Com um olhar afiado sobre os desafios da liderança moderna, Igor Schultz – sócio da Flow Executive Finders – é um dos grandes destaques do 96º Encontro da ABMI, que acontece de 13 a 16/8/25, em Santo André, no coração do ABC Paulista. Na palestra que ministra às 11h15 da quinta-feira,14/8, primeiro dia da parte de conteúdo do evento, Igor falará sobre capacitação e treinamento, tema que embasa o mote do 96º Encontro da ABMI: “treinar para crescer, capacitar para liderar.”

Exclusivo para dirigentes e colaboradores de empresas associadas, o 96º Encontro da ABMI começa no dia 13/8, uma quarta-feira, com visitas à empresa anfitriã, a Guaíra Negócios Imobiliários, empresa fundada em 1987, com sede em São Bernardo do Campo (SP), e atuação nas três cidades do ABC Paulista, região originalmente industrial que faz parte da Grande São Paulo.

Na quinta e na sexta, dias 14 e 15/8, no Espaço Win, em Santo André, palestras e painéis reúnem especialistas e pratas da casa para debater assuntos de extrema relevância que impactam o dia a dia do mercado e das imobiliárias associadas à ABMI espalhadas por todas as regiões do país

 Além de Igor Schultz, entre outras atrações, o evento terá palestras de Paulo Bio, fundador e CEO da Paulo Bio Real Estate, empresa especializada em imóveis corporativos e industriais com atuação nacional e mais de quatro décadas de trajetória, e do empresário Valter Patriani, fundador da Construtora Patriani, com atuação no ABC e em uma série de cidades do Estado de São Paulo.

O 96º Encontro se encerra no sábado (16/8) com uma novidade, o ABMI Integra, uma imersão por área de atuação, divida em vendas e locação comercial; backoffice, administrativo e treinamento; e condomínios.

O palestrante Igor Schultz tem uma longa estrada pavimentada por duas décadas de atuação no recrutamento, avaliação e desenvolvimento de executivos. Sua missão? Ajudar empresas a encontrarem líderes capazes de transformar operações e gerar impacto real. “Nosso processo começa entendendo a agenda de transformação da empresa. Só assim conseguimos definir o perfil ideal para as posições executivas e planejar o desenvolvimento individual de cada profissional”, explica ele.

Formado em Administração pela PUC-SP, com MBA em Finanças pela FIA/USP e especialização em Harvard, Igor associa profundo conhecimento em gestão à metodologia proprietária da Flow, focada em predição de performance e alinhamento entre estratégia e talento executivo.

No setor imobiliário – onde a concorrência é acirrada e a experiência do cliente é um diferencial vital – Igor destaca que equipes bem treinadas são a chave para a fidelização e a conversão. “O desenvolvimento da liderança é essencial para planejar, engajar e fazer a gestão de resultados. Sem isso, não há competitividade.”

Igor também chama atenção para o papel da tecnologia no avanço da capacitação. “A separação entre empresas tech e analógicas será cada vez menor. A IA já está impactando a área de atendimento e vai continuar transformando a maneira como qualificamos profissionais”, prevê.

Perguntado sobre as competências mais valiosas para líderes do mercado imobiliário, ele afirma: “Criatividade, adaptação, domínio de ferramentas digitais e foco em sustentabilidade são fundamentais para enfrentar os juros altos e a mudança no comportamento do consumidor.”

Confira a seguir a íntegra da entrevista de Igor Schultz ao site da ABMI.

Qual é o papel do treinamento e da capacitação no desenvolvimento dos executivos e na transformação das empresas?

O nosso processo é entender a agenda de transformação da empresa e, a partir daí, construir o perfil ideal para as posições executivas (cadeira). Em seguida, é fundamental avaliar a aderência do executivo a esse perfil ideal, entendendo os pontos a serem desenvolvidos em termos de comportamentais, técnicos, habilidades e atributos. Entendendo essa avaliação, fazemos um plano de desenvolvimento individual para o executivo, podendo indicar ou construir o melhor treinamento a esse profissional, sendo direcionado para habilidades de comportamento ou técnicas.

Como a capacitação pode ajudar empresas do mercado imobiliário a se tornarem mais competitivas?

Atualmente, grande parte dos diferenciais de uma empresa de serviços B2C – Business to Consumer – é o processo da jornada do cliente. Um time preparado para interagir com esse cliente, com processos e bem treinado, é fundamental para converter e fidelizar o cliente. Além disso, o desenvolvimento da liderança para ter capacidade de planejar, engajar e fazer a gestão da sua área é muito impactante no resultado de qualquer empresa.

Em sua experiência, quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao tentar qualificar seus líderes?

Primeiro é a consciência que um time qualificado e treinado pode entregar melhores resultados. Depois é diagnosticar em seu processo de negócio no quê e em quem investir, e o que trará melhor resultado.

Como a Flow conecta estratégias empresariais aos executivos certos? Existe algum exemplo prático que possa compartilhar?

Temos uma metodologia proprietária em que entendemos a agenda estratégica da empresa e conseguimos mapear o ambiente de negócio do cliente (segmento de mercado, cadeia de negócio, estratégia, governança e ambiente de processos), além da agenda dessa empresa nos próximos dois anos.  Quando olhamos com profundidade que problemas estamos tentando resolver com o perfil ideal, temos capacidade de entender que tipo de executivo devemos atrair para o projeto. Como exemplo, colocamos executivos que entraram em uma empresa na qual o resultado operacional anual era R$ 30 milhões negativos, e com as mudanças propostas por ele e implementadas, em dois anos o resultado foi de R$ 50 milhões positivos. Essas mudanças tinham sido implementadas pelo executivo em ambientes diferentes anteriores e em empresas características similares. Por isso, tínhamos segurança de que ele poderia replicar esse tipo de resultado.

Quais são os indicadores-chave a serem analisados para prever o desempenho de um executivo?

No caso dos executivos que contratamos os indicadores são os que importam para o acionista:  EBITDA, geração de caixa, ROI, lucro, clima & cultura e reputação da empresa.

Como você vê a evolução da capacitação e do treinamento executivo nos próximos anos?

As empresas no Brasil têm se conscientizado cada vez mais que o resultado é consequência de colaboradores preparados. Nesse cenário, os orçamentos têm mais espaço hoje para capacitação e desenvolvimento dos colaboradores e líderes. Vejo cada vez mais empresas com programas de capacitação de colaboradores e planos de desenvolvimento das lideranças.

A tecnologia tem um papel cada vez maior na qualificação de profissionais. Quais inovações podem impactar o setor nos próximos anos?

O mercado hoje separa ainda empresas tech e analógicas, mas essa separação será cada vez menor, pois todas as empresas caminharão para ter em seu processo muita tecnologia. Hoje em dia é fundamental que a empresa tenha profissionais capacitados para processos digitais e ferramentas que automatizem e melhorem a experiência do colaborador e cliente, a fim de deixar os processos mais eficientes e rápidos.  A IA é um exemplo de como a tecnologia pode impactar a área de atendimento das empresas.

Considerando o cenário atual do mercado imobiliário, quais competências os líderes devem desenvolver para lidar com os desafios futuros?

Os líderes do segmento imobiliário lidam hoje com altos juros, o que dificulta o acesso a crédito e coloca barreiras para o crescimento das empresas.  Além disso, há uma crescente demanda por sustentabilidade e mudanças no comportamento do consumidor, que exigirão criatividade (inovação), capacidade de adaptação, conhecimentos de tecnologia e digitalização.

Que conselho você daria para profissionais que desejam se tornar líderes de alto impacto?

Basicamente, para ser um líder de alto impacto é necessário desenvolver habilidades de comunicação eficazes, desenvolver inteligência emocional, visão e atuação estratégica, além da capacidade de engajar e inspirar pessoas.

Confira o que já está definido na programação do 96º Encontro da ABMI:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *