O 2º Encontro Jurídico da ABMI, programado para 20/8/24, no hotel InterContinental, em São Paulo (SP), reunindo advogados e outros operadores do Direito não só das empresas ligadas à Associação, mas também de outras entidades do mercado imobiliário, já tem dois desembargadores e um juiz confirmados como palestrantes.
Além dos desembargadores Francisco Eduardo Loureiro, corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e Ricardo Tadeu Bugarim Duailibe, que é vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (biênio 2022/24) e integra a 5ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça daquele Estado, falará na oportunidade também o juiz de Direito em Segundo Grau, Marcos Alexandre Bronzatto Pagan, atualmente titular da Quinta Turma do Colégio Recursal do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Segundo o diretor-jurídico da ABMI, Daniel Fuhro Souto, “o Encontro dará continuidade à busca pelo conhecimento, aprendizado e aprimoramento, conferindo ao evento presencial o apoio e a troca de experiências que já ocorre no meio virtual, no grupo dos advogados das associadas”.
“O sucesso do 1º Encontro Jurídico da ABMI, realizado na cidade de Belo Horizonte, em agosto do ano passado, com a participação de qualificados palestrantes e a presença de colegas advogados, sinalizou o caminho da pluralidade de ideias qualificadas”, assinala Daniel, justificando as novidades introduzidas no evento.
“Desta feita, receberemos palestrantes também dos tribunais, ou seja, representantes da magistratura brasileira, aprofundando ainda mais o debate no campo do Direito Imobiliário.”
A programação completa, complementa Daniel, está sendo concluída, mas a ideia é reunir no evento, além dos advogados e diretores jurídicos das associadas, magistrados, conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como advogados de entidades coirmãs e ainda diretores jurídicos de empresas parceiras da ABMI.
Para o assessor jurídico da ABMI, Rubens Carmo Elias Filho, “o desenvolvimento de um evento jurídico para o grupo de advogados congregados no âmbito da ABMI não poderia deixar de refletir a grandiosidade e abrangência da entidade, que vem sendo reconhecida em diversos setores da sociedade como uma liderança representativa do mercado imobiliário”.
“Por isso – continua Rubens –, na cuidadosa programação, no período matutino, será desenvolvido um workshop para aprimoramento das práticas do dia a dia das empresas, contemplando as questões jurídicas mais complexas e contemporâneas. No período da tarde, será realizado um seminário contando com autoridades jurídicas de alta relevância no mundo jurídico, como os palestrantes já confirmados. Sem dúvida, a presença de tão relevantes autoridades demonstra o prestígio da ABMI e deve ser enaltecido”, completa.
“O evento jurídico da ABMI, que nasceu da interação entre advogados ligados às associadas feita a partir de um simples grupo de WhatsApp, mostra mais uma vez a relevância que a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário está conquistando no cenário nacional. Depois de um primeiro encontro jurídico realizado no ano passado em Belo Horizonte (MG), a ABMI parte para este evento de São Paulo, onde, com a presença também de ilustres magistrados, serão debatidos temas de elevada importância para o setor de imóveis. Alargar horizontes. Este é o lema da ABMI e seus associados”, comenta o presidente da entidade, Alfredo Freitas.
O 2º Encontro Jurídico acontece no dia 20/8/24, das 9h às 18h, na véspera da abertura do 91º Encontro da ABMI, previsto para os dias 21, 22 e 23 de agosto, também no Hotel InterContinental.