Engenheiro civil formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Guilherme Lapo fundou com Giuliano Tognetti a RExperts, uma empresa de consultoria e educação focada no segmento de Real Estate, expressão inglesa que, ao pé da letra, significa “propriedade real” e, num sentido amplo está relacionada a tudo que diz respeito ao mercado imobiliário.

Juntamente com Giuliano, Guilherme escreveu “Real Estate no Brasil – Um Guia Completo para Investimentos Imobiliários”, obra de 520 páginas muito celebrada por profissionais e especialistas que atuam no setor. Na terça-feira (23/3/21), Guilherme fará a palestra de abertura do 76º Encontro ABMI, a segunda edição na história da entidade em versão 100% digital, que vai até 25 de março.

Por conta da pandemia do coronavírus, em novembro passado, a ABMI realizou de forma online o 75º Encontro. Como da primeira vez, mas mais aprimorado, o evento vai procurar ao máximo se aproximar das sensações proporcionadas pelos tradicionais encontros presenciais da entidade.

Guilherme Lapo, um dos autores de Real Estate no Brasil

Em vez de ser realizado presencialmente na cidade de uma das empresas afiliadas à entidade, o evento acontecerá na sede de cada um dos associados, o que permitirá que os colaboradores das empresas também participem do evento ao lado de seus respectivos dirigentes, com muito conteúdo e o tradicional “Netlove” da ABMI.

Hora de investir

A palestra de Guilherme Lapo, como não poderia deixar de ser, versará sobre o imóvel como investimento.

“Estamos num momento muito bom para investir em imóveis. O advento de uma taxa de juros baixíssima, como nunca vimos, com certeza contribui, porque o mercado de renda fixa está menos atrativo para os investidores”, afirma Guilherme, ressaltando que há um outro lado da moeda, que é a inflação motivada por um mercado de construção civil muito aquecido e elevação de preços de vários insumos.

A pandemia, segundo Guilherme, no que se refere especificamente ao segmento residencial, “contribuiu bastante para as pessoas quererem aumentar a qualidade de seus imóveis. Tivemos um boom muito grande no setor de loteamentos, com as pessoas querendo migrar de apartamentos para casas, querendo sair das cidades. Em São Paulo, por exemplo, muita gente se mudou para o interior ou para o Litoral. Observamos que o estoque de imóveis que havia de veraneio, de segunda residência, muitas vezes secaram em várias cidades, o que contribuiu também para que os preços subissem muito”.

“Materiais de construção – continua Guilherme – também subiram, porque as lojas venderam demais, porque as pessoas estavam frequentando mais as próprias casas e queriam fazer reformas. A pandemia foi positiva no setor residencial para muitas empresas, que estavam com estoques e conseguiram vendê-los. Porém, para outros segmentos do mercado imobiliário, que, não podemos esquecer é muito amplo, não ocorreu o mesmo”, avalia, mencionando o setor de varejo, lojas de rua, shopping centers e hotéis, entre outros tipos de empreendimentos, “que passaram e estão passando ainda por um momento complicadíssimo”.

Sobre o livro do qual é co-autor, Guilherme lembrou que a ideia surgiu “nos primórdios” do RExperts, em 2015, “quando nós, que já tínhamos alguma experiência trabalhando no setor, começamos a perceber o gap de conhecimento entre os investidores grandes e profissionais em relação aos pequenos e médios empreendedores imobiliários no Brasil”.

Basicamente, resume Guilherme, a mesma filosofia que norteava a RExperts foi usada na elaboração do livro, ou seja, “diminuir essa diferença de conhecimento e fazer com que o nosso mercado imobiliário como um todo fosse mais sofisticado”.

A apresentação de Guilherme está prevista para as 9h45 de terça-feira. Na sequência, serão abordados três temas que foram escolhidos por meio de enquetes realizadas junto às empresas associadas.

Técnicas de pré-venda

Aline Silveira, head de Vendas da Imobiliária Muck (Canoas-RS)

Às 10h40, Aline Silveira, head de Vendas da Imobiliária Muck (Canoas-RS), que, entre outras qualificações, possui mais de dez anos de experiência nas áreas de inteligência e estratégia comerciais, vai falar sobre técnicas de pré-venda.

“Quero mostrar como alcançar taxas de vendas superiores às taxas praticadas pelo mercado, aplicando metodologia e fazendo a gestão do seu funil de vendas. A proposta é falar sobre o conceito de pré-vendas e demonstrar toda a questão de previsibilidade, dos ganhos com a operação de pré-vendas, além de contar o que construímos a partir de 2020 na Imobiliária Muck”, antecipa Aline.

Soluções para o dia a dia

Fabrício D’Angelo, da Prospect Gestão e Performance

Às 11h, Fabrício D’Angelo, product owner na Prospect Gestão e Performance (PGP) fará um treinamento sobre ferramentas para o dia a dia.

“Na prática, a tecnologia vem para nos ajudar, mas há muita coisa disponível e ninguém sabe por onde começar e para que serve. A principal dor que identifiquei é para que  serve esta ou aquela ferramenta. A intenção, como já fiz em uma série de imobiliárias, é indicar algumas ferramentas e aprofundar um pouquinho sobre algumas delas. Com certeza, o conhecimento e a aplicação dessas ferramentas a maioria delas disponíveis gratuitamente na internet, pode aumentar bastante a produtividade de quem as utiliza”, diz exemplificando com algumas delas, como WordPress, que funciona para edição de sites; Mojo, Canvas e Photopea, para edição de imagens e vídeos, entre dezenas de outras opções.

Relacionamento com incorporadoras

Armando Nogueira, da Nogueira Corretores de Imóveis, Recife (PE)

“Estratégia de relacionamento com incorporadoras” é o tema da apresentação final do dia, a partir das 11h15, que ficará a cargo de Armando Nogueira, CEO, idealizador e fundador Nogueira Corretores de Imóveis, sediada em Recife (PE), que ocupa há cerca de quatro anos a liderança do mercado imobiliário regional.

Presente em praticamente todas as áreas do segmento, a Nogueira acumula vários cases de sucesso, sendo a primeira em comercialização dos produtos das maiores incorporadoras pernambucanas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *