18/11/24, em audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, em que representou a ABMI defendendo o segmento de locação de imóveis diante da reforma tributária.
Dois outros painéis envolvendo diretores e colaboradores de empresas associadas à ABMI, ou seja a prata da casa, completaram a programação de conteúdo do evento na sexta-feira.

“Vendas: capacitação para o crescimento” reuniu Valéria Santana, diretora de Produtividade da Márcio Rapôso Imóveis, associada da ABMI em Maceió, Alagoas; Gonzalo Fernandez Mera, da Fernandez Mera Negócios Imobiliários, de São Paulo (SP), vice-presidente Estratégico da Associação; e Milena Arbix Polido, sócia-diretora administrativa da Arbix Imóveis, de Americana (SP), que atuou como mediadora do painel.

Posteriormente, aconteceu o painel “Locação: estrutura de manutenção”, que foi coordenado e mediado por Alfredo Freitas, presidente da ABMI, reunindo Renato Perez, diretor-executivo da Perez Imóveis, empresa anfitriã do 94º Encontro, que também é integrante da Comissão Extraordinária de Assuntos Parlamentares da ABMI; Angelo Frias Neto, diretor-presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis, associada de Piracicaba (SP), atual diretor de Relacionamento Sul/Sudeste da ABMI; e Fábio Franciosi, da Franciosi Imóveis, Itapetininga-SP, atual diretor Comercial da entidade.
Próxima parada: ABC Paulista
O encerramento do evento, como sempre acontece nos presenciais da ABMI, foi marcado pela apresentação do próximo presencial da ABMI, que deverá acontecer no ABC Paulista, nos dias 13, 14 e 15/8/25, tendo como anfitriã a Guaíra Imóveis, empresa fundada em 1987, com sede em São Bernardo do Campo (SP) e atuação em cidades da região.

O convite para 96º Encontro da ABMI foi feito por Nílson Ferreira, CEO founder da empresa anfitriã, e integrantes de sua comitiva. Por fim, foi exibido um filme sobre o ABC Paulista. O evento no ABC Paulista será o de número 96 porque antes haverá um Encontro online, que será o 95º.
