Chega ao final nesta sexta-feira (27/11/20) o 75º Encontro ABMI, evento 100% digital que movimentou por três manhãs, a começar de 24/11, dirigentes e centenas de colaboradores das 50 empresas imobiliárias associadas à entidade em todo o Brasil. De seus locais presenciais de trabalho ou em home-office, eles puderam acompanhar e interagir com especialistas de renome, em meio a cases e palestras, que debateram gestão e inovação, vendas no novo normal e locação na pandemia e o que este segmento do mercado imobiliário pode esperar para 2021.
Diferentemente dos outros dias, nesta sexta-feira o evento começa às 15h30 com saudação do presidente da entidade, Márcio Schneider, apresentação de nova associada, a Rosângela Castro Imobiliária, de Teresina, Piauí, uma live-palestra com três experts em governança e, para finalizar em grande estilo, os tradicionais “Mesa de Boteco” e Happy Our ABMI, pela primeira vez em versão digital, mas trazendo alguns dos ingredientes do chamado “NetLove” que sempre marcou os encontros presenciais da entidade.
Famílias empresárias
A apresentação sobre governança, com início previsto para 16h10, começará com Silvia Pedro, superintendente da FBM Brazil, contextualizando as razões pelas quais a Family Business Network é a maior organização de famílias empresárias do mundo.
Fundada em 1989 em Lausanne, na Suíça, a FBN tem no Brasil o quinto capítulo de maior importância. Com 19 anos de existência, reúne 830 membros, e 180 famílias empresárias associadas. No mundo, a FNB reúne mais de 3.6 mil famílias empresárias, 16 mil membros, sendo 6,4 mil das futuras gerações (NxG), em 33 capítulos que abrangem 65 países.
Na sequência, após a apresentação sobre a FBN, haverá palestra com Renata Barbieri Coutinho e Marcos Caiado, abordando o” contexto das empresas familiares, sua longevidade e a importância do gerenciamento de conflitos”.
Entre uma série de títulos, Renata é mestre em Administração de Empresas pelo IAG PUC/RJ e economista pela PUC-RJ. É associada à Cambridge Family Enterprise Group, consultoria internacional especializada em gestão e governança para empresas familiares, professora do IAG/PUC-Rio de Governança nas Empresas Familiares e coordenadora dos cursos Gestão Estratégica de Empresas Familiares e IAG MBA Management. Atualmente é membro do conselho consultivo de Governança e Compliance da ACRJ e da Associação de Memória Empresarial em SP. Também faz parte do fórum IBGC de empresas familiares no RJ.
Marcos Caiado, por sua vez, é empresário, consultor e professor de pós-graduação na Escola de Negócios da PUC-Rio. É doutorando em Administração de Empresas pela FGV/EAESP. É mestre em Administração de Empresas e em Direito. Possui pós-graduação em Filosofia. Foi conselheiro da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Atualmente possui assento no Conselho de Governança e Compliance na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
E o NetLove está no ar
Mesa de Boteco, com participação restrita a diretores e gestores, começa às 18h, com a mediação de Gonzalo Fernandez, da Fernandez Mera Negócios Imobiliários, empresa associada à ABMI na capital paulista. Em discussão, o “futuro do mercado de imóveis comerciais e corporativos”.
Às 19h, tem início o Happy Our ABMI, em versão online. Com o propósito de manter o espírito de congraçamento que sempre marcou os encontros presenciais da ABMI, o encerramento do evento nesta sexta-feira fará uso da criatividade para manter viva a chama do “Netlove”, expressão cunhada entre os associados para definir a maneira cordial e descontraída que sempre imperou nos encontros presenciais da entidade país afora.
Para tanto, as imobiliárias associadas receberam um kit composto de alguns apetrechos que serão usados para dar um ar presencial ao final do evento. Em meio a camisetas, canecas com a inscrição “NetLove”, o kit idealizado por Pablo Fabián, diretor-executivo da entidade, traz toalhas de mesa em xadrez vermelho e branco, além de um jornal em estilo vintage, o Conexão ABMI, que deverá ser a partir do ano que vem ser título do informativo eletrônico da entidade.
“Os kits foram enviados via correio e servirão para ornar as mesas dos associados em suas empresas, criando, na hora do brinde e das brincadeiras de fim de evento, um clima mais caloroso, de modo a compensar esse distanciamento forçado a que estamos obrigados por conta da pandemia”, explica Pablo.
A seguir, confira imagens que comprovam a intensa participação das empresas no evento. Você pode também baixar por aqui a edição vintage de Conexão ABMI. E nos links abaixo é possível ver ou rever em vídeo a íntegra do que rolou no evento nos últimos três dias.