Em webinar realizado nesta segunda-feira, 15/6/20, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apresentou o estudo “Por que essa é a hora de investir em imóvel”.
Após a abertura, pelo presidente da entidade, Luiz França, que moderou a live, falaram Renato Lomonaco, diretor da Abrainc, que apresentou o estudo; Eduardo Zylberstajn, economista da Fipe (O Panorama do Mercado Atual e Cenários Futuros); Fabrício Mitre, CEO da Mitre Realty (Reflexo do Mercado Atual no MAP); e Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, CEO Direcional (Reflexo do Mercado Atual no MCMV).
Quem não viu, pode assistir o webinar por aqui.

Repensando o uso do espaço
Para o presidente da Abrainc, Luiz França, a pandemia fez aflorar novas tendências de mercado. Ele lembrou uma pesquisa feita recentemente pela entidade, onde se perguntou o que as pessoas mais desejam atualmente em termos de moradia, e a maioria respondeu que quer sol, o que, exemplifica França, pode significar uma revalorização das coberturas.
De maneira geral, segundo França, “vamos ter, tanto no mercado secundário quanto no mercado de imóveis novos, uma movimentação bastante importante, de agora para frente, em função de repensar o uso de espaço que temos em nossos imóveis”.

Momento de investir é agora
Ao apresentar o estudo que foi tema do webinar, Renato Lomonaco, diretor da Abrainc, destacou que os resultados mostram que, apesar da pandemia, o momento é de oportunidades.
Depois de elencar conceitos clássicos sobre nvestimentos em imóveis, como a segurança até mesmo diante de crises, a renda mensal que pode advir do aluguel e a boa rentabilidade no longo prazo, Lomonaco lembrou que os juros estão em constante queda no Brasil, com a  taxa Selic reduzida a 3% ao ano, o menor valor da história, e com economistas apontando que a taxa deve cair ainda mais até o fim do ano.

Renato Lomonaco, diretor Abrainc, apresentou o estudo

Segundo Lomonaco, analisando-se da perspectiva dos últimos anos, é importante destacar que, de acordo com outro estudo feito entidade, em todos os momentos de juros baixos o mercado imobiliário cresceu.
Lembrando que o presente levantamento tomou como base a última década, até 2019, o diretor da Abrainc ressaltou que quem investiu em um imóvel há 10 anos, ganhou 15,3% em média ao ano, considerando valorização e renda do aluguel. No mesmo período, outras aplicações financeiras tiverem média de rendimento de 9,8% ao ano.
Em meio a outros números apontados, Lomonaco diz que o estudo indica claramente que esse é o momento de investir em imóveis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *