A Mirantte Soluções Imobiliárias, fundada em 1985, é uma empresa que se define como “especialista” em zona norte da capital paulista. No entanto, a segunda empresa associada à ABMI na cidade de São Paulo possui seis agências ao todo e se destaca também por sua presença marcante no âmbito internacional, notadamente em Miami, na Flórida (EUA), e cidade do Porto, em Portugal.

“Sempre falo que nunca imaginei ir para a Flórida nem para Portugal. O mercado imobiliário me levou”, afirma Luiz Carlos Kechichian, advogado e corretor de imóveis, fundador e atual CEO da Mirantte.

“Para quem se lembra um pouquinho, em 2010, aconteceu o boom do mercado imobiliário na Flórida, no qual os imóveis estavam sendo devolvidos aos bancos e os imóveis caíram muito de preço. Aí meus clientes começaram a me perguntar: ‘Luís, tem como a gente comprar imóveis na Flórida? Tem como você nos assessorar?” Fomos então para Flórida montamos uma parceria, que deu muito certo”, relembra.

Superação e confiança

Segundo ele, um dos fatores do sucesso na empreitada internacional foi a disposição de ir além das expectativas e de inspirar confiança.

“Eu sempre pensei: não quero ser só um corretor de imóveis mostrando imóvel. Na Flórida, montamos uma estrutura, literalmente, cuidando da cidadania, abertura de empresa, envio de capitais, financiamento do imóvel, decoração do imóvel, locação do imóvel. Os contratos vinham em inglês e eu até brincava: ‘la garantia soy yo. Se alguma coisa acontecer, fala comigo’. Há clientes meus que têm casa na Flórida, nunca foram à Flórida, e pura e simplesmente confiam na Mirantte.”

Segundo Luiz, com Portugal, tudo se deu de maneira semelhante, só que em 2018.

“A ida Portugal foi a mesma coisa. Há quatro anos, todo mundo queria comprar imóvel em Portugal. O que fizemos? Repetimos o case de sucesso da Flórida em Portugal. E de novo cuidamos da cidadania, cuidamos do financiamento, do envio de dinheiro. Ou seja, fazemos o projeto de ponta a ponta. Temos uma filial na cidade do Porto, mas só para cuidar disso.”

O ‘vírus’ da corretagem

A história de Luiz Carlos Kechichian no mercado imobiliário começou em 1980, quando ele cursava a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e um colega o convidou a ser corretor de imóveis.

“Eu não preciso dizer para quem é do ramo. Quem é da profissão sabe que isso aqui é um vírus que entra e nunca mais sai. Me apaixonei, sendo corretor de imóveis. Larguei Análise de Sistemas de lado e a partir daí literalmente passei trabalhar no mercado imobiliário. Depois disso fiz advocacia, sou formado em Direito, mas aí já condicionado a ser um corretor de imóveis um pouquinho mais preparado”, comenta Luiz, lembrando o que motivou o nome Mirantte, com dois “t”.

Luiz Carlos Kechichian, CEO e fundador da Mirantte: profissão de corretor é um vírus que entra e nunca sai

“Em 1985, montei a Mirantte. À época, na frente do Mirante do Jardim São Paulo (bairro da zona norte da capital paulista), daí o nome da imobiliária. E as pessoas perguntam: por que tem dois ‘t’? Porque tentei patentear a palavra “mirante”, não consegui com um ‘t’ só, e aí com dois ‘t’ deu certo. Então, num sobrado no número 552 da Rua Condessa Siciliano, nasceu a Mirantte. Temos atualmente seis agências espalhadas pela zona norte. E eu falo que é um guarda-chuva. São soluções do mercado imobiliário. Não fazemos só compra e venda. Mas também consórcios, seguros, administração de condomínio e imóveis. Ou seja, fazemos o mercado imobiliário de ponta a ponta.”

Especialista em zona norte

“A Mirantte é especialista em zona norte. Faço questão de falar isso porque é dentro dessa região que a gente espalhou nossas seis agências: Ou seja, literalmente não tem uma rua na zona norte de São Paulo que não tenha uma placa da Mirantte. Gostamos deste título: ‘a especialista em zona norte’.”

A matriz da Mirantte fica atualmente na Rua Francisca Julia, e a respeito dela, Luiz tem uma lembrança interessante, que remonta a 1990, quando o Plano Collor, lançado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, congelou 80% de todos os depósitos das contas correntes e cadernetas de poupança que tivessem mais de 50 mil cruzeiros (algo em torno de R$ 8 mil hoje).

“Na oportunidade, o congelamento de nossos valores nos pegou no meio da construção da nossa matriz, que hoje é na Rua Francisca Júlia, 75. E eu não esqueço. O piso de granito e de mármore do térreo, eu troquei, na época, por um Opala preto, de quatro portas. Porque literalmente deixaram a gente sem dinheiro.”

Reencontrando parceiros na ABMI

Em 40 anos de corretagem, Luiz diz ter muito orgulho de ter participado ativamente de entidades como o Creci-SP e Secovi-SP.

Com a associação da Mirantte à ABMI, que aconteceu recentemente, Luiz afirma ter reencontrado grandes amigos e parceiros na atividade imobiliária.

“A ABMI é uma entidade muito séria, com representação em todo o Brasil. Entre as pessoas que dela fazem parte, a grande maioria, são meus amigos. Tenho grande prazer em falar que são amigos de verdade e parceiros fiéis”, frisa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *