De 13 a 16 de agosto de 2025, Santo André, no coração do ABC Paulista, se transformou no epicentro do mercado imobiliário nacional com a realização do 96º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI). Com o tema “Treinar para crescer, capacitar para liderar”, o evento reuniu um público recorde de 250 participantes, entre dirigentes e colaboradores de empresas associadas, em uma programação intensa e inspiradora.

Quinta-feira (14) e sexta-feira (15), no Espaço Win, em Santo André, foram dias dedicados ao conteúdo técnico e estratégico. E já o primeiro dia, 14 de agosto, mostrou que o Encontro veio para marcar época, com palestras provocadoras, homenagens emocionantes e cases inspiradores,

Nilson Ferreira, CEO e fundador da associada anfitriã, a Guaíra, e Fabiana Ferreira, diretora admnistrativo financeira da empresa, na abertura do evento

A abertura oficial do conteúdo foi feita pelo presidente da ABMI, Alfredo Freitas, e pelo anfitrião Nilson Ferreira, CEO da Guaíra Negócios Imobiliários. Com muita leveza e competência, as apresentações voltadas ao conteúdo foram mais uma vez conduzidas pelo presidente Alfredo, pelo diretor-executivo, Pablo Fabián, e pela diretora de Eventos da ABMI, Emanuelly Araújo.

Alfredo Freitas, Pablo Fabián e Emanuelly Araújo conduziram o evento com leveza e bom-humor

Um dos destaques da manhã foi a apresentação da missão empresarial “Beiras: o novo Portugal imobiliário, histórias e gastronomia 2025”, conduzida por Adriana Magalhães, diretora de Missões Empresariais da ABMI, e Carlos Alberto Lopes, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

Adrina Magalhães e Carlos Alberto Lopes reforçaram o convite para a missão empresarial “Beiras: o novo Portugal imobiliário, histórias e gastronomia 2025”

A missão, que ocorrerá de 10 a 18 de outubro, levará empresários brasileiros à Região das Beiras, em Portugal, considerada uma nova fronteira de investimentos imobiliários. Adriana destacou a importância da iniciativa para ampliar horizontes e fortalecer parcerias internacionais, enquanto Carlos Alberto ressaltou o potencial da região para trocas de experiências e desenvolvimento de negócios. Ambos reforçaram o convite para novas adesões à missão, que ainda tem vagas disponíveis.

Em momento de grande emoção, foi feita, posteriormente, a entrega 3ª edição da Comenda José Flávio Rebello Jancowski, láurea que leva o nome de um associado de Itu (SP), que foi um dos fundadores e uma das personalidades mais icônicas da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, falecido em 4/6/21.

Roberto Borghette, Ricardo Abreu, Joaquim Ribeiro, o homenageado, Nilson Ferreira e Alfredo Freitas

A última edição da Comenda aconteceu de 14/3/24, no 89º Encontro da ABMI, realizado em Recife (PE), quando foram homenageados cinco ex-presidentes da entidade. Nesta 3ª edição foram homenageados Joaquim Ribeiro, CEO de fundador da Imobiliária Redentora, de São José dos Rio Preto (SP), e Luiz Henrique Fuhro Souto, CEO da Fuhro Souto Imobiliária, associada ABMI em Pelotas (RS).

Ricardo Abreu e Henrique Fuhro Souto, que também foi agraciado com a Comenda José Flávio Rebello Jancowski

No palco para as homenagens, Ricardo Abreu, ex-presidente da ABMI, idealizador da honraria, cuja 1ª edição aconteceu em 15/9/22, durante o 82º Encontro, em São José dos Campos (SP), e Roberto Borghette de Melo, CEO da Toca Imóveis, de Marília (SP), e um dos fundadores, lado de Joaquim Ribeiro, em 1998, da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário

A primeira palestra do dia foi conduzida por Igor Schultz, sócio da Flow Executive Finders, que trouxe uma abordagem provocadora sobre capacitação e liderança. Igor destacou a importância de classificar corretamente os dados, separando indicadores relevantes dos chamados “números do patrocínio”, e defendeu maior transparência na comunicação institucional. Também abordou o equilíbrio entre informações internas e externas, e apresentou a “cultura Miranda”, inspirada na cidade pantaneira de Mato Grosso do Sul, como exemplo de práticas organizacionais sustentáveis e integradas ao ambiente.

Igor Schultz apresentou uma abordagem provocadora sobre capacitação e liderança

Na sequência, Valter Patriani, fundador da Construtora Patriani, prendeu a atenção do público com uma palestra inspiradora e pragmática.

Patriani defendeu que o sucesso no setor imobiliário está diretamente ligado à capacidade de antecipar tendências e executar com excelência. Destacou diferenciais como tecnologia embarcada, soluções sustentáveis e atenção aos detalhes de projeto e acabamento.

Valter Patriani, fundador da Construtora Patriani: a importância de uma postura inquieta e comprometida com a entrega de valor real ao cliente

Ao compartilhar cases da Patriani, evidenciou como a busca constante por inovação tem sido o motor de crescimento da empresa. Também abordou os desafios enfrentados pelo setor, como burocracias e mudanças regulatórias, e reforçou a importância de uma postura inquieta e comprometida com a entrega de valor real ao cliente.

Representando a força da ABMI na região Norte, Grauben Lauschner, CEO da Lauschner Negócios Imobiliários (AM), apresentou o case “Uma história que fez a diferença”, compartilhando experiências transformadoras que têm gerado impacto direto nas operações da empresa.

Grauben Lauschner, CEO da Lauschner Negócios Imobiliários (AM), apresentou o case “Uma história que fez a diferença

O ponto principal da apresentação foi a abordagem sobre a inversão do funil de vendas, estratégia que prioriza o relacionamento, a confiança e o atendimento humanizado em todas as etapas do processo comercial, colocando o cliente no centro da estratégia.

Grauben também destacou sua atuação no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, evidenciando como a Lauschner tem se posicionado de forma inovadora e sensível às necessidades da população de menor renda. Segundo ela, é fundamental compreender o perfil dos clientes desse segmento e propor soluções personalizadas, que valorizem não apenas o imóvel, mas também o papel social e econômico do corretor de imóveis.

“Os Mentalistas” – Beto Parro e Rafa Moritz – encerraram o primeiro dia de conteúdo com uma abordagem interativa e bem-humorada sobre comportamento humano e liderança

A empresária ressaltou que, mesmo diante de desafios econômicos e regulatórios, é possível entregar valor real ao cliente por meio de práticas responsáveis, atendimento qualificado e visão estratégica.

Ao final de sua apresentação, Grauben reforçou a importância da constante adaptação dos profissionais às mudanças do mercado e às novas tecnologias, e destacou o papel dos encontros da ABMI como espaços fundamentais para a troca de experiências, fortalecimento da rede de negócios e construção de um mercado imobiliário mais justo, inovador e conectado às demandas sociais.

Encerrando o dia com leveza e profundidade, a apresentação de “Os Mentalistas” – Beto Parro e Rafa Moritz – trouxe uma abordagem interativa e bem-humorada sobre comportamento humano e liderança. Psicólogos e especialistas em mentalismo, a dupla envolveu o público em testes práticos e reflexões sobre percepção, influência e tomada de decisão.

Encontro no ABC Paulista reuniu público recorde em eventos presenciais da ABMI: 250 pessoas, entre dirigentes e colaboradores de associadas da entidade

Com exemplos do cotidiano e participação ativa da plateia, estimularam reflexões sobre como o ambiente e as escolhas moldam atitudes e transformam grupos.

“O primeiro dia de conteúdo do 96º Encontro da ABMI foi marcado por trocas ricas, aprendizados profundos e conexões estratégicas. Um verdadeiro laboratório de ideias e práticas que reafirma o papel da ABMI como protagonista na capacitação e transformação do mercado imobiliário brasileiro”, resumiu o presidente da ABMI, Alfredo Freitas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *