
Fonte: Diário do Comércio
(Belo Horizonte-MG)
18/4/25
Em artigo publicado no Diário do Comércio, Adriana Magalhães, diretora da CéuLar Netimóveis, associada da ABMI em Belo Horizonte (MG), e diretora de Missões Empresariais da entidade, comenta sobre uma nova tendência no mercado de empreendimentos de alto padrão, que é a criação de uma identidade própria de serviços e produtos para fidelizar o futuro comprador. Confira em Clipping ABMI:
MERCADO IMOBILIÁRIO: TENDÊNCIA NOS EMPREENDIMENTOS DE ALTO PADRÃO
No Brasil, um dos exemplos mais recentes são os empreendimentos de Balneário Camboriú, em Santa Catarina
Adriana Magalhães – Administradora, empresária, diretora da CéuLar e da Hub Netimóveis, diretora da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) e especialista em Negócios Imobiliários
A perspectiva de crescimento do mercado imobiliário em 2025 no Brasil tem motivado as grandes construtoras a investirem imóveis padrão luxo. Aliado a isso, cada vez mais o setor aposta nas estratégias de Branded – criação de uma identidade própria de serviços e produtos para fidelizar o futuro comprador, agregando confiança e valor ao bem. É de olho nesse nicho que o marketing dos empreendimentos vem ampliando os lançamentos com assinaturas de marcas de grife. Marcas reconhecidas mundialmente, até então, em vitrines e passarelas, e que agora chegam aos canteiros de obras.
No Brasil, um dos exemplos mais recentes dessa tendência inovadora são os empreendimentos de Balneário Camboriú, reconhecida pelos arranha-céus na orla, por meio de sua carteira de imóveis de luxo que visa agradar a uma clientela que demanda cada vez mais. A cidade catarinense vai abrigar mais um lançamento: da incorporadora de imóveis de luxo Embraed, assinado pela grife italiana Armani. Na conhecida “Dubai Brasileira” existem, ainda, outras marcas famosas à frente dos lançamentos, como a italiana Lamborghini.
Nessa esteira de contemporaneidade, Belo Horizonte, ao que tudo indica, também começa a seguir a mesma linha. São as Branded Residences: conceito de propriedades residenciais de luxo desenvolvidas e comercializadas em colaboração com uma marca conhecida.
Nesse caso são imóveis grifados nos empreendimentos imobiliários padrão de luxo, voltados à classe média alta, fidedigna e exigente. Recentemente, a Construtora Terrazas lançou, com design Pininfarina, a assinatura que desenha carros para Ferrari e Maserati, uma torre residencial na Savassi. E agora, a Katz, especializada em projetos “conceito” e condomínios de alto padrão Praia e Campo, anunciou, durante evento de pré-lançamento com um grupo de investidores, que o próximo será assinado pela Porsche, fabricante alemã de automóveis especializada em carros esportivos, SUVs e sedãs de alto desempenho.
E por que esse público consumidor seleto quer ter como patrimônio algo que traz a assinatura de grifes de moda que a cada ano engrossam o filão do ramo de imóveis de luxo? Tudo isso, sem dúvida, agrega valor ao bem adquirido, além de ser sinônimo de glamour e elegância. Porém, independente de padrões e estilos, mais que a assinatura grifada em um empreendimento, há questões fundamentais a se observar antes de se consolidar o negócio: a reputação, a solidez, a história e a trajetória da construtora responsável são fundamentais.
Porque, em se tratando de construção civil e garantia de proteção ao patrimônio, nome famoso em função do metro quadrado assinado por uma grife pode não ser tudo. É importante também se atentar a itens como o cumprimento de prazos e do projeto, qualidade dos materiais e acabamentos utilizados para que você desfrute dessa experiência única com segurança, conforto e proteção.