Em entrevista à revista da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ), edição 49, referente aos meses de janeiro a março de 2023, o presidente da ABMI, Ricardo Abreu, disse que, no que diz respeito ao setor imobiliário, o segmento de seguros no Brasil tem muito a crescer.

Confira a íntegra da entrevista. 

Fonte: Revista da Aconseg-RJ, edição 49

Janeiro, fevereiro e março de 2023

Mais produtos para mercado imobiliário

O mercado imobiliário conta com a proteção do seguro como uma ferramenta relevante e indispensável de apoio para alternativas de seu desenvolvimento no Brasil.

É o que assegura o presidente da ABMI, a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, Ricardo Abreu. Segundo ele, no que diz respeito às coberturas voltadas para o setor imobiliário, o mercado de seguros no Brasil tem muito a crescer”, não apenas na modalidade de fiança locatícia, bastante utilizada pelo segmento, mas também nos seguros residenciais e de obras. “Deveríamos ter mais modalidades de seguros que alcançassem o mercado imobiliário. Acredito que existe um vasto caminho a ser percorrido entre os dois setores”, reivindica o executivo.

Ele está bastante otimista: “2123 vai ser muito bom para o mercado, mas com muitos desafios”. O primeiro deles é o lançamento do programa “Minha Casa Minha Vida”, muito importante na construção civil. “E mesmo com as taxas de juros elevadas, isso não vai impedir o crescimento do mercado, como um todo”, ressalta.

Ele acentua que o mercado imobiliário é “muito criativo” e procura sempre estar inovando em diversos fatores, assim como investir em imóveis decorados para atrair e despertar o interesse do público, apresentações que encantam no ambiente digital, que são enviadas aos clientes

Além disso, a análise dos dados relacionados aos estudos do mercado, de um determinado lançamento facilita bastante a geração de oportunidade de venda. “Quando lançamos um produto, é preciso buscar informações sobre a região, em relação ao que influi para que a compra do imóvel seja realizada”, explica

Sobre a melhor opção para adquirir um imóvel, ele garante que tanto o consórcio quanto o financiamento bancário são boas alternativas.

De acordo com o presidente da ABMI, para quem tem interesse na compra e “tiver paciência e educação financeira”, o consórcio é a melhor opção a ser considerada.

Já para o comprador que tiver o interesse em comprar o imóvel de forma imediata, o financiamento bancário é a alternativa mais indicada. “Ambos possuem a possibilidade do financiamento a longo prazo”, frisa Abreu

O executivo revela ainda que existe um divisor de águas para o mercado de locação de imóveis no Brasil, quando sai da única opção que seria o fiador e existe a alternativa do seguro fiança. “A entrada do seguro fiança no mercado imobiliário foi sensacional”, elogia Abreu

Ele aproveita e sugere que outras seguradoras operem com esse seguro, até mesmo para criar mais alternativas para quem está locando um imóvel. Na visão do presidente da ABMI, o seguro fiança é essencial para o mercado imobiliário de locação, segmento que, segundo Abreu, “só cresce no Brasil”.

Design sem nome – 1

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *