A palestra de Jhonny Martins, vice-presidente do Serac, empresa com mais 3,5 mil clientes e apontada como referência nacional em contabilidade e soluções, certamente será uma das sensações do 91º Encontro da ABMI, que acontece de 21 a 23/8/24, no hotel InterContinental, em São Paulo (SP).

Considerado por sua capacidade de estruturar empresas de diversas áreas e tamanhos, oferecendo orientação fundamentada em conceitos e ferramentas inovadoras, Jhonny, além de contador e advogado formado pela PUC-SP, é especialista em Direito do Trabalho e tem MBAs em Gestão Empresarial pela FGV-SP e Gestão Tributária pela Universidade de São Paulo.

Jhonny, que se apresentará sua palestra – ‘Gestão de times de alta performance’ – a partir das 14h do dia 21/8, quarta-feira, concedeu uma longa entrevista ao site da ABMI.

Nós tópicos abaixo, a íntegra da entrevista com Jhonny Martins. Confira.

Características de um líder no setor imobiliário

Um líder de alta performance no setor imobiliário deve ter: visão estratégica, uma boa habilidade de comunicação, empatia e resiliência capaz de prever as tendências de mercado, se adaptar à linguagem a cada tipo de cliente, entender para atender o seu público e enfrentar os desafios do dia a dia sem perder o entusiasmo para seguir em frente.

Identificação e desenvolvimento de líderes inspiradores

Para identificar e desenvolver líderes dentro de uma imobiliária é preciso inicialmente avaliar o potencial de liderança e de comunicação, baseando-se no perfil comportamental da pessoa e/ou na experiência de mercado e resultados já alcançados. Delegar algumas responsabilidades e acompanhar pode também ser uma forma de testar o potencial de cada indivíduo. Além disso, oferecer cursos de inteligência emocional, comunicação e vendas podem ser mais assertivos na hora de formar um bom líder para o mercado imobiliário.

Desbloqueio do potencial dos colaboradores

As pessoas de uma organizam anseiam por direcionamento, portanto nada melhor do que dar clareza nos objetivos a serem alcançados por meio de alinhamentos e feedbacks constantes. Cobrar metas, mas também reconhecer e recompensar. Para isso é necessário criar um ambiente competitivo e colaborativo por meio de uma cultura de vendas e de suporte o tempo todo, para que os colaboradores se sintam pertencentes à organização e amparados pelos desafios do mercado.

Ferramentas e métodos de gestão de desempenho

Quem não mensura não controla. Os métodos mais eficazes de mercado são:

– KPIs (Key Performance Indicators): são utilizados para medir o desempenho individual e da equipe.

– CRM: Sistema de gestão para melhorar o processo de vendas e relacionamento com o cliente com o objetivo de acompanhar interações e melhorar o atendimento.

– Reuniões regulares: Com a finalidade de discutir progresso e ajustar estratégias.

Medindo o sucesso de um time de alta performance

O sucesso é medido pelo resultado. Por isso, é necessário mensurar os objetivos por meio de alguns indicadores como:resultados de vendas; pesquisa de satisfação do cliente; turnover e retenção de talentos; inovação e retenção de clientes, a fim de aumentar a eficiência e a satisfação do serviço prestado.

Crescimento sustentável no mercado imobiliário

Para promover o crescimento sustentável é necessário integrar novas tecnologias para promover a eficiência e a personalização do serviço. Entender o perfil de compra de cada cliente e de cada região é importante, por isso diversificar pode ser também uma estratégia de crescimento para mitigar riscos. E, por fim, incorporar práticas sustentáveis nas operações para atender às expectativas de consumidores e reguladores é uma estratégia de branding e conscientização para o crescimento sustentável do negócio.

Importância da formação contínua

A formação contínua é vital. Você precisa treinar o seu colaborador a ponto que ele fique tão bom e possa um dia partir. Mas você precisa criar uma empresa incrível e precisa ter um líder inspirador para que eles queiram ficar. É muito mais barato você treinar alguém da sua empresa e vê-la sair, do que você não treinar e vê-la ficar. Por isso, é preciso manter-se atualizado; ficar atento a novas tendências e regulamentações do mercado; desenvolver habilidades técnicas e interpessoais, como vendas, comunicação e relacionamento; e manter o time engajado pela cultura de propósito, reconhecimento e recompensa.

Inovação na gestão de equipes

Toda inovação exige adaptação. Não há como combater a inovação, mas sim se adaptar. Por isso, no mercado imobiliário exige-se uma constante atenção, curiosidade e aprendizado com a automação de processo; com a utilização da realidade aumentada e virtual; análise de dados com big datas e a inteligência artificial (IA), com chatbots e assistentes virtuais para melhorar o atendimento ao cliente e eficiência operacional.

Trajetória do Serac aplicada ao contexto do mercado imobiliário

Para se tornar referência no mercado tradicional o Serac investiu inicialmente em ter uma boa cultura organizacional. A cultura de uma empresa é o que norteia o caminho, o propósito, a visão e o objetivo e os princípios inegociáveis. Essa cultura trouxe um senso de pertencimento muito importante aos colaboradores com desenvolvimento de habilidades que vão além da formação técnica do profissional como vendas, comunicação e relacionamento. Após isso, foi implementado um trinômio de sucesso muito importante que são pessoas competentes, processos inteligentes e sistemas eficientes, resultando em grandes resultados para o mercado. A consequência disso, foi a captação de clientes referência que trouxeram a validação do serviço e que se tornaram uma prova social da empresa. E, por fim, a entrada no mundo digital e nas redes sociais, fizeram com que a empresa e os sócios se tornassem grandes ícones no mercado gerando autoridade, visibilidade e notoriedade. Portanto, toda história do Serac e os conceitos podem ser aplicados para o mercado imobiliário, bastando ter o conhecimento certo, com as habilidades certas, implementando uma boa cultura e gestão de pessoas para alcançar resultados com grandes clientes.

Credenciamento de mídia e programação completa

O evento é exclusivo para dirigentes e colaboradores de empresas associadas, mas aberto à mídia, bastando para tanto entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ABMI, por meio do e-mail imprensa@abmi.org.br ou do celular-WhatsApp (11) 98131.8243.

Para ver a programação completa do 91º Encontro da ABMI acesse aqui.

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