“A Natureza do Mercado Imobiliário – Empreendedorismo e Gestão” é o título do livro de Daniel Claudino, que terá pré-lançamento em palestra do próprio autor no 84º Encontro da ABMI, evento que acontece na quinta e na sexta-feira (23 e 24/3/23), no Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro.
Daniel Silveira Claudino, mais conhecido como “Claudino”, tem 44 anos e está há 17 no mercado imobiliário. Natural de Fortaleza (CE), iniciou sua vida profissional em Brasília na área de telecomunicações, segundo ele, “no auge da privatização do setor no país”.
Formado em Administração de Empresas, tem especialização em Planejamento e Marketing, Designer de Serviços e Direito e Negócios Imobiliários. Apesar de radicado atualmente em Toronto, no Canadá, tem participado ativamente de projetos de consultoria imobiliária no Brasil, incluindo-se aí a ABMI, que ele aponta como a maior associação no setor no país.
Já disponível em versão digital, o livro “A Natureza do Mercado Imobiliário – Empreendedorismo e Gestão”, que Claudino escreveu com a colaboração de Daniele Rodrigues e Diego Henrique Gama, está sendo lançado pela Literare Books International.
Após a palestra de Claudino, que acontecerá logo no início dos trabalhos, na sexta-feira (24/3/23), quem quiser pode encomendar o livro, o qual será entregue no endereço indicado 15 dias depois
Confira a seguir os principais pontos da entrevista de Daniel Claudino ao site da ABMI.
Quando e como surgiu a ideia do livro?
Surgiu há quase três anos, quando percebi a carência de literatura e periódicos especializados sobre o mercado imobiliário como terceiro setor, ou seja, locação e revenda – terceiros. A maioria dos materiais produzidos era direcionada a estatísticas do segundo setor – transformação. Ou seja, construção civil e, também, sobre Direito Imobiliário. Senti a necessidade de oferecer algo pensado para o setor de serviços e a microeconomia deste segmento.
Por que “A Natureza do Mercado Imobiliário”?
A palavra “natureza” veio como o conjunto de características peculiares do setor. Algo típico que o faz tão diferente dos demais em quase tudo. Isso é tratado no livro desde a sua origem até os modelos de funcionamento tão singulares deste mercado.
Qual a proposta do livro e qual o público que pretende atingir?
A proposta é trazer uma linguagem acessível e esclarecedora para quem já atua no setor; quer atuar ou mesmo é um consumidor ou curioso do tema. A ideia é não se aprofundar em todos os temas, mas apontar caminhos sobre quem empreende neste mercado
Além de sua experiência no mercado, o que mais utilizou para a produção do livro: pesquisas, entrevistas?
Como fontes secundárias, muita leitura em períodos da América do Norte e Europa. Mas o principal insumo foi a contribuição de diversos empreendedores do setor através da técnica de entrevista em profundidade. Foram feitas diversas entrevistas, nem todas aproveitadas para este livro. Haverá uma sequência dele com outros enfoques onde as demais entrevistas serão aproveitadas.
Sua participação recente em projetos de consultoria, como o realizado para ABMI, ajudou em que medida na confecção do livro?
A ABMI me permitiu não apenas enxergar a oportunidade da escrita como acesso a importantes empreendedores do setor que contribuíram para a escrita.
GIldete Queiroz
22 de março de 2023Eu sonhei com isso, e acredito no Claudino e em um mercado promissor e a bola da vez, falta expertise para nós corretores e acredito muito nesse livro quero ser no Espírito Santo em Vitória a ser a felizarda porque ser corretora é um casamento o aprendizado a leitura e estudamos os produtos para sermos assertivos.