Faleceu nesta sexta-feira (4/6/21), aos 79 anos, José Flávio Rebello Jancowski, da Imobiliária Flávio Jancowski, sediada em Itu, interior do Estado de São Paulo, um dos fundadores da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI).

Corretor de Imóveis desde os anos 1970, dedicou-se sempre ao planejamento e comercialização de loteamentos. Como corretor na Waldyr Luciano Imóveis teve a oportunidade de integrar a equipe da Senpar Ltda., empresa que criou o primeiro loteamento fechado do Brasil, o Terras de São José, desenvolvido a partir de 1972, numa área de 4,2 milhões de m², em Itu, com todas as opções de lazer e conforto existentes, inclusive um campo de golfe.

A notícia do falecimento de Flávio Jancowski, que integrava o Conselho da ABMI, foi recebida com grande consternação pela atual diretoria e por todos os associados, que se manifestaram intensamente pelas redes sociais.

“Uma perda irreparável. Era o nosso mestre, o nosso mágico. Ele era um dos inspiradores do tradicional NetLove ABMI, por conta de sua presença sempre marcada por alegria, bom humor, simpatia e receptividade”, lamenta Márcio Schneider, atual presidente da ABMI.

Flávio Jancowski, Roberto Borghette e Joaquim Ribeiro

‘Todos queriam ouvir sua opinião’

Joaquim Ribeiro, da Imobiliária Redentora, de São José do Rio Preto, um dos precursores da ABMI, ao lado de Roberto Borguette (Toca Imóveis, Marília-SP) e Jean Michel Galiano (Apolar Imóveis, Curitiba-PR), lembra que Flávio teve papel preponderante na fundação da Associação.

“Era uma pessoa diferenciada, carismática e um corretor de imóveis exemplar. Tinha um grande conhecimento na área de loteamentos fechados e dava consultoria para uma série de empresas. Todo mundo queria ouvir a opinião dele. Estava conosco na fundação da ABMI e foi padrinho de muitos dos associados que formam hoje a entidade, como Paulo Roberto da Costa, da Tropical (Goiânia-GO), entre outros.”

‘Patrono moral e emocional da ABMI”

Para Roberto Borghette, sócio proprietário da Toca Imóveis, de Marília (SP), “Flávio foi o patrono moral e emocional da ABMI”.

“Ele sempre foi um pilar muito importante de amizade e relacionamento para todo mundo da ABMI”, destaca Roberto, lembrando, emocionado, que Flávio não se deixava abater por nada, “nunca falava de tristeza, só alegria”.

“Há um ano e meio, ele esteve em Marília para cuidar de um empreendimento que me ajudou a criar, o ‘Vale do Canaã’. Já com a saúde abalada, ele tinha que ir ao hospital. Ele, porém, entrava e saía do hospital brincando com todo mundo, fazendo e inventando piadas. Era um repentista da piada. O mesmo acontecia no restaurante do hotel onde ele ficou hospedado e costumávamos almoçar.”

Expert em loteamento fechado

Roberto lembra que foi apresentado a Flávio em 1993 por Joaquim Ribeiro. “Na época, eu estava com uma série de dúvidas quanto a um condomínio prestes a ser lançado em Marília. Em conversa com o Joaquim, ele me indicou o Flávio, que assessorava com sucesso um empreendimento em São José do Rio Preto. Dali para frente, por quase 30 anos foram muitos os projetos nos quais o Flávio me ajudou a pensar diferente, a mudar o rumo”, conta, lembrando sua participação numa ação pioneira no Brasil: o primeiro condomínio fechado de lotes do país.

“O Brasil deve a ele difusão do conceito de loteamento fechado. Ele ajudou o empreendedor Jacob Federmann a criar o Terras de São José. Ele rodou o país inteiro falando sobre essa modalidade de empreendimento, explicando o que era o loteamento fechado. Na verdade, Flávio nasceu para o mundo imobiliário a partir deste trabalho com Jacob Federmann”, relembra.

Roberto faz referência ao empresário e engenheiro Jacob Federmann, que faleceu em 4/4/21, aos 94 anos, vítima do Covid-19. Jacob foi o fundador do grupo Senpar, que, no início da década de 1970, lançou em Itu o ‘Terras de São José’.

Na visão de Roberto, o valor de Flávio vai muito além de ser um associado e um cofundador da ABMI. “Ele distribuía amor e amizade. Distribuía alegria para todo mundo, distribuía sabedoria. O valor do Flávio não foi dinheiro, foi amizade. Era uma alma maravilhosa. Ele deixou parte dela para muita gente dentro da ABMI”, conclui. 

Comments (2)

  1. Renata Jancowski
    5 de junho de 2021

    Muito obrigada pelas lindas palavras. Uma honra ter sido nora deste homem tão querido e admirado por todos. Obrigada!♥️

  2. Leandro
    6 de junho de 2021

    um dos caras mais incríveis que já conheci! me ensinou a ser magico, principalmente a magia da alegria

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *