“O mercado de galpões logísticos no Brasil está em plena expansão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce e pela demanda por maior eficiência na cadeia de suprimentos.”
A avaliação é de André Gavazza, responsável pelas áreas de desenvolvimento, leasing e marketing da GLP Brasil, líder mundial na área de galpões logísticos, data centers, energia renovável e tecnologias afins, que está entre os palestrantes do 91º Encontro da ABMI, que acontece de 21 a 23/8/24, no hotel InterContinental, em São Paulo (SP).
No entender de Gavazza, “os executivos que identificarem o potencial deste segmento terão boas oportunidades de capturar a crescente demanda por espaços modernos, bem localizados e adaptados às exigências de um mercado em constante evolução”.
Graduado em Engenharia Civil e Direito, com pós-graduação em Administração e Economia, André possui mais de 15 anos de experiência em real estate, tendo atuado como diretor de desenvolvimento na GR Properties, incorporadora de capital fechado com foco no desenvolvimento de empreendimentos de alto padrão – residencial e comercial – e condomínios logísticos, entre outras participações.
“Galpões de logística: evolução e tendências” será o tema de sua apresentação no 91º Encontro da ABMI, que tem início previsto para as 11h30 da quinta-feira (22/8).
Confira a seguir a íntegra da entrevista de André Gavazza ao site da ABMI.
O tema de sua apresentação no 91º Encontro da ABMI gira em torno da evolução e tendências do segmento de galpões de logística. Quais são, na sua opinião, as principais tendências que têm moldado a evolução dos galpões logísticos nos últimos anos?
O mercado de real estate logístico no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. Existem alguns fatores que contribuíram para a identificação da logística como uma oportunidade de negócios no país. Os dois principais são:
– “Flight to quality”: um movimento em que as empresas buscam por instalações logísticas modernas, capazes de oferecer mais eficiência e redução nos custos operacionais.
– E-commerce: mercado em constante expansão que já apresentava um alto crescimento no pré-pandemia e com as medidas de distanciamento o crescimento acelerou ainda mais, impulsionado pela mudança de hábitos de consumo e aumento das compras online.
Como a demanda crescente por e-commerce está impactando o mercado de galpões logísticos? Quais são as principais mudanças esperadas para os próximos anos?
O e-commerce desempenhou um papel fundamental na escalada do setor imobiliário para logística. O crescimento do comércio eletrônico impulsionou a demanda por espaços logísticos adequados para armazenagem, distribuição e gerenciamento de estoques. Apesar da aceleração da demanda durante a pandemia, o crescimento do e-commerce já era um fator importante em nossos negócios. Nos últimos anos, o setor ampliou significativamente sua representatividade na ocupação de nossas instalações logísticas. Em 2016, operações de comércio eletrônico representavam 19% da nossa área locada. Esse percentual tem crescido de forma constante ao longo dos anos e já havia dobrado até 2019. No primeiro semestre deste ano atingiu 65%.
Quais são as principais diferenças que você observa no mercado imobiliário brasileiro em relação a outros mercados, no que se refere ao segmento de galpões logísticos?
Dois bons exemplos de particularidades da logística brasileira que impactam o setor são tributação e segurança. O sistema tributário brasileiro é conhecido por sua complexidade, com diferentes impostos e regulamentações aplicáveis ao transporte e armazenagem de mercadorias. Muitas empresas escolhem instalar seus centros de distribuição em regiões incentivadas, mesmo que não estejam próximos de grandes centros de consumo, principalmente pelo benefício fiscal. Essa ocorrência tende a ser reduzida com o avanço da reforma tributária. A segurança é um aspecto importante na logística brasileira devido a questões como roubos de carga e segurança das instalações. Os empreendimentos levam em conta medidas de segurança, como controle perimetral, sistemas de vigilância, controle de acesso e protocolos de segurança.
Quais são os maiores desafios que você antevê no setor de galpões de logística nos próximos anos?
Do ponto de vista dos novos desenvolvimentos, a alta nos custos dos materiais de construção e a manutenção da taxa básica de juros nos atuais patamares afetam diretamente o custo de produção de novos galpões e por consequência impactam nos preços de locação. Outro ponto relevante, é a morosidade do processo de licenciamento.
O que você mais espera compartilhar e discutir no 91º Encontro da ABMI e qual é a mensagem principal que você deseja passar ao público do Encontro, formado por gestores e colaboradores de imobiliárias provenientes de todas as regiões do país?
O mercado de galpões logísticos no Brasil está em plena expansão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce e pela demanda por maior eficiência na cadeia de suprimentos. Os executivos que identificarem o potencial deste segmento terão boas oportunidades de capturar a crescente demanda por espaços modernos, bem localizados e adaptados às exigências de um mercado em constante evolução.
Credenciamento de mídia e programação completa
O evento é exclusivo para dirigentes e colaboradores de empresas associadas, mas aberto à mídia, bastando para tanto entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ABMI, por meio do e-mail imprensa@abmi.org.br ou do celular-WhatsApp (11) 98131.8243.