Com inspiração no Museu do Amanhã, um dos ícones da Cidade Maravilhosa, a entidade reúne empresas associadas, para debater temas de alta relevância para a atualidade e o futuro do mercado imobiliário, no 84º Encontro da ABMI, evento presencial que acontece de 22 a 24/3/23, no Hilton Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro.
Os dias 23 e 24, sempre a partir das 9h, serão de muito conteúdo, com palestras e painéis, intercalados por apresentações curtas de parceiros da ABMI.
Os temas abordados vão de panorama do mercado imobiliário em termos de lançamentos e novidades para o investidor, empreendedorismo, associativismo, ampliação da relação do segmento de imóveis com o setor financeiro, tokenização de ativos, discussão sobre questões jurídicas, a questões que envolvem o dia a dia das empresas associadas, como vistoria, distrato, manutenção preventiva na área de locação, design de comunicação e comunicação não-violenta, além de outros assuntos que podem surgir em meio aos debates.
“Estamos felizes por podermos realizar mais um Encontro da ABMI no Rio de Janeiro. Que seja mais um passo na direção da melhoria contínua por meio do aprendizado, com a troca de experiências entre todos os associados e de novos conteúdos. É sempre muito bom receber os amigos em casa”, afirma o arquiteto Márcio Schneider, presidente do Conselho de Administração do Grupo APSA, associada da ABMI na cidade do Rio, que será anfitriã do 84º Encontro. O dia 22 será reservado para que os participantes do evento, aproximadamente 150 pessoas, visitem a empresa-anfitriã.
Presidente da ABMI até abril de 2022, Márcio Schneider continua a integrar a diretoria da entidade, atualmente como diretor de Planejamento e Desenvolvimento. Na sua gestão, por conta da pandemia de Covid, a ABMI passou a realizar os encontros também de forma digital. Desde o ano passado, intercala eventos online e presenciais em seu calendário. O último evento digital, o 83º Encontro pode ser visto pelo canal de YouTube da ABMI.
Com origem na Auxiliadora Predial, representante da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário em Porto Alegre (RS), a APSA tem uma história de pioneirismo que remonta ao ano de 1927, quando o imigrante alemão Carlos Henrique Schneider, pai de Ronald Schneider, ex-presidente da ABMI e recém-empossado presidente do Conselho, chegou ao Brasil em busca de uma vida melhor daquela que levava em seu país, que ainda sofria os efeitos da 1ª Guerra Mundial.
No dia 23/3/23, quinta-feira, após as boas-vindas do presidente da ABMI, Ricardo Abreu, e de Márcio Schneider, falando pela empresa-anfitriã, o evento começa com Alice Santos, head de Tecnologia e Dados na Agência Cupola, consultora de imobiliárias, que, entre outros trabalhos, tem atuado no desenvolvimento de produtos para o mercado imobiliário desde 2019.
Das 9h30 às 10h30, ela falará sobre indicadores relevantes para 2023, abordando o passo a passo para que uma imobiliária seja guiada por dados, mostrando o que há no mercado em termos de ferramentas e análises.
A segunda palestra deste dia será desse dia será de Jaqueline Trinta, sócia-fundadora da TRIM Desenvolvedora da Negócios, que, entre outras qualificações tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Negócios Imobiliários da Construção, aborda a unificação de conceitos financeiros, buscando desmistificar pontos básicos desse mercado e mostrando com se dá sua relação com o mercado financeiro.
Jaqueline também comentará algumas mudanças estão amadurecendo nesta área, como tokenização de ativos, o real digital e questões de open finance.
Na parte da tarde, a partir das 14h, Claudio Hermolin, atual presidente do Sinduscon-RJ, traçará um panorama em termos numéricos do mercado imobiliário nacional, destacando entre outros aspectos, as novidades na área de lançamentos voltadas para os investidores.
Com 29 anos de mercado imobiliário, a terceira geração da família a atuar no ramo, Claudio Hermolin é também vice-presidente da Ademi-RJ e vice-presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Foi recentemente vice-presidente do Secovi-SP.
Análise e tendências de mercado é o mote da palestra de Fred Alecrim, empreendedor e escritor – autor de quatro livros –, que fará a penúltima palestra do dia. Estudioso de empreendedorismo e gestão de negócios, tanto do mercado nacional como do internacional, é ávido observador e pesquisador incansável de novas tendências.
Formado em Administração, seus primeiros negócios foram nos ramos de perfumaria, construção civil e intercâmbio cultural. Em sua opinião, o empreendedor brasileiro “sabe como ninguém fazer mais com menos e se virar em tempos difíceis”.
Mas, segundo ele, “pode evoluir em coleta e análise de dados para tomada de decisão e melhoria de processos, como também abrir mais a mente para o novo e investir mais em pessoas”.
A última palestra do dia, ficará a cargo da advogada e empresária Denise Vieira, que é sócia-consultora da Agência Cupola e atua há cerca de 20 anos no mercado imobiliário.
Cofundadora da Imobiliária Terraz, em Florianópolis (SC), Denise falará sobre temas que são muito importantes para o mercado de locação imobiliária, ou seja, vistoria, distrato e manutenção preventiva. Tudo isso entremeado de dicas sobre comunicação não-violenta (CNV).
Na sexta-feira, dia 24/3/23, após a abertura feita a partir das 9h pelo representante da empresa-anfitriã, Márcio Schneider, a palavra fica com Daniel Silveira Claudino, mais conhecido como Claudino, que, apesar de radicado em Toronto, no Canadá, mantém forte trabalho de consultoria na área imobiliária no Brasil, incluindo-se aí a ABMI.
Com 17 anos de experiência na área, Claudino falará sobre “A Natureza do Mercado Imobiliário – Empreendedorismo e Gestão”, livro que escreveu com a colaboração de Daniele Rodrigues e Diego Henrique Gama, que está sendo lançado pela Literare Books International.
Sucessão em empresas familiares é o tema que será debatido em painel coordenado por Adriana Magalhães, diretora de Eventos, e Pablo Fabián, diretor-executivo da ABMI.
Dirigentes de cinco associadas (da esq. para dir. na foto) da ABMI falarão sobre como o processo de sucessão vem sendo conduzido em suas respectivas empresas: Caroline Abreu (Abreu Imóveis, Natal-RN), Fernando Schneider (APSA, Rio de Janeiro-RJ), Guilherme Cury (Concreto Imóveis, Bauru-SP), Rodrigo Manteuffel Alves da Silva (Anagê Imóveis, Joinville-SC) e Thiago Formolo Dala Vecchia (Prolar, Caxias do Sul-RS).
A terceira atração do dia ficará a cargo do diretor-executivo da ABMI, Pablo Alejandro Fabián, que abordará o tema “Design da Comunicação – A Comunicação como ferramenta fundamental para Relacionamento”.
Professor de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, gestor estratégico e criador da página “Motivo de Sobra”, no YouTube, Pablo quer trazer reflexões sobre os cuidados básicos na hora de se comunicar, mostrando equívocos que podem atrapalhar os negócios nas empresas e na vida profissional.
Após o almoço, a partir das 14h, acontece um painel jurídico que vai discutir novidades na legislação e questões legais que afetam o dia a dia das imobiliárias. A coordenação estará a cargo de Claudino Daniel.
Para apresentar e debater os assuntos, Daniel Fuhro Souto, advogado, empresário e diretor-jurídico da ABMI, e Rubens Carmo Elias Filho, mestre e doutor em Direito Civil pela PUC/SP, entre outras qualificações, e advogado com mais de 25 anos de experiência na área imobiliária.
Lançamentos imobiliários, panorama e inovações neste segmento, será a última palestra do dia. Quem vai apresentá-la é Pedro Fernandes, sócio e CEO do Grupo Beiramar, representante da ABMI em Brasília (DF).
Pedro, que já foi presidente da ABMI e hoje é integrante do Conselho, é ainda fundador e CEO da BRM Asset, conselheiro da Boa Safra Sementes e sócio na Ace Startups CO. Possui MBA em Administração de Empresas pela FDC – Fundação Dom Cabral.
Antes da palestra de Pedro, serão apresentadas mais quatro novas empresas associadas à ABMI. Com isso a ABMI passa a ter 59 empresas Brasil afora.
Na foto, da esquerda para a direita, confira quem falará pelas novas associadas: Arbix Imóveis, de Americana (SP), que será representada por Lourival J. T. Arbix (CEO), Márcio Arbix (diretor-comercial e jurídico) e Milena Arbix Polido (diretora-administrativa e criativa); Lokatell Imóveis, de Cascavel (PR), representada pela diretora Fátima Regina Ferreira Canto Botelho; Perez Imóveis, de Campo Grande (MS), representada por Renato Hotta Perez (diretor-executivo) e Vivenda Imóveis, de Itaúna (MG), que será representada no evento por Thais Gonçalves de Souza Oliveira (sócia-proprietária).