
No dia 16/10/25, durante a missão empresarial “Beiras: O novo Portugal imobiliário, história e gastronomia 2025”, que acontece de 10 a 18 de outubro próximo, como resultado de uma colaboração estratégica entre a ABMI, a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e a Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB), os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a atuação da Mirantte Soluções Imobiliárias em Portugal. Associada à ABMI, com sede em São Paulo (SP), a Mirantte tem uma filial em Vila Nova de Gaia, no Porto, onde atua há mais de seis anos.
Na ocasião, entre outras apresentações, os participantes da missão poderão ouvir Emidio Pedro (foto), funcionário do Estado português por 30 anos, hoje na reserva. Pedro, que foi militar em comissão de serviço no exterior e consultor de internacionalização para os mercados africanos pela ANPME Portugal (Associação das Pequenas e Médias Empresas), compartilhará sua visão sobre construção, incorporação, métodos construtivos e oportunidades de negócios.

Os integrantes da missão serão recepcionados no auditório do Candal Park, um espaço amplo e bem localizado, que fica próximo à agência da Mirantte Portugal. Ali, a programação completa é a seguinte: das 8h30 às 09h, recepção e café da manhã; às 09h, boas-vindas com Luiz Carlos Kechichian, CEO e fundador da Mirantte; às 9h15, Robson Sousa e Tania Gama fazem apresentação sobre venda, compra, aluguel e relocation; às 10h, Emídio Pedro aborda construção, incorporação, métodos construtivos e oportunidades; e às 11h00, Tiago Serqueira fala sobre investimentos e oportunidades, seguido de visita a empreendimentos.
Às 13h, haverá um almoço no restaurante César, vizinho à Mirantte, já reservado, proporcionando um momento de networking e troca de experiências entre os integrantes da missão empresarial.
A seguir, confira a entrevista com Emidio Pedro.
O que acha desta missão empresarial à Região das Beiras?
Considero uma excelente iniciativa de divulgação das oportunidades e do potencial de investimento nas diversas áreas de atividade disponíveis nas Beiras. O setor imobiliário, em especial, apresenta um dos maiores índices de retorno do capital investido.
Qual sua atuação em relação à Mirantte Portugal?
Temos uma saudável parceria voltada para o setor imobiliário, focada em investimentos e oportunidades de negócios entre Portugal e Brasil, e vice-versa.
Em que aspectos poderá orientar os participantes da missão durante a visita à Mirantte?
Principalmente sobre os aspectos burocráticos, legais e institucionais referentes ao investimento imobiliário. Seja na aquisição de casa própria ou em investimentos com fins de arrendamento ou revenda, pretendo repassar o conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos como consultor de internacionalização e promotor.
Quais os principais aspectos legais que devem ser levados em conta por brasileiros que querem investir em Portugal?
O primeiro passo é definir que tipo de presença desejam ter no mercado. Após essa decisão, devem agir em conformidade. Ou seja, obter o NIF (número de contribuinte, algo semelhante ao CPF no Brasil); regularizar a permanência no território nacional (temporária ou permanente); avaliar a necessidade de abrir conta bancária em Portugal, o que é praticamente imprescindível para transações. Ter residência em Portugal pode influenciar na facilidade de abertura de conta. Durante o evento, todos serão devidamente elucidados sobre essas nuances legais e burocráticas.
Alguma recomendação especial sobre a Região das Beiras?
Que os integrantes da missão venham preparados para se surpreender com uma região repleta de oportunidades e com uma beleza incomparável. Aproveitem para desfrutar da gastronomia e absorver um pouco da história e dos costumes locais. Portugal como um todo oferece oportunidades únicas de investimento, com grande potencial de retorno. As regiões do interior ainda são pouco exploradas, o que as torna muito interessantes para projetos mais amplos. Já o litoral, com forte presença de investidores, exige mais empenho e resiliência.
Muitos investidores estrangeiros desconhecem o verdadeiro potencial do interior. Venham com vontade de descobrir. Irão, com certeza, se surpreender.