Vendas de imóveis residenciais fecham trimestre em alta, diz estudo

Fonte: CNN

Dados divulgados pelo portal CNN têm como fonte o Indicador de Confiança do setor Imobiliário Residencial, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Saiba mais no Clipping do site da ABMI

Mercado imobiliário residencial registra aumento de vendas no 3º trimestre, diz estudo

Alta foi impulsionada pelo otimismo no Minha Casa, Minha Vida

Pesquisa ouviu 47 construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial   Tierra Mallorca/Unsplash

Da CNN

São Paulo (30/11/2023)

O mercado de imóveis residenciais registrou aumento da procura e de vendas no terceiro trimestre de 2023, impulsionado pelo otimismo no segmento Minha Casa, Minha Vida (MCMV). É o que revela o Indicador de Confiança do setor Imobiliário Residencial, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Deloitte.

A pesquisa ouviu 47 construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial entre 29 de setembro e 15 de outubro.

Em relação aos lançamentos de imóveis residenciais, a perspectiva continua positiva pelo segundo trimestre consecutivo, com destaque para o MCMV, que teve aumento de 0,30 ponto percentual (p.p.) em relação ao segundo trimestre deste ano.

Segundo o estudo, 97% dos entrevistados deste segmento pretendem lançar imóveis ou adquirir terrenos nos próximos 3 a 12 meses. Por outro lado, o segmento Médio e Alto Padrão (MAP) ficou em patamar um pouco mais baixo (93%), mas mantém tendência positiva.

A expectativa geral de aquisição de terrenos para futuros empreendimentos de imóveis residenciais registrou retração de um 0,10 p.p. em relação ao trimestre anterior, resultado que, de acordo com a Abrainc, reflete a manutenção da perspectiva no longo prazo para o segmento de MCMV e leve redução para MAP.

Neste cenário, os preços se mantêm em alta, e as expectativas para lançamentos de novos empreendimentos e aquisições de terrenos permanecem em excelentes níveis, apesar de uma leve queda nas aquisições de terrenos, particularmente no segmento MAP.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *