Fonte: newsletter do Imobi Report

20/2/24

Ricardo Abreu, presidente da ABMI, foi uma das lideranças de entidades a se manifestar no destaque da newsletter do Imobi Report desta terça-feira (20/2/24), lamentando o falecimento de Abilio Diniz e exaltando o seu legado para o empreendedorismo nacional. Confira

Ícone do empreendedorismo brasileiro deixa legado para o imobiliário

Abilio Diniz, o mais importante empresário brasileiro no varejo global, morreu neste domingo (18) aos 87 anos. Após se reinventar dezenas de vezes ao longo da carreira, ele deixa um forte legado a todos que empreendem no Brasil – inclusive, aos personagens do mercado imobiliário, um segmento de base empreendedora por natureza.

Com mais de 80 anos e um “tombo” recente após a briga corporativa com Jean-Charles Naouri, controlador do Casino, muitos imaginaram que era a hora de colocar o pé no freio. No entanto, Diniz manteve firme a rotina de trabalho e negócios, além do cuidado admirável com exercícios, alimentação e bem-estar, um dos muitos ensinamentos que deixou.

Após vender o Pão de Açúcar, Diniz teve uma segunda chance do outro lado do balcão. Por meio da family office Península Participações, ele comprou uma fatia de 10% do Carrefour e investiu nos mais variados setores, entre eles, o imobiliário.

Foi quase uma volta ao passado, já que uma das primeiras experiências de Diniz como empreendedor foi a construção de um pequeno prédio de oito apartamentos na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo. No térreo, ele abriu uma doceria e a batizou “Pão de Açúcar”. O resto é história.

Entidades do setor lamentaram a sua morte

“Diniz foi um empresário e grande brasileiro, cuja contribuição com a nossa sociedade permanecerá na memória de todos”, disse o CRECI-SP, em nota.

Para Ricardo Abreu, presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI), Abilio Diniz “foi e continuará sendo um exemplo de empresário para o Brasil. Alguém determinado, focado e obstinado em construir um legado não só para a família, mas um legado empresarial que teve como seu pilar mais forte o trabalho duro e o empreendedorismo”.

E o legado, afinal? O próprio deu a letra: arregace as mangas e faça acontecer. “Pensar no que eu vou deixar? Eu não vou ver, nem nada. Eu quero saber o que estou dando agora. A minha preocupação sempre foi a de buscar, em vida, ser uma pessoa feliz, que pratica o bem e que compartilha conhecimento”, disse Diniz em seu programa na CNN Brasil, que foi ao ar em dezembro de 2023.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *