O diretor-executivo da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, Pablo Alejandro Fabián, que é professor de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vai destrinchar o assunto em meio à vasta programação de conteúdo do 84º Encontro da ABMI, na quinta e na sexta, 23 e 24/3/23, no Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro.

“Design de Relacionamento: Comunicação como Ferramenta Fundamental para Relacionamento” é o título da palestra na qual Pablo pretende trazer ao público reflexões sobre os cuidados básicos na hora de se comunicar, mostrando equívocos que podem atrapalhar nos negócios nas empresas e na vida profissional.

O maior dos medos

Para que se tenha uma ideia da importância da comunicação no campo do relacionamento, Pablo lembra uma pesquisa que aponta o ato de falar em público como líder no ranking dos medos no mundo todo.

“O medo de falar em público – destaca Pablo – chega a superar o temor referente aos problemas financeiros, a doenças e até mesmo à morte. Isso foi o que revelou um estudo feito em 2015 pelo jornal britânico Sunday Times. Dos 3 mil entrevistados no Reino Unido, 41% responderam que o medo de falar em frente a pessoas é o maior.”

“Esse medo atinge mais de 59% dos estudantes brasileiros”, acrescenta Pablo, citando um estudo realizado no Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte (MG), segundo o qual esse porcentual chega a exatos 59,7% entre os universitários do país.

Pecando pela soberba

Gestor estratégico e, entre outras atividades, criador do canal “Motivo de Sobra”, no Youtube, onde faz sucesso dando receitas de como aproveitar sobras de comida, Pablo Fabián quer passar em sua palestra noções básicas de conduta na comunicação, pois, segundo ele, “em muitas situações, desqualificando nossa performance, seguimos num voo empírico, fazendo vista grossa a algumas regras fundamentais, sustentados, às vezes, pela soberba”.

Pablo Fabián fará a terceira palestra da sexta-feira, 24/3/23.

Acesse aqui todas as atrações do 84º Encontro da ABMI.

Comment (1)

  1. Mauro+Vanti+Macedo
    22 de março de 2023

    Este é fera !! Grande Pablo !!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *