Orçamento, cláusulas contratuais, localização e transporte são pontos fundamentais na hora de alugar imóveis. Estas são algumas orientações para jovens que vão ingressar nas faculdades em 2024, em ações de mídia desenvolvidas pela Céu-Lar Netimóveis, de Belo Horizonte (MG).

Segundo a imobiliária associada à ABMI, que tem 45 anos de existência e é uma das dez maiores empresas do segmento na capital mineira, a proximidade do período de novas matrículas na rede superior de ensino para quem não mora em BH demanda cuidados na hora da locação do imóvel.

Incialmente é preciso um planejamento econômico das famílias que vão trazer os jovens para estudar na capital mineira adequando-o ao orçamento.

É preciso ainda estar bem preparado para as despesas, não só do aluguel, mas do condomínio, do IPTU e, eventualmente, de uma multa rescisória.

Uma orientação inicial é checar se no imóvel escolhido permite a residência compartilhada.

“Muitos já permitem, principalmente aqueles ao redor das faculdades, mas é muito importante verificar previamente”, observa a advogada e diretora administrativa da CéuLar Netimóveis, Daniela S. Magalhães (foto).

De acordo com a empresária, sair da cidade de origem com as visitas em BH já agendadas também agiliza a busca. “Os sites das imobiliárias têm fotos e descritivos. Portanto, é possível selecionar os imóveis preferidos e fazer contato com antecedência”, observa.

Para Daniela S. Magalhães, outra recomendação importante é procurar saber da região escolhida para residir e as facilidades oferecidas: meios de transporte, localização e alimentação, os quais vão ajudar nessa escolha.

Além disso, explica, é fundamental fazer o trajeto de ida e de volta da residência até a faculdade, explorando o bairro para saber o percurso mais rápido e mais seguro.

Sobre os cuidados com o contrato de locação é necessário negociar o prazo coincidindo com o período do estudo.

“É essencial verificar qual modalidade de garantia é aceita pela imobiliária. Na CéuLar, trabalhamos com todas as modalidades permitidas por lei e muitas são facilitadoras para quem não é da cidade. Além de alugar com garantia do seguro-fiança ou do cartão de crédito, que substituem a figura do fiador”, ressalta.

Outra dica em relação ao prazo do contrato de locação é verificar a multa rescisória, pois se ocorrer a devolução do imóvel antes do término do contrato haverá o pagamento de multa, devendo constar contratualmente que ela é proporcional. 

Comment (1)

  1. Mauro+Vanti+Macedo
    22 de dezembro de 2023

    Parabéns Daniela pelo conteúdo de qualidade e as dicas excelentes !👊🏼

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *