Dois palestrantes de renome internacional – o cientista político Creomar de Souza, sócio da Dharma Political Risk and Strategy, sediada em Brasília, e Eduardo Luiz de Castro Alves, CEO da Epar Business Experts, uma das maiores empresas de contratos imobiliários do país – abrem nesta terça-feira (24/8/21) o 77º Encontro ABMI, a 3ª edição na história da entidade em versão 100% digital, que vai até 26/8, numa edição especial em homenagem à Semana do Corretor de Imóveis, cujo dia nacional é comemorado em 27 de agosto. 

Por conta da pandemia do coronavírus, em novembro passado, a ABMI realizou de forma online o 75º Encontro. Como da primeira vez, mas muito mais aprimorado, o 77° Encontro ABMI Digital, em vez de ser realizado presencialmente na cidade de uma das empresas afiliadas à entidade, vai acontecer na sede de cada um dos associados, o que permitirá que os colaboradores das empresas também participem do evento ao lado de seus respectivos dirigentes, com muito conteúdo e o tradicional “Netlove” da ABMI.

A economia em 2022

Em seus três dias, o evento acontece sempre no período da manhã, das 9h30 ao meio-dia. Na abertura do 77º Encontro, nesta terça-feira, a primeira palestra, com início às 9h45, após as palavras de abertura do presidente da ABMI, Márcio Schneider, será de Creomar de Souza, que falará sobre o cenário econômico para 2022.

Creomar de Souza, colunista político do Canal MyNews

Colunista de política do Canal MyNews e presença recorrente no jornal da CNN Brasil, sob o comando de William Waack, é o CEO de sua própria consultoria de análise de risco político, a Dharma Political Risk and Strategy, sediada em Brasília.

Historiador por formação, Creomar é mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Política Comparada pela mesma instituição.

Foi por duas vezes bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA, pesquisador visitante na University of Florida, em 2010, e, em 2016, observador internacional convidado pela Embaixada dos EUA para acompanhar as eleições presidenciais que resultaram na vitória de Donald Trump.

É membro do Conselho Deliberativo do Irelgov (Think Tank brasileiro de Relações Governamentais) e do Conselho Consultivo do ENRICH in Brazil (iniciativa de inovação da União Europeia com instituições brasileiras). Atualmente é professor convidado de Análise de Cenários do Século XXI na Fundação Dom Cabral.

Corretores contam suas histórias

Às10h40, tem início o bate-papo com os dirigentes das novas empresas associadas à ABMI, que são a Área 38 Imobiliária (Paracatu-MG), Foco Empreendimentos (Sorriso-MT) e IG Locações Imobiliárias (Gurupi e Palmas-TO).  Clicando nos nomes das novas associadas você poderá conhecer um pouco da história de cada uma delas.

Na sequência, das 11h às 11h30, “Histórias de Corretores” reúne Anderson Leony, corretor de imóveis e gerente da Vendas da Vitacon; Mário Dominguez, imigrante salvadorenho, que atuou na Cohab Premium, associada ABMI de Aracaju (SE); e Ezequiel Gossler, que falará sobre sua experiência como corretor associado em Sorriso, no Mato Grosso.

Todos certamente terão histórias interessantes para relatar, mas Mário Dominguez é um caso à parte.  Nascido em El Salvador, na América Central, emigrou com a família em 1983 por causa da guerra civil no seu país (1980-1992). Estudou primeiro e segundo graus no Brasil. Craque em três línguas (espanhol, português e inglês), chegou a cursar o primeiro ano de Física.

Mário Dominguez é um dos destaques em “Histórias de Corretores’

Em 1995 retornou a El Salvador. Em 2001 formou-se em Administração de Empresas na Universidade Católica José Siemon Cañas (UCA) e, no mesmo ano, fundou a Nahuat Tours, empresa de turismo receptivo em El Salvador.

No ano 2016, retornou ao Brasil e realizou o curso de corretor imobiliário no Estado de Sergipe, tornando-se avaliador de imóveis e perito judicial. De 2017 a 2021 trabalhou na Cohab Premium, associada ABMI de Aracaju (SE). Atualmente vive em El Salvador, trabalha no Ministério de Turismo, destacado no Aeroporto Internacional de El Salvador para atendimento a turistas.

Hora de revisar práticas

Eduardo Luiz, CEO da Epar Business Experts, que falará sobre o papel do corretor no mercado imobiliário, encerra o primeiro dia do 77º Encontro ABMI Digital.

Eduardo Luiz: mercado avança muito rápido; é hora de revisar práticas

No entender de Eduardo Luiz, o mundo moderno está cada vez mais inserido em modelos de negócios digitais. “Com a competitividade cada vez mais crescente, é preciso se adaptar a esses processos. O mercado está avançando muito rápido, e a maneira de consumir os produtos e serviços estão se adaptando a estes novos modelos. É hora de revisar as práticas de intermediação de compra e venda de imóveis”, alerta.

Formado em Comércio Exterior, pós-graduado em Gestão de Serviços e com mestrado em Gestão de Projetos, Eduardo Luiz foi executivo de empresas nacionais, e assessor da presidência da Federação do Comércio, atuando também junto ao Sesc e ao Senac em Minas Gerais. Atuou na Ásia e decidiu, por conta de sua de sua experiência, montar seu próprio negócio e gerir empresas.

Nas operações de gestão surgiram muitos trabalhos voltados a investidores do mercado de imóveis, de onde adaptou o seu modelo de gestão para o segmento de imobiliárias, com o Método Expert. Atua em vários mercados no Brasil, gerindo as carteiras de locação de imobiliárias.

Olhar fora da caixa

No quarta-feira (25/8), a primeira palestra do dia, com início às 9h45, será do corretor de imóveis Ettore Netto e terá como tema “Minha experiência de alto padrão”.

Ettore tem uma história de vida bastante curiosa. Casou-se com 17 anos e foi morar no Japão, onde ficou quatro anos trabalhando em fábricas em turnos de 12 horas, 14 horas e até 16 horas por dia, de domingo a domingo, com uma ou duas folgas por mês.

Ettore Neto: casou-se e foi morar no Japão com 17 anos

Ao voltar ao Brasil, segundo ele, teve a “brilhante” ideia de abrir um restaurante em Jururê Internacional, bairro famoso de Florianópolis (SC), por atrair muitos estrangeiros que vinham conhecer o litoral catarinense. A praia também é popular, contando com a presença de diversas figuras famosas do Brasil, como cantores, atores, além de ser uma espécie de porto para os Iates de luxo da região.

“Claro que não deu certo”, conta Ettore, lembrando que à época, em 2010, tinha 22 anos de idade. “Em menos de dois perdi tudo o que levei quatro anos para juntar no Japão.”

A partir daí começou a trabalhar como corretor numa imobiliária de Jururê Internacional. “E foi então que os meus olhos brilharam e achei onde me encaixar na engrenagem da vida, ajudando meus amigos e clientes a realizarem seus sonhos”, conta Ettore, que, entre outros lances memoráveis, trabalhou como modelo e foi príncipe da Disney num musical que rodou o país, ficando em cartaz por dois anos.

Vale a pena ouvir o que ele tem a contar, pois Ettore, além de se apresenta hoje como corretor full time, garante que joga tênis e faz malabarismo.

A palestra que encerra o segundo dia do evento, com inicio às 11h, é “Olhar fora da caixa”, de Bruno Santiago.

Publicitário por 18 anos, Bruno trabalhou com as maiores marcas do mundo, no Brasil, Estados Unidos e Oriente Médio, incluindo-se aí gigantes do mercado de empreendimentos imobiliários, como a Emaar (Dubai), a CapitaLand (Cingapura) e a Aldar (Abu Dhabi).

Bruno Santiago, publicitário por 18 anos, convida a um olhar fora da caixa

Após a venda de sua agência, dedicou-se ao segmento de tecnologia, fundando ou servindo como membro do conselho de startups na área de aviação, fintech, blockchain, música e e-commerce.

Legislação e mercado de imóveis

Dia 26 de agosto, a programação começa com um bate-papo entre Alfredo Freitas, da Nova Freitas Imóveis, de São José dos Campos (SP), que este mês está completando 73 anos, e Gonzalo Fernandez Mera, da tradicional empresa paulista Fernandez Mera Negócios Imobiliários.

Na sequência, às 9h45, acontece um painel sobre legislação e mercado imobiliário, que deve reunir João Teodoro da Silva, presidente do Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis), Manoel Maia, ex-presidente do Creci-RJ, e ainda os deputados federais Eduardo Curi e  Laércio Oliveira.

A partir das 10h50, acontece a tradicional “Mesa de Boteco”, que reúne cases de Raul Fulgêncio (LPS Raul Fulgencio Consultoria de Imóveis, de Londrina-PR), Ricardo Abreu (Abreu Imóveis, de Natal-RN) e Carlos Sefrin (Sefrin Negócios Imobiliários, de Cacoal-RO).

Confira a íntegra da programação nos três dias de evento

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *