
Nesse agosto de 2025, a Nova Freitas Imóveis, associada da ABMI em São José dos Campos (SP), tem um motivo a mais para comemorar, na quarta-feira, dia 27, o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. É que no dia 19/8, a empresa, que tem em seu comando Alfredo Freitas, atual presidente da ABMI, festeja 77 anos de existência.
A Nova Freitas é a segunda empresa mais antiga a integrar a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário. O primeiro lugar cabe às coirmãs Auxiliadora Predial, de Porto Alegre (RS), e APSA, do Rio de Janeiro (RJ), ambas com 94 anos de existência.
Alfredo Freitas ressalta que “a imobiliária está a caminho de virar octogenária, mas mantém o espírito jovem e inquieto de quem está começando agora, sempre aberta ao aprendizado, às novas tecnologias e tendências, bem como atenta à renovação no que se refere à gestão e à manutenção e ampliação do legado da empresa”.

Exemplo dessa preocupação é a preparação que vem sendo feita com sua sobrinha, Elissa Freitas de Almeida Floglia, 27 anos, para que ela assuma um cargo de comando na empresa.
“Teoricamente minha função é de diretora geral, mas não gosto muito desse termo, uma vez que tenho ‘muuuiiito’ a aprender até virar uma diretora geral”, diz, bem-humorada, Elissa. “Na verdade, acompanho um pouquinho de tudo aqui no escritório, apreendendo muito todos os dias com os colaboradores”, completa.
“Setenta e sete anos… é muita história”, comenta Elissa, lembrando que a imobiliária foi fundada pelo seu bisavô.
“Em 2025, eu completei 27 anos, enquanto a Nova Freitas celebra seus 77 anos de trajetória. Desde pequena, tenho lembranças de estar no escritório, observando minha mãe trabalhar e se dedicar de corpo e alma à empresa. Hoje, compreendo o tamanho da responsabilidade que é dar continuidade a esse legado. Tenho aprendido muito com ela, com meu tio e com todos os colaboradores, tão experientes e comprometidos que fazem parte da nossa equipe”, ressalta Elissa.
“Esses 77 anos de história foram construídos com muito trabalho e paixão pelo mercado imobiliário, mas, acima de tudo, com o empenho e a entrega das pessoas que formam a família Nova Freitas. E é por isso que hoje, só temos a agradecer a todo esse time que faz com que a imobiliária continue construindo sua história por muitos anos mais”, afirma.
De avô para bisnetos
Tudo começou, relembra Alfredo Freitas, no dia 19 de agosto de 1948, num pequeno escritório nos fundos de uma casa na Avenida Marechal Floriano Peixoto, na região central de São José dos Campos.
Com um jeito comunicativo e dom para os negócios, Possidônio José de Freitas, o “Seo Possidônio” – que chegou à cidade em busca de tratamento de tuberculose acabou por se transformar num estimado empresário local. Tanto que hoje empresta seu nome a importantes locais da cidade, como escola, avenida e conjunto habitacional.

O amor pela área imobiliária foi herdado pelos netos Esther e Alfredo de Freitas, e agora contagia também a neta Elissa.
“Naquela época não existia imobiliária, mas meu avô já mostrava como uma pessoa comunicativa e com facilidade de aproximar as pessoas, que é a arte do corretor de imóveis, assim como o conhecimento da cidade”, recorda Alfredo
Para Alfredo, o grande motivo do sucesso e credibilidade da Nova Freitas é a ética e o respeito. “Temos sempre muito cuidado e carinho com todos, desde o cafezinho às negociações. Tudo é feito sempre com muita transparência e verdade, garantindo segurança aos nossos clientes.
Tecnologia e olho no olho
De acordo com Alfredo, outro fator importante para o crescimento, expansão e longevidade da imobiliária, que hoje atua também em Pindamonhangaba e em Caraguatatuba, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, foi investimento constante em tecnologia. “A tecnologia sempre chega para somar, para facilitar a vida das pessoas”, enfatiza Alfredo.
E, nesse aspecto, ele relembra que, num mercado ativo, a Nova Freitas saiu na frente em sua região com ferramentas digitais, como o sistema “Clique Alugue” – que permitia todo o processo de locação online, desde a escolha do imóvel ao contrato. Sem contar o “indicouganhou.com” e um “chatbot” para agilizar o contato com os internautas.
“Hoje, cada vez mais a tecnologia abre caminhos. Já utilizamos inteligência artificial, estamos nos preparando para a tokenização de imóveis. Mas, sempre colocando o atendimento humano em primeiríssimo lugar. O atendimento olho no olho é e continuará sendo essencial para nortear transações que envolvem sonhos e muitas vezes as economias de uma vida inteira”, finaliza Alfredo.