Aconteceu na manhã de 19/6/24, de forma virtual, o 90º Encontro da ABMI, que, entre outras atrações, apresentaou duas palestras tratando de temas relevantes para o mercado imobiliário.

William Vicentini, especialista em fundos imobiliários, garantias locatícias e classificados, mostrou como a qualidade nos anúncios pode impulsionar resultados. Já Elisa Rosenthal, diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, falou sobre diversidade no mercado de imóveis e os bons resultados que dela podem advir.

Desde sua fundação em 1998, a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário se notabilizou, entre outras ações, por realizar em média três encontros presenciais por ano, sempre tendo associadas como anfitriãs em suas respectivas cidades. O último evento presencial, o de número 89, aconteceu em Recife (PE), de 13 a 15 de março último.

Os encontros online surgiram a partir da pandemia de covid e foram incorporados à programação anual da ABMI, ampliando ainda mais a conexão entre a entidade e os dirigentes e colaboradores das empresas associadas. Este 90º Encontro, que será virtual, antecede o próximo presencial que acontecerá em São Paulo, de 20 a 23 de agosto próximo.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o 90º Encontro começou às 9h00 e foi até a metade do dia. A abertura reuniu Pablo Fabian, diretor-executivo da ABMI, presidente Alfredo Freitas e a diretora de Eventos, Emanuelly Araujo.

Para William Vicentini (foto), gerente comercial do Grupo OLX, que fez a palestra “Excelência nos anúncios impulsionando resultados”, não só no que se refere aos classificados, mas em todas as áreas, “a tecnologia vem como uma grande ferramenta para potencializar os efeitos humanos”.

“Nós podemos fazer uma analogia com relação à Fórmula 1, que talvez seja o esporte ou a indústria de maior tecnologia possível. O resultado numa corrida ainda depende da capacidade humana e do talento de um humano, que é o piloto, mas a tecnologia permite que ele chegue mais rápido. A tecnologia nos deixa mais rápidos e mais produtivos, aumentando nossa eficiência”, avalia William.

“A tecnologia – continua o especialista – ajuda o anúncio ser melhor em termos de descrição, mostrando todas as características e detalhes dos imóveis, os diferenciais de cada imóvel, o que tem na região, no entorno desse imóvel, considerando a mobilidade urbana. Ajuda também a produzir boas fotos, que vão criar a percepção de espaço dentro do imóvel, o quão conservado está aquele imóvel. Cada vez mais o anúncio traz mais informações para o consumidor, de tal modo que ele consiga ser mais cirúrgico e se mais rápido na escolha do imóvel dele. Por isso que quanto melhor um anúncio imobiliário, mais no fundo do funil você consegue pegar o cliente, gerar um lead mais qualificado.”

O futuro do mercado imobiliário em termos de publicidade e anúncios, segundo William, está na busca de propiciar cada vez mais melhores experiências para o usuário, com “uma navegação mais fluida, imóveis mais próximos de sua realidade”.

“Hoje ainda temos filtros muito básicos nos portais, onde se procura muito mais classificar os produtos. No entanto, não há nenhuma recomendação baseada no perfil do consumidor. A Netflix, por exemplo, nos recomenda filmes baseado nas nossas preferências. Nós ainda não conseguimos recomendar imóveis baseado nas preferências de consumo de alguém. Ou, o que seria mais interessante ainda, recomendar imóvel baseado na capacidade de renda daquela pessoa. Ou baseado simplesmente onde tal pessoa trabalha, onde o filho dela trabalha, o filho dela estuda ou quer estudar. Tudo isso são informações que não trabalhamos hoje, mas que, com o tempo e com a quantidade de dados que dispomos, talvez consigamos cruzar e fazer recomendações cada vez mais assertivas e gerando uma experiência melhor ao usuário, para facilitar a jornada de compra ou de locação dele”, conclui William.

A segunda palestra do dia foi de Elisa Rosenthal (foto) diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, colunista em diversas mídias, como “Estadão” e “Exame”.  Autora dos livros “Proprietárias” e “Degrau Quebrado”, Elisa é vencedora do prêmio Conecta Imobi 22 e 23, nas categorias “Voz Feminina” e “ESG”.

Com embasamento em dados e exemplos reais, Elisa destacou como a diversidade no mercado imobiliário pode impulsionar o sucesso financeiro das empresas. Foram práticas eficazes para promover a inclusão e equidade, além de explorar os benefícios de uma força de trabalho diversa.

Em meio pitches dos patrocinadores atuais da ABMI, o evento teve ainda apresentação do grupo de WhatsApp “Condomínios”, formado recentemente, para discutir de forma online assuntos relacionados a esse segmento no âmbito da Associação.

No final da live, foi apresentada a agenda dos próximos eventos da Associação, com destaque para o 91º Encontro da ABMI, que terá como empresas anfitriãs a Mirantte Soluções Imobiliárias e a Fernandez Mera Negócios Imobiliários e será realizado de 20 a 23/8/24, no hotel InterContinental, em São Paulo (SP). O 91º Encontro propriamente dito tem inicio no dia 21, ficando o dia 20 para a realização, das 9h às 18h, do 2º Encontro Jurídico da ABMI.

Quem não assistiu ou quiser rever o 90º Encontro da ABMI pode acessar a gravação do evento pelo canal de YouTube da Associação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *