Com grande participação online, o 101º Encontro da ABMI movimentou a manhã desta quarta-feira (3/6/26) com uma programação intensa no YouTube, reunindo dirigentes e colaboradores das associadas em torno de dois momentos centrais: a palestra “Do comercial ao financeiro: como reduzir a inadimplência”, em que Dioner Segala defendeu que o combate aos atrasos no pagamento de aluguéis deve começar antes mesmo da assinatura do contrato, e o painel “Gestão da Gestão: como ter uma carteira de vendas forte”, que trouxe experiências práticas de qualificação de portfólio e aceleração de resultados.

Na palestra “Do comercial ao financeiro: como reduzir a inadimplência”, Dioner Segala defendeu que o combate aos atrasos no pagamento de aluguéis deve começar antes mesmo da assinatura do contrato.

Dioner Segala: a inadimplência na locação começa a se reduzir antes mesmo da assinatura do contrato

Economista, sócio e diretor de consultoria da Cupola, com mais de 22 anos de atuação no mercado imobiliário, ele argumentou que a inadimplência não deve ser tratada apenas como problema, mas também como uma oportunidade de revisão de processos e ganho de eficiência. Segundo o palestrante, o cenário exige atenção redobrada diante do avanço do número de inadimplentes no país e do impacto direto desse contexto sobre o mercado de locação.

Ao longo da apresentação, Segala destacou dados de mercado para contextualizar o problema. Ele citou o mapa da inadimplência da Serasa, que aponta 83 milhões de brasileiros inadimplentes, e lembrou que esse contingente reduz o universo de potenciais locatários aptos a assumir contratos.

Também mencionou o índice de inadimplência locatícia da Superlógica, de 3,18% em abril de 2026 para débitos acima de 60 dias, ressaltando que a leitura desses indicadores deve orientar decisões estratégicas das imobiliárias, inclusive sobre quais perfis de imóveis e faixas de aluguel oferecem maior risco.

O especialista afirmou que a redução da inadimplência depende de uma atuação integrada entre área comercial, análise de crédito e financeiro. Para ele, “a inadimplência começa a se reduzir antes ainda da assinatura do contrato”, o que exige olhar mais criterioso para o funil de locação, o perfil do candidato, o comprometimento de renda e os sinais de alerta observados durante a negociação.

Segala enfatizou ainda que a gestão da inadimplência precisa ser tratada como uma “esteira”, com ações preventivas, cobrança amigável, cobrança administrativa e eventual encaminhamento jurídico. Ele recomendou o uso de lembretes em diferentes canais, como WhatsApp, SMS e Pix, além de scripts adequados a cada perfil de devedor e acompanhamento contínuo de indicadores.

Emanuelly Araújo, mediadora, Paolo Franciosi e Indiara Vieira no painel “Gestão da gestão: como ter uma carteira de vendas forte”

Mediado por Emanuelly Araújo, vice-presidente Administrativa da ABMI, o painel “Gestão da Gestão: como ter uma carteira de vendas forte” reuniu Paolo Ambrosio Franciosi, diretor da Franciosi Imóveis, de Itapetininga (SP), e Indiara Vieira, diretora de Vendas da Fuhro Souto Consultoria Imobiliária, de Pelotas (RS), em uma conversa centrada na qualificação da carteira e na aceleração das vendas. Em comum, os dois painelistas defenderam que uma carteira forte não se mede apenas pelo volume de imóveis, mas pela capacidade de manter produtos competitivos, bem apresentados e acompanhados de perto pela equipe comercial.

Paolo Franciosi destacou que o principal movimento feito nos últimos anos em sua operação foi revisar profundamente a base de imóveis. Segundo ele, a empresa reduziu uma carteira, retirando produtos com documentação inadequada, precificação fora da realidade ou baixo potencial comercial.

Para o executivo, a gestão eficiente passa por cuidar melhor do imóvel desde a entrada até a ponta da venda, com atenção à avaliação correta, boas fotos, qualidade do anúncio e relacionamento constante com o proprietário.

Indiara Vieira, por sua vez, reforçou que a força da carteira está diretamente ligada à atualização dos imóveis e à disciplina de acompanhamento.

Ela também chamou atenção para a necessidade de limitar o número de agenciamentos por profissional, de forma que cada imóvel receba a atenção necessária. Para Indiara, a apresentação do produto é decisiva.  “Como hoje em dia a gente é totalmente digital, ter um imóvel com boas fotos, uma apresentação legal, faz toda a diferença.”

Ao longo do painel, os debatedores convergiram em pontos essenciais para manter uma carteira saudável: precificação realista, constância no relacionamento com o vendedor, leitura atenta dos indicadores do funil de vendas e foco na qualidade, não no acúmulo de imóveis.  A conclusão do debate foi clara: vender mais rápido depende de método, acompanhamento e coragem para ajustar o portfólio sempre que necessário.

Jorge Santos, presidente da ABMI, relembrou participação da Associação na Brazil Week, em Nova York

No início do evento virtual, o presidente da ABMI, Jorge Santos, destacou a participação da entidade na Brazil Week 2026, realizada de 11 a 14 de maio, em Nova York, como uma oportunidade estratégica de projeção institucional do mercado imobiliário brasileiro em um dos principais fóruns de conexão entre lideranças empresariais e financeiras do país.

Ele lembrou que, a presença da ABMI ocorreu a convite da Loft, patrocinadora de um dos eventos da programação, e teve caráter simbólico por reunir, como representantes da Associação, além do próprio presidente, integrantes do Conselho Superior da entidade.

“Apenas a ABMI, como instituição do mercado imobiliário, como associação, estava lá representada”, afirmou. Durante a agenda, o grupo participou de encontros promovidos por veículos e instituições como Estadão, Nasdaq, BTG, XP, Itaú e Forbes, além do jantar de gala realizado no Museu de História Natural, em uma programação voltada a debates sobre regulação, segurança jurídica e cenário econômico, temas considerados centrais para a inserção do setor no mercado global.

Outro destaque do virtual foi a participação do diretor jurídico da entidade, Daniel Fuhro Souto, destacando o 4º Encontro Jurídico da ABMI, marcado para 19 de agosto de 2026, no B Hotel, em Brasília (DF).

Daniel Fuhro Souto, diretor Jurídica da ABMI, convidou para o 4º Encontro Jurídico da ABMI, dia 19 de agosto, em Brasília

Segundo ele, a expectativa é de ampla participação de advogados, diretores das associadas, coordenadores e representantes jurídicos de patrocinadores, em uma programação voltada a temas centrais da agenda do mercado, como locação, condomínio, vendas, reforma tributária e tecnologia.

Ao reforçar o convite à mais ampla participação possível, Daniel ressaltou que a Associação trabalha para ampliar o alcance do encontro e tornar a iniciativa “cada vez mais grandiosa”, em sintonia com o movimento de fortalecimento institucional defendido pela ABMI.

Vitor Teixeira, diretor comercial do Grupo Beiramar, empresa associada da ABMI em Brasília, também participou do virtual. É que a empresa será anfitriã do 102º Encontro da ABMI, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto também no B Hotel.

Vitor Teixeira, em nome da empresa anfitriã, convidou para o 102º Encontro da ABMI, previsto para os dias 20 e 21, no B Hotel, em Brasília

Ao convidar para o evento presencial da ABMI na capital federal, Vitor destacou que, a programação foi preparada para apresentar diferentes frentes da operação da empresa na capital federal, incluindo locação, vendas, lançamentos, incorporação e investimentos, além de uma visita a um empreendimento do Reserva Jardim Botânico, destacado como referência no mercado imobiliário brasileiro. Foram exibidos na oportunidade, vídeos sobre o Brasília e o Grupo Beiramar, bem como do empreendimento que será visitado no sábado.

Nas associadas, por todos o Brasil, dirigentes e colaboradores participaram online do 101º Encontro da ABMI. Confira nas imagens:

APSA, Rio de Janeiro, RJ
Arnel Imóveis, Passo Fundo, RS
CéuLar Netimóveis, Belo Horizonte, MG

Fuhro Souto Imobiliária, Pelotas, RS

Lokatell Imóveis, Cascavel, PR
Márcio Rapôso Imóveis, Maceió, AL
Mattiazzo Imóveis, Limeira, SP
Nova Freitas Imóveis, São José dos Campos, SP
Perez Imóveis, Campos Grande, MS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *