Por dois dias (22 e 23/2/22) integrantes da atual e da próxima diretoria da ABMI estiveram reunidos num hotel em São Paulo, para debater o Planejamento Estratégico Gestão 2022-2024.

Foram alinhadas uma série de ações e iniciativas que a Associação pretende desenvolver nos próximos dois e, com a retomada dos eventos presenciais, que acontece em Natal (RN), nos dias 7 e 8 de abril, foram definidos os locais dos tradicionais Encontros ABMI para 2022 e 2023.

Participantes das reuniões para o Planejamento Estratégico Gestão 2022-2024 da ABMI

No 79º Encontro, em Natal, sediado pela Abreu Imóveis, acontecerá a posse da nova diretoria (gestão 2022-2024), que terá como presidente Ricardo Abreu, atual vice-presidente estratégico da ABMI.

Na sequência, ainda em 2022, estão previstos mais dois Encontros ABMI. Um na metade do ano, no Rio de Janeiro, recepcionado pela APSA, empresa do atual presidente, Márcio Schneider. Para fechar o ano, um encontro em Gramado (RS), realizando, segundo o diretor-executivo da ABMI, Pablo Fabian, algo que havia já havia sido imaginado para 2020, mas que foi impossibilitado pela pandemia, que seria reunir os associados e festejar o fim de ano em meio ao Natal Luz, acontecimento tradicional daquela famosa estância turística gaúcha.

Brevemente, serão divulgadas também as datas dos respectivos Encontros. Ou seja, os associados terão um calendário completo dos eventos para melhor se agendar.

Já foram definidos locais para os eventos presenciais no biênio 2022/2024. Brevemente serão definidas as datas

Veja onde serão os Encontros

Para 2023, o primeiro Encontro ABMI do ano está previsto para Pelotas (RS), recepcionado pela associada local Fuhro Souto Imobiliária. Depois, no meio do ano, Uberlândia (MG), sede da Ivan Negócios Imobiliários. Finalizando 2023, São José dos Campos (SP) sediará mais um Encontro ABMI, sob recepção da Nova Freitas Imóveis.

Para Márcio Schneider, presidente atual da ABMI, o planejamento estratégico é importante sob os mais diferentes aspectos para qualquer empresa ou instituição.

“Acho uma ferramenta fundamental. Na ABMI é uma prática que já temos há várias gestões. É importante sempre a diretoria estar revisando o planejamento estratégico. Estamos agora vivendo uma passagem de comando, e é muito importante hoje, até por essa diversidade de ferramentas que foram criadas pela atual gestão, dar continuidade a esse processo, a essas ferramentas todas e a esse novo formato que a ABMI passou a ter. Ou seja, envolvendo já, nesse planejamento estratégico, a nova gestão, para, em conjunto com a gestão anterior, quem estiver chegando possa entender o que motivou esta ou aquela ação.”

Foco no benchmarking

Ao falar sobre sua participação nas reuniões de planejamento estratégico, Ricardo Abreu, o próximo presidente da entidade, disse que já deixou antever que sua proposta de gestão está em estimular os encontros presenciais, algo que a diretoria atual não pôde fazer por conta da pandemia.

Foco no benchmarking propiciado pelos eventos presenciais é diretriz definida durante as reuniões em SP

“A ideia é focar em eventos presenciais, pois acho que ali é o berço da ABMI. Foi ali que a troca de informações, a troca de gentilezas, de conhecimentos, entre um associado e outro, gerou essa ABMI que nós conhecemos, a família ABMI. Então já no primeiro dia em que nos reunimos, focamos em escolher datas e locais para eventos nos dois anos da minha gestão. Os associados já receberão um calendário com os eventos dos próximos dois anos. Tenho uma postura muito forte em termos de focar a atuação da ABMI no benchmarking.”

Pablo Fabian, diretor-executivo da ABMI, lembra que sua atuação dentro da Associação está essencialmente ligada ao planejamento estratégico. Ele chegou à ABMI em 2005, convidado para fazer o primeiro planejamento da Associação, que foi realizado na cidade de Florianópolis (SC).

“A partir daí já fizemos em torno de vinte reedições de planejamento estratégico, seguindo o direcionamento principal da ABMI, a sua essência e a sua vocação como associação. De tanto em tanto a gente faz realinhamento estratégico. Esse é mais um. Estamos no início de uma nova gestão. E como se fora um protocolo fazemos um novo planejamento. Agora teremos o Ricardo Abreu, de Natal, na presidência da ABMI, e ele coordenou os trabalhos”, comentou Pablo ao final dos trabalhos, destacando os caminhos previstos para a nova gestão.

“O futuro presidente conhece a ABMI praticamente desde que ela nasceu, e seu objetivo com certeza será brindar o associado com o que temos de melhor, nosso benchmarking, o espaço para ele trazer seus cases, as discussões, os temas pertinentes, a retomada de discussões pontuais, sobre venda, sobre locação, sobre administração de condomínio, sem esquecer toda a riqueza de outros temas e elementos que estão surgindo. Assim, o planejamento estratégico está nos dando um norte para os próximos dois anos”, concluiu.

Em meio às reuniões sobrou um tempinho para descontraídas visitas a players importantes do mercado

Além da discussão de uma série de temas e ações envolvendo o futuro da entidade, esses dois dias de reunião incluíram visitas a players importantes no mercado imobiliário.

Além dos presidentes atual e futuro da Associação, e do beckoffice da ABMI, participaram das reuniões os diretores Alfredo Freitas, Nova Freitas Imóveis, São José dos Campos-SP (Relações Institucionais); Angelo Frias Neto, Frias Neto Consultoria Imobiliária, Piracicaba-SP (Desempenho Empresarial); Guido Grando Júnior, Rosa Imóveis, Cuiabá-MT (Secretário e Tesoureiro); e Gustavo Justo, Justo Imóveis, São Leopoldo-RS (Comercial). Participaram também Daniel Fuhro Souto, da Fuhro Souto Imobiliária, de Pelotas (RS) e Gonzalo Fernandez, da Fernandez Mera Negócios Imobiliários (SP), que deverão integrar a próxima diretoria.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *