A partir de um curso realizado no início de abril, a ABMI introduziu uma nova rotina de aprendizado e aperfeiçoamento voltada aos associados e seus colaboradores espalhados por todo o país.
Tão bem-recebidos quanto o primeiro, que tratou de ferramentas digitais para o dia a dia, outros cursos têm sido desenvolvidos pela ABMI, com opiniões mais que positivas provenientes de seus participantes, sejam eles dirigentes ou colaboradores das empresas associadas.
“Gestão Emocional”, curso ministrado pelo professor Mauro Castro, é exemplo desse sucesso. Além de colaboradores, o curso reuniu dirigentes de empresas associadas.
“Acho muito importante a iniciativa da ABMI ao buscar a capacitação de seus associados, atendendo assim a uma das premissas da entidade. O curso sobre Gestão Emocional trouxe informações fundamentais, para provocar o interesse nesta área, que tem grande importância em nossas atividades comerciais e no atendimento aos nossos clientes, principalmente nas vendas imobiliárias”, avalia Marcelo Brognoli, presidente-executivo do Grupo Brognoli, de Florianópolis (SC).
A opinião de Marcelo Brognoli é compartilhada por outro participante do curso, Silvio Oliveira, fundador e principal diretor da Alian Soluções Imobiliárias, de Fortaleza (CE):
“O professor Mauro é muito bom. Gostei bastante do que vi e do que ouvi. Entendo até que seja necessário um aprofundamento. Inclusive na ocasião solicitei a possibilidade de continuidade no trabalho, porque esse tema é imprescindível no momento. Precisamos realmente de novos conhecimentos. O que vimos ontem já não serve mais para hoje. Gostei muito. Parabéns à ABMI pela iniciativa”, cumprimentou Silvio.
De Fortaleza vamos para Belo Horizonte (MG), onde a coordenadora administrativa e financeira da Céu-Lar Netimoveis, Ieda Maria Gonçalves Vianna, também não esconde a empolgação por ter participado do curso.
“O curso foi excelente. O professor Mauro Castro entende muito do assunto. O curso tem a capacidade de nos instigar a entender e avaliar os nossos próprios sentimentos, para que, assim, consigamos agir com mais sabedoria e maturidade.”
De uma das mais novas associadas da ABMI, a LG Locações Imobiliárias, de Gurupi, no Estado do Tocantins, fala a assistente de locação de imóveis Marina Mariano:
“Sobre o curso Gestão Emocional só tenho bons comentários a fazer. Confesso que entrei sem expectativas, pensando que seria algo cansativo, mas foi exatamente o oposto. Muito enriquecedor. Apenas elogios também para a forma dinâmica de se apresentar do professor Mauro. Excelente. Espero poder participar de outros”, destaca Marina.
Rotinas Inteligentes
Um outro curso, de caráter mais técnico, também foi muito elogiado por seus participantes.
“A respeito do curso ministrado por Vivian Souza, ‘Rotinas Inteligentes sob a Ótica dos Processos’, gostaria de destacar tratar se realmente de uma abordagem interessante e muito importante para as empresas, pois nos leva pensar e desenhar nossos processos e enxergar falhas e formas mais produtivas, custos menores e pessoas com perfil para determinadas funções.”
A afirmação é de Carla Rossafa da Costa, gestora de Backoffice da Imobiliária Redentora, de São José do Rio Preto (SP), para quem “esses cursos são excelentes para as empresas associadas ABMI”.
Nessa linha, Carla faz sugestão para outros cursos a serem promovidos pela ABM: “Creio que mais temas abordando o bom funcionamento na era digital e treinamentos específicos para esta área serão muito bons diante de nossa atual situação”, diz referindo-se à pandemia.
Para Daniela Bastos, consultora de RH, também na Imobiliária Redentora, o curso destacou bastante a importância dos processos, “o que pode ajudar e o que não pode”. Ressaltando que a Redentora já tem boa experiência na área de processos, Daniela afirma que o curso tem especial valor para quem está se iniciando nesse campo.
“A nova forma de compartilhar conhecimento e experiência da ABMI por meio de cursos online tem nos surpreendido e auxiliado muito”, comenta Adriane Matias, gerente administrativa da Franciosi Imóveis, de Itapetininga (SP), que também participou do curso “Rotinas Inteligentes sob a Ótica dos Processos”
“A gestão de processos é uma área complexa e peculiar de cada empresa, mas a mentora nos passou informações de forma simples e ao mesmo tempo muito abrangentes, mostrando que é possível criar e organizar uma gestão eficaz. Mais uma vez parabenizo a ABMI que, nesse momento de distanciamento social, inova e investe para manter o networking dos associados e colaboradores”, conclui Adriana, dizendo que tais ações merecem a hashtag #compartilharconhecimento.
Em Cacoal, Rondônia, onde fica a sede da associada ABMI Sefrin Negócios Imobiliários, o gerente de Vendas Douglas Mateus Costa Prado só tem elogios ao curso.
“O que mais gostei foi a ênfase dada à necessidade de os processos serem de domínio de toda a equipe, para não ficarem atrelados a um único colaborador. Outro ponto que me chamou atenção no curso foi a indicação de livros, para que possamos estudar e ampliar conhecimentos sobre rotina e processos que venham a agregar na área de mercado imobiliário”, resume Douglas.
Luiz Felipe Barbosa Silva, gestor de Locação, também colaborador da Sefrin, vê como “muito proveitoso” o curso aplicado por Vivian Souza.
“O tema é excelente. Vivemos hoje num mundo em constante transformação, e esses processos nos ajudam a acompanhar tudo o que ocorre. O curso trouxe técnicas organizacionais e controles que nos permitem otimizar ou aperfeiçoar os recursos que utilizamos no dia a dia. Sua aplicação com certeza vai gerar resultados, como a mais produtividade, redução do desperdício, entre outros benefícios. A ABMI está de parabéns por oferecer esse curso”, finaliza Luiz Felipe.