Um painel que discutiu vários aspectos da locação de imóveis, mostrando a experiência de três associadas da entidade foi um dos pontos altos do 85º Encontro ABMI Digital, transmitido online na manhã de 22/6/23. O painel e todo o conteúdo do evento podem ser revistos no canal de YouTube da ABMI.

Franciosi Imóveis, de Itapetininga (SP); Jean Karllo Imóveis, de Três Lagoas (MG), e Foco Empreendimentos, de Sorriso (MT) foram as associadas representadas no Encontro.

Emanuelly Araújo, da Jean Karllo Imóveis, Sete Lagoas (MG): humanizar mais o atendimento

O painel teve início com Emanuelly Araújo, sócia proprietária Jean Karllo Imóveis. A dirigente da empresa, que fica em Sete Lagoas (MG), bem próxima de Belo Horizonte, e tem cerca de 250 mil habitantes, falou sobre a busca de soluções na área de relacionamento com clientes, notadamente os proprietários de imóveis de aluguel.

Atendimento mais humanizado

Para Emanuelly, desde a captura do imóvel até a assinatura do contrato e a entrega das chaves, com os avanços do mundo digital o relacionamento humano tem ficado um pouco para trás.

“A gente conversa de forma digital, de maneira tão facilitada e essa parte humanizada do relacionamento tem ficado mais estagnada. Porque toda a trajetória do cliente até a assinatura do contrato é digital. No final, ele busca a chave e vai embora. E acabamos por não ter tratativas mais diretas, perguntando, por exemplo, se há algo em que possamos ajudar com a mudança, se ele conferiu a vistoria, se há alguma demanda de manutenção, bem como de tempos em tempos conversar com esse cliente. Criar um relacionamento mais amplo que não se restrinja a uma questão de aluguel atrasado, pois o cliente que hoje é de locação, amanhã poderá ser um cliente de compra, sendo importante que ele tenha sempre a melhor experiência.”

De acordo ainda com Emanuelly a imobiliário tem de estar o tempo todo de mãos dadas tanto com o inquilino quanto com o proprietário. “Se não fizermos um relacionamento muito próximo com o proprietário, ele nunca vai enxergar valores na gente. Temos que comunicar tudo o que ocorre, dar a maior atenção, para que ele saiba que estamos realmente cuidando do seu imóvel”, ressaltou Emanuelly.

Adriane Matias, Franciosi Imóveis, Itapetininga (SP): incomodar o menos possível o proprietário

Adriane Matias, gerente administrativo, 30 anos de empresa, falou pela Franciosi Imóveis, de Itapetininga, cidade paulista a 170 quilômetros da capital.

“É uma dor que todos sofremos. E essa dor é maior ainda na hora de se comunicar com o proprietário por conta de manutenção do imóvel. No comercial, na hora de fechar o contrato, a gente se comunica com o proprietário, mas pula etapas no pós-atendimento e aí só vai falar com ele quando tem um atraso ou problema de manutenção. Temos aqui em Itapetininga uma cultura que vem do nosso fundador, Eres Paolo Franciosi, que é incomodar o menos possível o proprietário do imóvel. Tentamos solucionar o máximo possível naquilo que temos autonomia e autoridade para fazer. E tentamos cultivar um relacionamento de verdade, não só entrar em contato quando temos que levar algum problema”, afirmou Adriane.

Por mais imóveis para ofertar

Paula Hahn, advogada há 25 anos e pós-graduada em Direito Imobiliário, é a gerente de Locações da Foco Empreendimentos, associada da ABMI encravada no coração do agronegócio, Sorriso, no Mato Grosso.

Paula Hahn, Foco Empreendimentos, Sorriso (MT): destacar gestão do patrimônio do cliente

Ela lembrou que a região vem passando por uma escassez de imóveis para aluguel e que a empresa vem orientando os colaboradores “no sentido de não só ser um captador de imóveis, mas demonstrar que a imobiliária vai realmente fazer a gestão do patrimônio do cliente-proprietário”.

“Temos muitos proprietários que são investidores e temos procurado incentivá-los a construir, falando de imóveis que mais estão sendo procurados para alugar e que estamos em falta para ofertar”, disse Paula, destacando que “é um caminho novo que estamos buscando para sair desse problema, que sabemos não é só de Sorriso, mas tem se registrado de maneira geral no mercado brasileiro de locação. Temos ouvido muitos colegas falando desse problema da escassez no mercado de imóveis destinados ao aluguel”.

Mateus Bottassi Pitta, Imobiliária Cardinali, São Carlos (SP): da internet à assinatura de compra

Outra apresentação com muito conteúdo reuniu Mateus Bottassi Pitta, gestor de Marketing, e Alex Castro, gerente de Negócios Digitais, ambos da Imobiliária Cardinali, associada ABMI de São Carlos (SP).

“Da internet à assinatura de compra” foi o tema enfocado pela dupla, que procurou mostrar a importância do pré-atendimento na jornada de compras dos clientes na imobiliária.

Alex Castro, Imobiliária Cardinali, São Carlos (SP): importância do pré-atendimento nas vendas

Certificação em franchising

Por sua vez, Jean-Michel Galiano, diretor da Apolar Imóveis de Curitiba (PR) trouxe um case envolvendo o pioneirismo da empresa no ramo das franquias, que conquistou certificação pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Jean-Michel Galiano, Apolar Imóveis, Curitiba (PR): pioneirismo e certificação em franchising

No mercado imobiliário desde 1980, onde ingressou motivado pela ideia de ser um prestador de serviços e porque seu pai, Joseph Galiano, já possuía uma imobiliária, Jean-Michel, um dos sócios fundadores da ABMI, onde já ocupou vários cargos de diretoria, inclusive a presidência. Atualmente, integra o Conselho.

Fundada em 1969, por Joseph Galiano, a Apolar Imóveis se consolidou como a principal e mais lembrada imobiliária do Paraná. A partir de 1995, Jean e Daniel Galiano tornaram a Apolar pioneira no processo de franchising no mercado imobiliário, sendo a única com selo de qualidade da ABF.

Fernando Júnior, CéuLar Netimóveis, Belo Horizonte (MG): dicas para bem atender os clientes

“Segredos de sucesso para os negócios imobiliários” foi o tema abordado Fernando Júnior, da CéuLar Netimóveis, associada da ABMI. Empresário, professor e palestrante, ele tem formação como advogado imobiliarista, corretor de imóveis, sendo especialista em contratos imobiliários e Lei do Inquilinato. 

Sua apresentação, dividida em cinco tópicos, mostrou entre outros aspectos, estatísticas que comprovam a importância da intermediação nos negócios imobiliários e trouxe algumas dicas de sucesso para quem quer atender as expectativas dos clientes no segmento de imóveis.

O 85º Encontro abriu espeço ainda para a apresentação da agenda dos próximos encontros presenciais da ABMI. Diretores das empresas-anfitriãs convidaram para os Encontros de Belo Horizonte (MG), Gramado (RS) e Recife (PE).

Adriana Magalhães, Daniela Magalhães e Fernando Júnior, em nome da empresa anfitriã, a CéuLar Netimóveis, fizeram um convite especial para o próximo evento presencial da entidade, o 86º Encontro da ABMI, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), de 16 a 18 de agosto.

Quem não pôde participar ou deseja rever o 85º Encontro da ABMI Digital é só acessar esse link, pois está tudo no canal de YouTube da ABMI.

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