Depois do megassucesso do 93º Encontro, que, sob o tema “a experiência do mercado de luxo”, reuniu imobiliárias de todo o país em Balneário Camboriú (SC), de 20 a 23/11/24, já está sendo preparado a todo o vapor o 95º Encontro da ABMI, que acontecerá em Campo Grande (MS), de 12 a 14 de março de 2025, tendo como associada anfitriã a Perez Imóveis. O evento terá o número 95 porque antes haverá um encontro virtual.
Ao final do 93º Encontro, que reuniu 180 pessoas em dois dias de conteúdo (21/22/11) no hotel Mercure Balneário Camboriú, Renato Perez, diretor-executivo da Perez Imóveis, antes da exibição de um vídeo sobre a capital de Mato Grosso do Sul, convidou os presentes a participarem do próximo evento presencial da ABMI.
“Campo Grande é uma cidade muito gostosa, ruas largas, muito arborizada e bons restaurantes. Os amigos da ABMI terão o aconchego de uma capital do interior do Brasil. Estamos muito ligados ao agronegócio, então é certo que iremos tratar de temas relacionados também. Portanto, estão todos convidados, com a certeza de que serão muito bem-recebidos.”
Apresentada como associada da ABMI em março de 2023, durante o 84º Encontro, realizado no Rio de Janeiro (RJ), a Perez Imóveis nasceu de um sonho de seu atual diretor-diretor-executivo Renato Hotta Perez.
Com o desejo de ser referência no mercado imobiliário de Mato Grosso do Sul, Renato Perez, administrador de empresas e bacharel em Direito, atua como corretor de imóveis desde o ano 2000, mas só fundou a imobiliária que leva seu nome em 2008.
No ano de 2013, a marca evoluiu para Perez Inteligência Imobiliária. Esta mudança aconteceu para ampliar os serviços até então oferecidos pela Imobiliária e continuar sendo um bom lugar para vender, comprar ou investir.
A partir de então, a Perez se preparou ainda mais para assessorar sua clientela formada por vendedores, compradores, locatários, incorporadores, proprietários e investidores.
A empresa passou a atuar com Construção Sob Medida (Built to Suit), com o objetivo de propiciar ao investidor segurança e previsibilidade quanto à rentabilidade e ao locatário a tranquilidade de poder focar no seu negócio sabendo que contará com o imóvel ideal e um contrato de longo prazo.
Em 2020, uma nova reformulação: um site em que o processo de locação poderia ser feito totalmente online, tanto para o proprietário, quanto para o inquilino. Em 2022, a Perez Imóveis aliou-se Rede Lopes.
93º Encontro: ‘conteúdo de luxo’
Nos dias 21 e 22/11/24, em auditório do hotel Mercure Balneário Camboriú, a “Dubai brasileira”, assim chamada pela imponência de seus edifícios à beira-mar e por um cada vez mais efervescente mercado de imóveis de alto padrão – o metro quadrado mais caro do país –, recebeu imobiliárias de todo o país associadas à ABMI, para, em meio a palestras e painéis, debater “a experiência do mercado de luxo” e outros temas relevantes para o segmento de imóveis.
No dia 20/11, uma quarta-feira, mais de 100 pessoas, entre diretores e colaboradores das associadas presentes ao Encontro visitaram a matriz da Max Imóveis, empresa sediada em Itajaí, com atuação em Balneário Camboriú e Navegantes, e uma obra da incorporadora do grupo, a Max Realiza. Representante da ABMI em Itajaí e região, a Max Imóveis foi a anfitriã do 93º Encontro da ABMI.
Na manhã de 21/11, quinta-feira, primeiro dia do 93º Encontro, logo após as saudações de abertura evento feitas pelo presidente da ABMI, Alfredo Freitas, e por Diego Rauber, diretor da associada anfitriã, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, fez uma apresentação sobre as transformações vividas pela cidade nos últimos anos, onde ficou clara a participação do mercado imobiliário em mudanças relacionadas à orla, como a ampliação da faixa de areia.
Antes da apresentação do prefeito, Alfredo Freitas falou sobre a importância de a ABMI, juntamente com outras entidades, continuar o trabalho de conscientização dos senadores, com vistas a evitar prejuízos ao setor habitacional, especialmente no segmento de locação, diante da reforma tributária, atualmente em tramitação no Senado. Alfredo mostrou no telão um levantamento conjunto de ABMI e Secovi-RJ sobre os senadores visitados nos 12 e 13/11/24, por representantes de ambas as entidades.
Ainda na parte da manhã, Marcelo Brognoli, diretor-presidente do Grupo Brognoli, empresa associada à ABMI em Florianópolis (SC), falou sobre os novos rumos do Creci-SC, uma vez que recentemente foi eleito presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, para a gestão 2025/2027, que começará em janeiro de 2025.
Muito estimado entre os associados, Marcelo, que é corretor de imóveis, com formação em Administração e curso de extensão em Administração Hospitalar, foi presidente da ABMI por duas gestões, de 2011 a 2016.
Em meio a apresentações de patrocinadores, o primeiro dia de conteúdo teve como primeira atração da parte da tarde, uma palestra de Tatiana Rosa Cequinel, presidente da Embraed Empreendimentos, empresa fundada em 1984, por Rogério Rosa, seu pai, especializada na construção de imóveis de luxo em Balneário Camboriú e região.
Já falecido, Rogério Rosa, iniciou seu sonho a partir de um trailer de lanches. A Embraed, ao lado da FG Empreendimentos, teve, no sábado, 23/11/24, um de seus produtos visitado por associados da ABMI.
Outro ponto de destaque entre as atrações do primeiro dia foi a apresentação oficial de duas novas associadas da ABMI. Uma bem recente, a Lauschner Negócios Imobiliários, sediada em Manaus, e outra que se tornou associada em outubro de 2022, mas que não tinha ainda sido apresentada, a SHS Imóveis, de Blumenau (SC).
Grauben Lauschner, CEO e cofundadora da empresa, representou a Lauscher Negócios Imobiliários. Bruno Stein von Hertwig e Alberto Scheeffer Stein representaram pela a SHS Imóveis.
Todos receberam placas em acrílico para colocarem em suas respectivas sedes identificando as empresas como associadas da ABMI. Particularizadas, as placas estão sendo enviadas a todas a empresas ligadas à Associação Brasileira do Mercado Imobiliário.
Marcelo Gonçalves, sócio consultor na Brain Inteligência Estratégica, gestor de empresas, com especialização em formação de executivos, que iniciou a carreira em renomada construtora de alto padrão em São Paulo, encerrou o dia falando sobre oportunidades e desafios dos mercados de luxo e popular, apresentando dados atuais sobre o mercado imobiliário em Balneário Camboriú e região.
A condução no evento no primeiro dia foi realizada, com muita descontração e competência pelo presidente da ABMI, Alfredo Freitas, e pelo diretor-executivo Pablo Fabián, contando com a simpática participação de Emanuelly Araújo, diretora de Eventos da ABMI.
No final da tarde, Emanuelly, que é CEO da Jean Karllo Imóveis, associada ABMI de Sete Lagoas (MG), se despediu, sob aplausos, pois no dia seguinte, 22/11, no Tauá Resort & Convention Caeté, em Caeté (MG), seria uma das agraciadas com o prêmio “Mulheres Além das Gerais”, promovido pela Federaminas Mulher, durante o 26º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais.
A premiação reconhece empreendedoras que se destacam em suas cidades e inspiram outras mulheres. Confira imagens no Instagram.
Pratas da casa também dão seu recado
A sexta-feira, 22/11, foi marcada por muito conteúdo de pratas da casa, ou seja, dirigentes de empresas associadas à ABMI, apresentando cases e participando de instigantes painéis sobre temas relevantes para o mercado.
César Gimenez, diretor-comercial de imóveis do Grupo OLX, patrocinador máster da ABMI nos eventos, fez um balanço da parceria estratégica formalizada em julho de 2023 e efetivada a partir do 86º Encontro, realizado em agosto daquele ano, em Belo Horizonte (MG).
Dizendo-se praticamente um filho da ABMI, pois ficou 15 anos na Auxiliadora Predial, associada da entidade em Porto Alegre (RS), onde entrou “sem saber nada de mercado imobiliário”, César apresentou uma série de números que comprovam o sucesso da parceria.
Em seguida, Gustavo Justo (Justo Imóveis e Negócios, São Leopoldo, RS) e Vicente Penter (Imobiliária Muck, Canoas, RS), diretor de Tecnologia da Associação, fizeram uma apresentação sobre recém-lançada plataforma de dados da Associação, já batizada de “Dataimobi” (by ABMI). Ainda em processo de finalização de estrutura, a plataforma vai revelar dados e informações relevantes não só para as empresas associadas, mas para o mercado imobiliário como um todo.
Na sequência, Milton Sordi, engenheiro civil e fundador da Santa Maria Imóveis, associada da ABMI, em Chapecó (SC), apresentou, juntamente com seu filho, Pedro Sordi, o case de incorporação “Legacy Corporate – Inspirado no Futuro”.
O Legacy Corporate é o primeiro empreendimento corporativo da Santa Maria e já faz história. Com 34 pavimentos e 53 mil m² de área construída, o edifício oferece 593 salas comerciais e mais de 550 vagas de estacionamento. Integrado ao Hospital Unimed, atenderá especialmente o setor de saúde, com salas projetadas para o padrão RDC 50/02, ideais para clínicas médicas.
Em apenas três dias após o lançamento, foram vendidas 150 salas, superando a meta inicial de 120 unidades em três meses. Em 90 dias, 583 salas foram comercializadas, restando apenas 10 disponíveis.
Além de encantar os presentes, pelo arrojo e pelo pioneirismo, o case foi aplaudido também por ter sido, na véspera da apresentação no 93º Encontro da ABMI, premiado com o Top de Marketing e Vendas 2024 da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina).
Com o case “Legacy Corporate – Inspirado no Futuro”, Santa Maria foi premiada na categoria Construção Civil. A cerimônia aconteceu na capital catarinense, Florianópolis. Confira imagens e mais informações no Instagram.
Ainda antes do almoço, uma palestra com iniciativas disruptivas mexeu com a cabeça do público e provocou intensos debates.
“Como a tokenização vai fazer do mercado imobiliário o maior negócio de todos os tempos” foi o instigante título da palestra de Andreas Blazoudakis, cofundador e CEO da ‘netspaces’, pioneiro e especialista em inovação disruptiva no mercado de tecnologia de internet móvel, desde o ano 2000. Entre outras iniciativas, Andreas participou da criação de 19 startups, entre elas dois unicórnios: Movile e ifood.
Na parte da tarde, pratas da casa marcaram presença em dois dinâmicos painéis.
O primeiro deles foi um painel de locação que discutiu o shortstay, ou seja, em bom português, “curta estadia”, um tipo de aluguel imobiliário de curta duração, geralmente de alguns dias a seis meses.
Marcelo Dadian, VP Parcerias Estratégicas Relações Setoriais e Institucionais no Grupo OLX, dividiu o palco com dois pratas da casa: Jean Michel Galiano, diretor da Rede Apolar, de Curitiba (PR), que atuou como mediador, e o advogado Jaques Bushatsky, que integra a equipe de apoio a assuntos parlamentares da ABMI.
Outro painel, este totalmente integrado por pratas da casa, veio na sequência e discutiu “o que se pode aprender com o mercado de alto luxo”.
A mediação foi de Tiago Borba (Foco Empreendimentos, Sorriso, MS), tendo como painelistas Diego Rauber (Max Imóveis, Itajaí, SC, associada anfitriã do Encontro) e Teo Granado (CEO da Pedro Granado Imóveis, Maringá, PR).
Para encerrar em grande estilo, Juliano Custodio, fundador e CEO da EQI Investimentos, abordou aspectos relacionados a modelos de gestão e processos, relação e monitoramento de clientes, entre outros assuntos.
Figura emblemática no mercado financeiro, Juliano é formado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua jornada no Banrisul, onde adquiriu paixão pelos investimentos. A palestra foi muito aplaudida e despertou intensas indagações dos presentes.