
Ao longo de sete décadas, a Brognoli Negócios Imobiliários construiu uma história sólida, tornando-se uma das empresas mais respeitadas no setor imobiliário em Florianópolis (SC).
Desde sua fundação em 1955, a associada da ABMI na capital catarinense, atravessou transformações profundas no mercado e se manteve na vanguarda, antecipando tendências e implementando estratégias inovadoras para oferecer soluções imobiliárias completas aos seus clientes.
A trajetória da Brognoli se confunde com o desenvolvimento urbano da capital catarinense. De um pequeno escritório de advocacia à liderança no setor, a empresa acompanhou e ajudou a impulsionar o crescimento da cidade, participando ativamente da modernização do mercado de locações, vendas e administração de bens.


Hoje com seis agências espalhadas pela Grande Florianópolis, a Brognoli, incluindo “Lado Bom”, corretora de seguros do Grupo, emprega 120 corretores de imóveis e 60 colaboradores.
Seu fundador, Thales Brognoli, e, posteriormente, seu filho, Marcelo Brognoli, moldaram uma cultura organizacional baseada em inovação, profissionalismo e confiança. À frente do Grupo Brognoli, Marcelo Brognoli carrega o legado da família com orgulho e visão estratégica. Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário e uma atuação marcante na Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, onde foi presidente por duas gestões, ele liderou mudanças que redefiniram o posicionamento da empresa e garantiram sua longevidade.



Associada desde 2001, Brognoli é a terceira empresa mais antiga em termos de fundação a fazer parte da ABMI. O primeiro lugar é ocupado por Auxiliadora Predial, de Porto Alegre (RS), e APSA, do Rio de Janeiro (RJ), ambas fundadas em 1931. Em segundo lugar vem a Nova Freitas Imóveis, associada da ABMI em São José dos Campos (SP), fundada em 1948.
O presidente da ABMI, Alfredo de Freitas, parabeniza e envia efusivos cumprimentos “a Marcelo Brognoli e a toda a equipe que compõe a imobiliária catarinense pelo relevante trabalho desenvolvido não só na cidade de Florianópolis, mas em toda região e no Estado”.
Em entrevista ao site da ABMI, Marcelo Brognoli, diretor presidente do Grupo Brognoli, compartilha detalhes da história da imobiliária, os desafios enfrentados ao longo dos 70 anos completados em 2025, as transformações estratégicas da empresa e suas perspectivas sobre o futuro do setor imobiliário.
Como principal “case” nesta história de sucesso, ele destaca a longevidade, “pois nesse período vimos muitas empresas nascerem, crescerem e desaparecerem neste ambiente”.

Confira a íntegra da entrevista com Marcelo Brognoli.
A Brognoli completa 70 anos em 2025. Como vê a trajetória da empresa desde sua fundação em 1955?
“Nesses 70 anos, vivemos uma grande transformação no mercado imobiliário. Naquele tempo, algumas pessoas tinham pequenas casas para alugar como complemento de renda. Era um mercado ainda incipiente, mas já demonstrava interesse por esse tipo de investimento.”
Seu fundador, Thales Brognoli, iniciou o negócio no ramo de locações. Quem era ele profissionalmente e como entrou para o mercado imobiliário?
“Meu avô, Alcino Brognoli, comerciante no Estreito – bairro de Florianópolis –, era um desses visionários que tinha algumas ‘casinhas’ de madeira alugadas. Como ele faleceu prematuramente, meu pai, Thales Brognoli, advogado recém-formado, assumiu os cuidados dessas locações. Foi o início do negócio.”
Quais eram os desafios do mercado imobiliário de Florianópolis naquela época?
“Tudo era desafiador, pois a legislação era incipiente e ainda não havia uma cultura de investimentos imobiliários. O primeiro avanço legislativo veio com a possibilidade da ‘ação de despejo’ por falta de pagamento, e meu pai foi o autor da primeira ação desse tipo. Com o resultado, outros proprietários vieram pedir auxílio para resolver dificuldades com essa atividade de locações que começava a ganhar forma.”
A denominação da empresa hoje é Brognoli Negócios Imobiliários. Qual foi a primeira denominação e quais nomes a empresa teve ao longo dos anos?
“Tudo começou com o Escritório de Advocacia Thales Brognoli, que depois ganhou o anexo ‘e Administração de Imóveis’, devido ao sucesso de suas atividades na cobrança de aluguéis, confecção de contratos e criação de vistorias documentadas – processos reais de gestão de bens.”
Em que momento e por quais razões a empresa começou a expandir suas atividades para além da administração de locações?
“Na década de 1970, meu pai criou a Imobiliária Estreito, empresa paralela que cuidava da venda dos imóveis da carteira de locação. Também atendia clientes que o procuravam para efetivar vendas e resolver questões sucessórias, inventários e demais atividades relacionadas ao patrimônio imobiliário.”
Você pertence a qual geração da família Brognoli na liderança da empresa?
“Eu nasci em 1956 e meu pai iniciou em 1955, numa saleta em nossa casa, no Estreito, onde funcionava seu escritório de advocacia. Portanto, nasci dentro da imobiliária, costumo dizer. Sou da primeira geração e, junto com meus sete irmãos, todos tivemos experiências na empresa durante nossa adolescência. Fui cursar Administração de Empresas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para me preparar para a sucessão, desejo do fundador para manter a empresa na família.”
Como começou a atuar na empresa e quando assumiu a presidência? Quais foram as primeiras mudanças que implementou?
“Em 1972, ainda adolescente, comecei a trabalhar na agência do centro, primeira iniciativa de expansão territorial. Enquanto cursava Administração, fui aos poucos introduzindo conceitos atualizados de gestão. Depois, passei alguns anos fora administrando outros negócios com amigos e sócios. Em 1986, fui para Portugal, onde atuei numa importante imobiliária portuguesa com filiais em diversos países europeus. Quando meu pai adoeceu, a família me chamou de volta, e em maio de 1989 assumi a diretoria geral. Minha primeira providência foi informatizar os processos de gestão, experiência que já havia adquirido na empresa em Portugal.”
Como a cultura organizacional evoluiu ao longo das gerações e quais valores permanecem essenciais?
“A informatização foi o primeiro passo para uma cultura de inovação constante, algo que já era uma premissa do fundador. Fomos a primeira imobiliária a ter várias filiais pelos bairros da Grande Florianópolis. Também inovamos em gestão de pessoas, marketing e serviços como administração de condomínios, manutenção de imóveis e seguros imobiliários. Sempre respeitando a premissa do fundador: responsabilidade e respeito pelo patrimônio a nós confiado, clareza de informações e segurança nos negócios.”
A Brognoli passou por um reposicionamento estratégico em 2023, focando exclusivamente na compra e venda de imóveis. Como essa decisão impactou o negócio?
“O crescimento da carteira de locações e o desenvolvimento do mercado imobiliário despertaram o interesse de grandes investidores. Fizemos uma parceria com uma grande administradora do Sul do país, transferindo a gestão da carteira de locações para eles e assumindo a carteira de seguros imobiliários dessa empresa. Permanecemos atuando na venda de imóveis prontos e inovamos na estrutura de vendas de lançamentos imobiliários, formando uma nova equipe de profissionais qualificados.”
Quais foram os principais investimentos em tecnologia e inovação nos últimos anos?
“Sempre buscamos ferramentas digitais e novas tecnologias que aprimorem nossos serviços e tornem nossos agentes mais eficazes e objetivos em suas negociações.”
A implementação de inteligência artificial e chatbots melhorou a experiência dos clientes? Quais são os principais benefícios percebidos?
“Essas ferramentas trazem mais assertividade no atendimento aos clientes, otimizam o tempo dos agentes e proporcionam mais agilidade nas buscas e informações.”
Quais são as próximas metas da empresa para os próximos anos? Que novas transformações podemos esperar?
“Vivemos um momento de grandes transformações e a Brognoli continuará investindo em inovação e tecnologia, sempre valorizando as equipes que realizam nossos projetos. Temos projetos audaciosos em todas as frentes e manteremos o foco no desenvolvimento, buscando parcerias com as entidades do setor imobiliário.”