Representada por seu presidente, Ricardo Abreu, e pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Márcio Schneider, a ABMI marcou presença dia 11/4/23 na força-tarefa integrada por diversas entidades, para levar a congressistas o documento “Agenda Legislativa & Projetos Prioritários – Setor de Comércio e Serviços Imobiliários 2023”, que traz uma séria de propostas e reivindicações voltadas aos dois segmentos.

Em sua quarta edição, a Agenda, que foi elaborada por Secovis Brasil, entidade que congrega os 18 sindicatos de habitação espalhados pelo país, em conjunto com associações e órgãos de classe que representam o segmento, reúne numa só publicação os indicadores e os principais desafios do setor de comércio e serviços imobiliários, trazendo dados de todas a regiões do Brasil.

Foram abordadas informações sobre o ambiente de negócios, o desenvolvimento urbano, a locação de imóveis, os condomínios edilícios e incorporação e comercialização de imóveis, apresentados em um compilado com os projetos prioritários e o posicionamento do setor, visando o avanço no debate de temas centrais para a cadeia produtiva da habitação.

Márcio Schneider; Patrick Alves, da Anagê Imóveis, de Joinville (SC); Ricardo Abreu e Antonio Carlos Costa, da Tropical Imóveis, de Goiás-GO, compuseram a comitiva da ABMI

Os representantes das entidades visitaram gabinetes de deputados federais e senadores, entregando a Agenda e o documento “A Importância da Proposta da Reforma Tributária e o Setor Imobiliário”, que traz as preocupações do mercado de imóveis com algumas mudanças que estão sendo preparadas pelo atual governo.

Segundo Márcio Schneider, os representantes das entidades, entre as quais a ABMI, eram em número de aproximadamente 50 pessoas, e foram contatados, segundo levantamento prévio realizado ao fim do dia, mais de 100 congressistas, entre deputados e senadores.

Para Márcio, é muito importante a participação da ABMI em ações alinhadas com o que propõe a entidade.

“Além da troca de informações em benefício do crescimento das empresas que dela fazem parte, por meio de benchmarking, melhores práticas, eventos presenciais e online, a ABMI, como outras entidades, tem a necessidade, sempre que possível, de atuar em defesa do segmento onde estão seus associados.”

“Tais ações ganham ainda mais relevância, quando o segmento é atingido ou ameaçado por legislações ou propostas que podem vir a trazer prejuízos para o mercado de uma maneira global, não só para as empresas, mas também para os clientes”, destacou Márcio, lembrando que foi entregue aos congressistas um documento tratando de reformas tributárias.

De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento e desenvolvimento da ABMI, um aumento de carga tributária, que não encontre margem nas empresas para ser absorvido, pode causar uma “espiral negativa” para o mercado.

“Além de onerar o cliente final, força as empresas a reduzirem estrutura, com demissões e outros efeitos negativos, com consequências ruins no processo de oferta e demanda, investimento e preços. Tudo isso leva a uma espiral negativa.”

Por essa e outras razões, Márcio Schneider vê como extremamente importante “essa aproximação entre quem executa e quem legisla”, a exemplo do que ocorreu dia 11/4/23 em Brasília.

“É notória a falta de informações que se tem por parte de quem faz as leis a respeito deste ou daquele setor. Por isso é muito útil essa aproximação, com as entidades traduzindo efetivamente o que é o segmento imobiliário, como ele atua, como ele pode ser incrementado, pois é um grande gerador de empregos e de responsabilidade social por cuidar do maior sonho das pessoas, que é a casa própria”, finaliza Márcio.

A seguir imagens de encontros dos representantes da ABMI, Ricardo Abreu e Márcio Schneider, com congressistas das duas Casas, nos quais foram acompanhados pelo presidente do Secovi-RN, Renato Gomes.

Renato Gomes, presidente do Secovi-RN, que acompanhou Márcio e Ricardo nas visitas, e a deputada federal Simone Marquetto (PMDB-SP)

Entrega da Agenda ao deputado Robinson Faria (PL-RN), membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e Justiça (CCJ)

Com o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e Kiko Sawaya, coordenador do Desenvolve Vale, entidade que reúne empresários em São José dos Campos (SP), cidade do diretor de Relações Institucionais da ABMI, Alfredo Freitas
No plenário, com Rogério Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda-PL), senador pelo RN
Deputado federal João Maia (PL-RN) recebe a Agenda com propostas e reivindicações do setor imobiliário
Com o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN)
Entrega da Agenda ao deputado federal Paulo Freire Costa (PL-SP), mais conhecido como Paulinho Freire
Com Sara, assessora do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN)

—————————————————

Pelos links abaixo, você pode ver a íntegra dos documentos entregues aos congressistas e fazer download:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *