A Associação Brasileira do Mercado Imobiliário está finalizando os preparativos para realizar o 86º Encontro da ABMI, que acontecerá em Belo Horizonte, a histórica e agitada capital mineira, de 16 a 18 de agosto de 2023, tendo como anfitriã a associada local, CéuLar Netimóveis, uma das dez melhores imobiliárias da cidade, que, em abril, completou 45 anos de existência.

Sob o mote instigante de “o céu é o limite: construa novos horizontes“, o Encontro trará uma programação abrangente, composta por painéis e palestras que irão debater cases de vendas de imóveis, rentabilização de carteiras de locação e a recuperação dos grandes centros urbanos por meio de projetos de retrofit.

Adriana Magalhães, diretora da empresa anfitriã: mote do evento remete à busca incessante por vanguarda

Questões jurídicas relevantes no mercado imobiliário também serão abordadas, juntamente com tendências de comunicação e marketing. De acordo com Adriana Magalhães, diretora da CéuLar, o evento não deixará de discutir o contexto atual da economia brasileira e mundial, bem como o tripé de governança, responsabilidade social e ambiental das organizações.

“Queremos demonstrar aos associados a pujança de Minas Gerais e o orgulho que temos em representar a ABMI”, destaca Adriana, que também é diretora de Eventos da entidade. “A CéuLar é reconhecida por buscar constantemente o pioneirismo, visando a oferecer as melhores experiências aos clientes, fornecedores, parceiros e equipes”, complementa.

Adriana reforça que o slogan “o céu é o limite” remete à busca incessante por tendências e por estar na vanguarda do mercado imobiliário.

“Reflete compromisso – continua – em buscar as melhores soluções e facilidades para os negócios do setor, bem como a ênfase na qualidade dos serviços oferecidos e das melhores práticas adotadas. O mote também representa o crescimento sustentável da empresa e destaca a importância das imobiliárias para o desenvolvimento das cidades.”

Conteúdo de primeira

O primeiro dia (16/8/23, quarta-feira), como é de costume nos eventos presenciais da ABMI, será marcado pela visitação à sede da empresa anfitriã, no caso a CéuLar Netimóveis, que, por sinal, fica num dos bairros históricos da capital mineira, o Cidade Jardim, a uma quadra do museu Abílio Barreto, uma das atrações que constarão do roteiro de visitas para dirigentes e colaboradores de associadas presentes ao 86º Encontro.

Cássia Ximenes: o que a comunicação pode fazer pelas empresas do mercado imobiliário

Na quinta e na sexta, dias 17 e 18/8/23, no Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel, onde todos ficarão hospedados, acontece o encontro propriamente dito, com muito conteúdo e o tradicional “netlove”, espírito de confraternização que marca os eventos presenciais da ABMI.

A partir das 9h de quinta-feira (17/8/23), após as boas-vindas do presidente da ABMI, Ricardo Abreu, e dos dirigentes da empresa anfitriã, um dos destaques da manhã será a palestra “O papel da comunicação nas empresas do mercado imobiliário”, a cargo de Cássia Ximenes, jornalista com especialização em comunicação empresarial, que, entre outras entidades, preside a Câmara do Mercado Imobiliário e o Sindicato de Habitação (CMI/Secovi-MG), organizações que reúnem mais de 13 mil empresas nos segmentos de corretagem, administração de imóveis, incorporação de imóveis, administração de condomínios e loteadoras.

Gilmar Dias dos Santos, diretor-presidente da Construtora EPO, de Belo Horizonte, é outra atração da manhã de quinta (às 11h15), falando sobre ESG e gestão de negócios. À frente da EPO, empresa que tem três décadas de atuação no mercado imobiliário da capital mineira e região, Gilmar vai tratar de um tema extremamente importante no meio corporativo atualmente, que é conciliar bons resultados com um mundo mais sustentável. Boas práticas de ESG, ou seja, de governança, responsabilidade social e com o meio ambiente, agora são fatores que compõem o balanço das empresas.

Gilmar Dias dos Santos: governança, responsabilidade social e meio ambiente na composição do balanço das empresas

Destaque ainda no primeiro dia de conteúdo (às 14h30 de quinta-feira) será a apresentação da economista Rita Mundim, mestre em Administração e especialista em Ciências Contábeis e Mercado de Capitais, que traçará um panorama do que vai pelo Brasil e o mundo na palestra intitulada “Cenários econômicos: a importância do associativismo no século 21”.

Rita Mundim: cenários econômicos e a importância do associativismo no século 21

A revitalização dos centros urbanos e a prática do retrofit, assuntos atualíssimos, principalmente nas grandes cidades, também estarão entre os temas analisados no 86º Encontro da ABMI. “Retrofit e requalificação de áreas centrais como oportunidade de negócio” é a palestra que acontece na tarde de quinta-feira, às 16h, a cargo da arquiteta e urbanista Fernanda Basques Moura Quintão, vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Minas Gerais (AsBEA-MG).

Fernanda Basques Moura Quintão: retrofit e qualificação abrindo caminho para novos negócios

A última atração do primeiro dia de conteúdo, com início às 16h40, será “Papo de Mineiro”. Aqui, a diretora de Eventos da ABMI, que também é anfitriã do Encontro, Adriana Magalhães, terá uma descontraída conversa com Ivan Silva dos Santos, fundador, em 1983, de uma icônica imobiliária em Belo Horizonte, a Casa Mineira, adquirida em 2021 pela startup Quinto Andar, em março de 2021.

Ivan Silva dos Santos, o criador da Casa Mineira, conta sua história num bate-papo descontraído com Adriana Magalhães

Na sexta-feira, 18/8/23, às 10h, uma das grandes atrações será “Na ponta da língua”, que terá como personagem principal um destacado prata-da-casa sendo entrevistado sobre vendas por outras feras do mercado imobiliário, também com suas empresas associadas à ABMI.

Estamos falando de Raul Gilberto Fulgencio, que festejou em 2022 meio século de mercado imobiliário, ou como corretor de imóveis, como ele faz questão de se definir. Natural de Açaí, no Paraná, Raul chegou aos 9 anos a Londrina, outra cidade paranaense, onde fundaria a Raul Fulgencio Consultoria de Imóveis e se consagraria como uma personalidade marcante e inspiradora do mercado e entre os corretores de imóveis, transformando-se em referência nacional por sua ousadia e determinação.

Às 11h20, na sexta-feira, o painel “Eficiência e rentabilidade na locação” reunirá dirigentes de quatro associadas da ABMI para debater como podem ser ampliados os ganhos no mercado de aluguel de imóveis.  Fabricio Sorondo (Fuhro Souto – Pelotas/RS), Fabio Franciosi (Franciosi Imóveis – Itapetininga/SP) e Vinicius Costa (Ivan Negócios Imobiliários – Uberlândia/MG) serão os painelistas.

Outra apresentação envolvendo associados da ABMI (14h40 de sexta-feira) será o painel sobre estratégia na compra de carteiras de locação, que levará ao palco a diretora da CéuLar, Adriana Magalhães e Ítalo Cardinali, da Imobiliária Cardinali, de São Carlos (SP), sob a mediação de Alfredo Freitas, da Nova Freitas Imóveis, de São José dos Campos (SP).

“Expansão: modelo Concreto Imóveis” (sexta-feira, às 16h40) será também um painel com pratas-da-casa, ou seja, Eduardo Cury e Guilherme Cury, pai e filho, que comandam a Concreto Imóveis, associada da ABMI em Bauru, no interior do Estado de São Paulo.

Haverá ainda, entre outras atrações, a “Hora e a vez do Marketing” e o “Momento Jurídico“, painéis que reunirão dirigentes e colaboradores de empresas associadas, para tratar de temas que estão na ordem do dia nestas duas áreas.

É importante destacar que o 86º Encontro da ABMI é exclusivo para dirigentes e colaboradores de empresas associadas da entidade. Mas a mídia é sempre bem-vinda. Jornalistas podem solicitar entrevistas ou se credenciar para estar no evento nos contatos abaixo.

TOME NOTA

86º Encontro da ABMI

(Associação Brasileira do Mercado Imobiliário)

Associada anfitriã: CéuLar Netimóveis

Dias 17 e 18 de agosto de 2023 / Das 9h às 18h

No Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel

(Av. do Contorno, 7.315, Lourdes, Belo Horizonte – MG)

Mais informações: (11) 98131-8243 (WhatsApp)

Para entrevistas, imagens, credenciamentos

Antonio Marcos Soldera

(11) 98131-8243 (WhatsApp)

imprensa@abmi.org.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *