No início da noite de 17/9/20, aconteceu mais uma edição da ABMI Digital Live. Voltada especialmente aos associados e seus colaboradores, a live teve como tema o PIX, novo sistema de pagamento do Banco Central, que deve começar a funcionar efetivamente em meados de novembro, mas terá cadastramento aberto em 5 de outubro.

Quem tratou do assunto é Alessandro Raposo, graduado em Ciências da Computação, com especializações em Administração, Planejamento Estratégico, Liderança e Gestão de Empreendimentos.

Com quase três décadas de experiência em setores financeiros e de meios de pagamento, Raposo buscou esclarecer aos associados da ABMI o que é o PIX, para que serve, como funcionará, suas diversas formas de uso e o impacto que ele deverá trazer à sociedade e às empresas, notadamente as que integram o mercado imobiliário.

Tal como o dinheiro vivo, os cartões, TED, DOC e boleto, entre outros, o PIX será mais um meio de pagamento. Criado pelo Banco Central, o PIX deverá mudar substancialmente hábitos de consumo nas relações comerciais, pois, segundo Raposo, nasce com o propósito de ser mais eficiente do que os instrumentos atuais.

Entre as expectativas sobre o novo meio de pagamento, está a de que o PIX poderá vir a significar o fim de instrumentos como DOC e TED, pois, conforme vem sendo prometido pelo BC, funcionará 24 horas por dia e sete dias por semana, podendo a operação financeira ser efetuada em segundos.

Hoje, quando se faz um DOC, exemplifica Raposo, é preciso esperar até o dia seguinte para que ele seja compensado. Uma TED, embora possa ser feita em minutos, tem o inconveniente de só poder ser realizada em dias e horários comerciais. Sem contar que são instrumentos com um custo bastante elevado.

Entre as empresas associadas à ABMI, um dos impactos virá por conta da opção pela substituição ou não do boleto bancário, instrumento de cobrança bastante utilizado entre imobiliárias, locatários, proprietários e condomínios. Em sua apresentação, Raposo pretende expor os detalhes que envolvem o novo meio de pagando, bem como abrir espaço para debate sobre os desafios que também acompanham o PIX.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *