O 90º Encontro da ABMI, realizado de forma virtual (YouTube) na manhã de 19/6/24, não só foi imensamente elogiado via chat pela qualidade de seus conteúdos, como abriu portas para mais uma parceria estratégica que amplia os horizontes de atuação da Associação.
Em uma das duas palestras do evento, Elisa Rosenthal, diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, falou sobre diversidade no mercado de imóveis e os bons resultados que dela podem advir.
A apresentação de Elisa marcou o início de uma parceria estratégica entre a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário e o Instituto Mulheres do Imobiliário, aliança que está sendo desenhada a partir de uma carta de intenções.
A palestra de Elisa, bem como a aproximação entre Instituto e a ABMI, foram bastante elogiadas tanto pelo presidente Alfredo Freitas, bem como pela diretora de Eventos da Associação, Emanuelly Araujo, e pelo diretor-executivo, Pablo Fabian.
Ressaltando a crescente e marcante presença feminina no mercado, Alfredo disse acompanhar atentamente há algum tempo a importante atuação do Instituto Mulheres no Imobiliário na busca pela igualdade entre todos e afirmou que essa aliança é muito bem-vinda e significa o início de uma série de ações em conjunto.
Para a diretora de Eventos, Emanuelly Araújo (Jean Karllo Imóveis, Sete Lagoas-MG), que conduziu o evento juntamente com o diretor comercial, Fábio Franciosi (Franciosi Imóveis, Itapetininga-SP), Pablo Fabian e o presidente Alfredo Freitas, tanto o conteúdo da palestra de Elisa quanto a aproximação com o Instituto foram marcados pelo sucesso e isso podia ser confirmado pelos comentários positivos, no chat, de dirigentes e colaboradores das associadas, com elogios à apresentação e à parceria.
De acordo com Pablo Fabian, a presença de Elisa e do Instituto só vem a calhar, pois mexe com um tema que “é extremamente importante, que tem a ver com o compromisso da ABMI em prol de um mercado melhor. Nós estamos falando de amadurecimento comportamental. Estamos falando de um momento específico, onde a gente tem de olhar o mercado em prol do mercado. E não um mercado que alguns querem que seja ou uma resistência qualquer para tentar manter de um jeito ou de outro. Tem até uma máxima que diz que há só uma coisa que não muda, que é a constante mudança”.
Elisa definiu como fundamental a aliança com a ABMI, destacando que em sua maneira de ver, “a mudança acontece por meio de dados – e eu trouxe aqui diversos dados –; o contexto social, que está aí, só não enxerga quem não quer ver; e a intenção”.
“Assim – continuou –, quando colocamos a intenção de unir forças, realmente fazemos mudanças. Mudanças significativas, de impacto positivo, de entender que temos um mercado para melhorar cada vez mais não só em nossa atuação como profissionais, como capacitação, mas, acima de tudo, como humanos, como sociedade. Estou muito satisfeita com esse espaço que nos foi cedido e com essa aliança que hoje fortalecemos. Continuarei à disposição para darmos mais esse passo adiante e colocarmos também a ABMI junto ao Instituto Mulheres do Imobiliário, para que o mercado reconheça que temos um caminho muito próspero juntos.”
Considerada pelo portal “Imobi Report”, onde é colunista, como a mulher mais influente do setor imobiliário em 2023, Elisa já foi premiada nas edições do Conecta Imobi 2022 e 2023 nas categorias “Voz Feminina” e “ESG”. Tem forte presença no campo do desenvolvimento imobiliário, com uma carreira marcada por passagens em destacadas empresas do setor.
Arquiteta por formação, Elisa já chegou a atuar como corretora, mas hoje é uma mentora de mulheres. Autora de dois livros sobre empreendedorismo feminino “Proprietárias” e “Degrau Quebrado” –, é colunista também de “Exame” e “Estadão”. Em suas palestras, ela também fala de diversidade racial e de gênero e de pautas como ESG e Inclusão, com dados de quem gosta de estudar.
Em sua palestra no 90º Encontro da ABMI, com farto embasamento em dados e exemplos reais, Elisa procurou demonstrar como a diversidade no mercado imobiliário pode impulsionar o sucesso financeiro das empresas. Entre outras questões, foram apresentadas práticas eficazes para promover a inclusão e equidade, além de explorar os benefícios de uma força de trabalho diversa.
O primeiro e maior grupo feminino do setor imobiliário, preocupado com a equidade de gênero em toda a cadeia produtiva, o Instituto Mulheres do Imobiliário, segundo Elisa, está comemorando cinco anos de existência.
Consolidado e estruturado, o Mulheres do Imobiliário, destaca Elisa, objetiva integrar a voz feminina das mulheres que são protagonistas em toda a cadeia produtiva.
Em sua palestra, a diretora presidente do Instituto enumerou uma série de dados que demonstram o protagonismo cada vez maior da mulher no mercado de imóveis, dos quais pinçamos alguns tópicos de uma pesquisa realizada em parceria com a plataforma “behup” nos anos 2021 e 2022.
– Mais da metade dos homens (62%) são influenciados pelas mulheres na jornada de compras. Ao mesmo tempo (6% a 2,5%), as mulheres valorizam três vezes mais que os homens a figura do corretor de imóveis.
– A afinidade maior das mulheres com imobiliárias e corretores realmente se concretiza com o imóvel comprado, sendo a maior diferença de canal de busca por gênero (54,9% a 45,6).
– Por pesquisarem mais do que os homens no Google e outros meios digitais, bem como confiarem mais na imobiliária e no corretor ou corretora de imóveis, mais de ¼ das mulheres afirmam ter visitado o imóvel comprado apenas uma vez.
Para ver ou rever a palestra toda de Elisa e todas as atrações que do 90º basta acessar o link:
Emanuelly
21 de junho de 2024Mais um evento entregue com sucesso.
Conteúdos rico e de muita relevância .
RAQUEL CASTEGNARO TREVISAN
21 de junho de 2024Que orgulhoooooooooooooo de ver esta parceria nascendo!!!
Tenho certeza que a ABMI ganha muito com este encontro e nós, do IMI, também!
Pra mim em especial, é um “voltar pra casa”!