Sob o slogan “liderança e gestão, no coração da metrópole”, a ABMI reunirá renomadas imobiliárias de todo o país para debater a importância das pessoas e das estratégias na condução das empresas, bem como temas essenciais para o mercado de imóveis.
Palestras e painéis sobre as melhores práticas em vendas, locação e parcerias, cases de sucesso e a tradicional troca de experiências que marca os eventos da entidade movimentarão o 91º Encontro da ABMI, evento exclusivo para dirigentes e empresas associadas e seus colaboradores, que acontece de 20 a 23/8/24, num palco mais do que apropriado para se falar de inovação e benchmarking, a capital paulista.
Com palestrantes de nível internacional, como o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nobrega, o 91º Encontro da ABMI será realizado no hotel InterContinental, com abertura, a partir das 9h do dia 21/8/24, feita pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, que confirmou presença e, por meio de um vídeo, saudou os associados da entidade e adiantou que, representando o governo paulista, mostrará algumas ações do Executivo estadual que impulsionam o desenvolvimento da economia e, em especial, do mercado imobiliário.
Na véspera da abertura do 91º Encontro, propriamente dito, acontece, também no hotel InterContinental, o 2º Encontro Jurídico da ABMI, que, das 9h às 18h, reunirá advogados e outros operadores do Direito não só das empresas ligadas à Associação, mas também de outras entidades do mercado imobiliário, para, em meio a palestras de magistrados e outras personalidades do mundo jurídico, discutir garantias locatícias, condomínios e alienação fiduciária, imobiliárias e loteamentos, revisão do Código Civil, entre outros.
No dia 20/8/24, paralelamente ao Encontro Jurídico, associados e colaboradores farão visita técnica a uma das empresas anfitriãs do 91º Encontro da ABMI, à sede Mirantte Soluções Imobiliárias, na zona norte da capital.
Pela segunda vez na história dos Encontros da ABMI – a primeira foi em Gramado (RS), no 87º Encontro –, o evento presencial terá duas empresas anfitriãs. Ao contrário de Gramado, que reuniu associadas de cidades diferentes, o Encontro na capital paulistana terá como anfitriãs a Fernandez Mera Negócios Imobiliários e a Mirantte Soluções Imobiliárias, respectivamente, empresas da zona sul e da zona norte de São Paulo.
O evento é exclusivo para dirigentes e colaboradores de empresas associadas, mas aberto à imprensa, bastando para tanto buscar credenciamento com a assessoria de imprensa da ABMI.
Um dos pontos altos do 91º Encontro é a palestra de Maílson da Nóbrega, que abordará questões relacionadas ao cenário econômico do país.
Ministro da Fazenda de 1988 a 1990, o economista Maílson da Nobrega tem seis livros publicados, é sócio da Tendências Consultoria e membro do conselho de administração de várias empresas do país. Atualmente, entre outras atividades, Maílson é colunista da revista Veja e mantém um blog na Veja online,
Além do ex-ministro Maílson da Nóbrega, que deverá se apresentar na tarde de 22/8/24, no segundo dia de conteúdo do 91º Encontro da ABMI, estão programadas as palestras Johnny Martins, Dado Schneider e André Gavazza.
Jhonny Martins, vice-presidente do Serac, empresa com mais 3,5 mil clientes e apontada como referência nacional em contabilidade e soluções, deverá abordar o tema “Gestão de times de alta performance”.
Além de contador e advogado formado pela PUC-SP, Johnny é também um especialista em Direito do Trabalho e tem MBAs em Gestão Empresarial pela FGV-SP e Gestão Tributária pela Universidade de São Paulo.
Especialista em cooperação intergeracional, Dado Schneider é um expert em comportamento humano e mudanças no mercado de trabalho. Com um vasto currículo que inclui ser o primeiro executivo da DM9 São Paulo, criador da marca Claro e consultor de comunicação na transição digital do Magazine Luiza, ele deverá abordar questões relacionadas a comportamentos geracionais.
Com doutorado em Comunicação e especialização em Marketing, Dado é também embaixador da Campus Party e professor nas principais universidades do Brasil e Portugal.
“Como liderar e vender para a nova geração” é o título de sua palestra, que está prevista para as 17h20 de quarta-feira (21/8), encerrando em grande estilo o primeiro dia do 91º Encontro da ABMI.
André Gavazza, outro palestrante do evento, lidera as áreas de desenvolvimento, leasing e marketing da GLP Brasil, onde ingressou em 2017. A GLP é líder mundial na área de galpões logísticos, data centers, energia renovável e tecnologias afins.
Graduado em Engenharia Civil e Direito, com pós-graduação em Administração e Economia, André possui mais de 15 anos de experiência em real estate, tendo atuado como diretor de desenvolvimento na GR Properties, incorporadora de capital fechado com foco no desenvolvimento de empreendimentos de alto padrão – residencial e comercial – e condomínios logísticos, entre outras participações. “Galpões de logística: evolução e tendências” será o tema de sua apresentação no 91º Encontro da ABMI.
‘Pratas da casa” dão o recado
Outras atrações do 91º Encontros serão protagonizadas pela “prata da casa”, ou seja, representantes das empresas associadas, que agrupados em painéis ou apresentações discutirão temas como locação, vendas, parcerias dentro da ABMI, recrutamento, retenção e qualificação de corretores de imóveis, sem contar as mensagens trazidas pelos patrocinadores.
No painel de locação, por exemplo, com início previsto para as 16h40 de 22/8/24, o tema será “captação e fidelização do locador”.
Com a mediação de Nilson Aparecido Ferreira, CEO do Grupo Guaíra, de São Bernardo do Campo (SP), o painel reúne Milena Arbix Polido, sócia-diretora administrativa da Arbix Imóveis, de Americana (SP); Guilherme Cury, diretor-administrativo da Concreto Imóveis, associada ABMI em Bauru (SP); Ítalo Cardinali, mais conhecido como “Italinho”, CEO da Imobiliária Cardinali, de São Carlos (SP); e Julio Alexandre Casas, proprietário da Julio Casas Imóveis, de Sorocaba (SP).
Também no dia 22/8/24, às 9h50, acontece outro painel reunindo representantes de empresas associadas. Sob a mediação de Renato Perez, da Perez Imóveis, representante ABMI em Campo Grande (MS), o painel vai tratar de vendas de terceiros e as estratégias para superar metas em 2024.
O painel é integrado por Mariana Vaz Silveira, diretora da Imobilar, imobiliária de Bagé (RS) e Matheus Alexander Kurtz, diretor de Vendas e Franquias na Auxiliadora Predial, de Porto Alegre (RS).
Com mais de 21 anos de experiência no setor, Mathews ressalta que o maior VGV – valor geral de vendas – transacionado no mercado imobiliário está na venda de imóveis de terceiros. Dessa forma, no seu entendimento, “debater sobre as nuances e formas de escalar uma operação imobiliária neste segmento é um tema super-rico e repleto de insights a todos os participantes”.
Outra atração que reúne ‘pratas da casa’ é o painel “Crescendo juntos: parcerias e negócios dentro da ABMI”. Mediado por Ricardo Abreu, da Abreu Imóveis, de Natal (RS), o painel reúne os associados Jean-Michel Galiano, da Apolar Imóveis, de Curitiba (PR); Raul Fulgencio, da Raul Fulgêncio Consultoria de Imóveis, de Londrina (PR); Jorge Felizola, da Cohab Premium, de Aracaju (SE): e os anfitriões do 91º Encontro: Luiz Carlos Kechichian, CEO e fundador da Mirantte Soluções Imobiliárias, e Gonzalo Fernandez Mera, presidente da Fernandez Mera Negócios Imobiliários.
Luiz Carlos Kechichian e Gonzalo Fernandez Mera também farão uma apresentação em conjunto, às 15h15, do dia 21/8/24, quando relatarão as experiências de suas empresas em “recrutamento, qualificação e retenção de corretores”.
ABMI na Frente Parlamentar de Serviços
Temas que envolvem a representatividade da ABMI no cenário nacional também estarão em pauta no 91º Encontro.
Na manhã de 21 de agosto, logo após as boas-vindas do presidente da ABMI, Alfredo Freitas, e dos dirigentes das empresas anfitriãs, bem como as palavras do vice-governador paulista, Felício Ramuth, acontece um painel sobre a Frente Parlamentar Mista do Setor de Serviços (FPS).
O presidente Alfredo Freitas, juntamente com Ítalo Cardinali, coordenador da Comissão de Assuntos Parlamentes da ABMI, e Jorge Felizola, vice-presidente Administrativo da Associação, conduzirão um bate-papo com o senador Laércio Oliveira (PP/SE), representante da entidade na FPS, e o deputado federal Julio Lopes (PP/RJ), presidente da Frente.
Entremeado por apresentações dos patrocinadores, a parte de conteúdo do 91º Encontro da ABMI acontece nos dias 21 e 22/8, quarta e quinta, no auditório do hotel InterContinental (Alameda Santos, 1123, Jardim Paulista, São Paulo). Também no hotel será realizado o 2º Encontro Jurídico da ABMI, que será realizado das 9h às 18h do dia 20/8, terça-feira.
Visitas a empreendimentos
Na sexta-feira (23/8), às 9h, acontece a visita técnica dos associados e colaboradores de suas empresas à Fernandez Mera Negócios Imobiliários, que fica próximo ao hotel InterContinental.
Da Fernandez Mera, os associados e colaboradores sairão para visita técnica, às 10h30, ao estande de vendas do empreendimento Faena.
Às 11h30, também da Fernandez Mera, saída para visitação ao empreendimento Bosque da Vila Nova.
Conheça as associadas anfitriãs
Pela segunda vez na história dos Encontros da ABMI – a primeira foi em Gramado (RS), no 87º Encontro –, o evento presencial terá duas empresas anfitriãs. Ao contrário de Gramado, que reuniu associadas de cidades diferentes, o Encontro na capital paulistana terá como anfitriãs a Fernandez Mera Negócios Imobiliários e a Mirantte Soluções Imobiliárias, respectivamente, empresas da zona sul e da zona norte de São Paulo.
Campeã de lançamentos multimarcas
A Fernandez Mera foi fundada em 1983 por Elbio Fernandez Mera, que faleceu em setembro de 2020, aos 77 anos. À época única representante da Associação em São Paulo (SP), a imobiliária foi anfitriã, em 2018, do 69º Encontro, oportunidade em que Elbio recebeu o troféu Destaque ABMI, por sua expressiva participação no mercado imobiliário nacional
Originalmente, a Fernandez Mera ocupou-se em vender imóveis residenciais de alto padrão. Mas ao longo dos anos, ampliou a atuação para outras áreas do mercado imobiliário. No início de 2010, Elbio passou a presidência da empresa para o filho Gonzalo Fernandez.
Recentemente, na 31ª edição do Top Imobiliário, prêmio criado em 1993 pelo jornal paulistano “Estadão” e pela Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), a Fernandez Mera Negócios Imobiliários voltou ao top 10 do ranking de vendedoras, depois de participar de 20 lançamentos em 2023 e aumentar o VGV em 50% em relação ao ano anterior.
“Essa participação nossa no Top Imobiliário 2024 consolida a Fernandez Mera entre as duas maiores imobiliárias de lançamentos multimarcas em São Paulo – ou seja, a Lopez Imóveis e nós. Entre outras razões, isso é fruto de um trabalho muito forte de qualificação que a Fernandez Mera vem fazendo com sua equipe nos últimos anos, preparando e aprimorando corretores para atuar principalmente nos segmentos de empreendimentos de médio-alto e alto padrão”, comemorou Gonzalo Fernandez Mera, presidente da empresa e atual vice-presidente estratégico da ABMI.
Administrador de Empresas, por formação, Gonzalo tem 38 anos de atuação no mercado imobiliário. Para ele, um dos pontos marcantes do 91º Encontro da ABMI está justamente na sua temática central:
“Num tempo em que a tecnologia é amplamente acessível a todas as empresas imobiliárias, a diferença estará cada vez mais nas pessoas e nas lideranças. E este justamente será o tema principal do 91º Encontro da ABMI”,
Zona norte de SP e exterior
A Mirantte Soluções Imobiliárias, fundada em 1985, é uma empresa que se define como “especialista” em zona norte da capital paulista. No entanto, a segunda empresa associada à ABMI na cidade de São Paulo possui seis agências ao todo e se destaca também por sua presença marcante no âmbito internacional, notadamente em Miami, na Flórida (EUA), e cidade do Porto, em Portugal.
Luiz Carlos Kechichian, corretor de imóveis e bacharel em Direito, CEO do Grupo Mirantte, é o fundador da empresa, que trabalha com vendas, locação e administração de imóveis. imóveis usados, lançamentos e fundos de comércio.
Segundo ele, um dos fatores do sucesso na empreitada internacional foi a disposição de ir além das expectativas e de inspirar confiança. “Sempre pensei: não quero ser só um corretor de imóveis mostrando imóvel. Na Flórida, montamos uma estrutura, literalmente, cuidando da cidadania, abertura de empresa, envio de capitais, financiamento do imóvel, decoração do imóvel, locação do imóvel. Há clientes meus que têm casa na Flórida, mas nunca foram à Flórida, e pura e simplesmente confiam na Mirantte.”
A ida Portugal ocorreu nos meus moldes, relembra Kechichian. “Repetimos o case de sucesso da Flórida em Portugal. E de novo cuidamos da cidadania, cuidamos do financiamento, do envio de dinheiro. Ou seja, fazemos o projeto de ponta a ponta. Temos uma filial na cidade do Porto só para cuidar disso.”
A história de Luiz Carlos Kechichian no mercado imobiliário começou em 1980, quando ele cursava a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e um colega o convidou a ser corretor de imóveis. “Quem é da profissão sabe que isso aqui é um vírus que entra e nunca mais sai. Me apaixonei, sendo corretor de imóveis. Larguei Análise de Sistemas de lado e a partir daí literalmente passei trabalhar no mercado imobiliário.
Para Kechechian, “com certeza, o 91º Encontro da ABMI, em São Paulo será um evento ímpar”.
“Primeiro, por ser na maior cidade do Brasil, o que por si só já é um espetáculo à parte. Segundo, porque os anfitriões estão estrategicamente instalados em regiões totalmente distintas (Norte e Sul) e atuam em seguimentos que se completam, permitindo assim aos associados uma ‘viagem’ por todo o mercado imobiliário, nacional e internacional, do lançamento à venda de terceiros ou usados, locação, administração e condomínio.”
Confira detalhes da programação: