Após o sucesso de conteúdo, público, mídia e ‘netlove” do 86º Encontro, em Belo Horizonte, que teve como associada anfitriã a CéuLar Netimóveis, a ABMI já prepara o 87º Encontro, que acontecerá na encantadora cidade de Gramado (RS), nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2023, com uma grande novidade.

Pela primeira vez na história dos Encontros da ABMI, o evento terá duas empresas anfitriãs: a Justo Imóveis, de São Leopoldo, e a Imobiliária Muck, de Canoas, dois municípios que integram a região da Grande Porto Alegre.

Realizado de 16 a 18/8/23, na capital mineira, o 86º Encontro reafirmou a sempre crescente qualidade dos eventos presenciais da ABMI em termos de benchmarking, palestras e painéis de alto nível, participação das associadas e o tradicional espírito de confraternização que marca os encontros da Associação, carinhosamente chamado de ‘netlove”.

“Sinergia ABMI”

“A participação ativa da CéuLar e o carinho dos mineiros ajudaram muito a manter neste evento a sinergia da nossa associação. Palestras e painéis, mais uma vez, trouxeram dicas que são primordiais para aprimorarmos a saúde das nossas empresas. A ABMI é isso, essa troca de experiência, essa convivência entre amigos, e o doar conhecimento”, destacou Ricardo Abreu, presidente da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário.

“Networking muito forte”

Para Angelo Frias Neto (Frias Neto Consultoria de Imóveis, Piracicaba-SP), diretor de Relações Internacionais da entidade, os eventos da ABMI, como o de Belo Horizonte, “são fantásticos, pois se consegue muito aprendizado, há muita troca de informação, um benchmarking com os colegas, além da convivência agradável entre as pessoas. Um networking muito forte. Cada vez, a gente aprende mais e leva muito conhecimento para nossas empresas”.

“Aprendizado e doação”

Lembrando que sua empresa, a Concreto Imóveis, de Bauru (SP), está há 18 anos na ABMI, Eduardo Cury, um dos painelistas do 86º Encontro, ressaltou o caráter de humanização, aprendizado e doação que marca os eventos presenciais da entidade.

“São parceiros se aproximando, propondo novidades, parcerias interessantes. Temos que observar e prestar atenção nisso. Os eventos nos fazem pensar mais, mudar o raciocínio, conversar e se aproximar mais do mercado, de um mercado mais moderno, inclusive”, reforçou Cury.

“Tudo muito enriquecedor”

“A Adriana, a Daniela e o Fernando, da CéuLar, nos recepcionaram extremamente bem, no jeitinho mineiro, com bom papo e boa conversa. E pudemos extrair deste evento muita coisa que levaremos e implementaremos em nossas imobiliárias, criando novos negócios, bem como novas parcerias que ajudarão a consolidar e ofertar melhores serviços para os nossos clientes. Tudo isso é sempre é muito enriquecedor”, frisou Mateus Botassi, da Imobiliária Cardinali, de São Carlos (SP).

Na quinta-feira (17/8/23), a parte de conteúdo do evento, começou com a saudação do presidente da ABMI, Ricardo Abreu, que convocou a plateia a bradar em coro a sua tradicional ‘palavra de ordem’: “vendas, vendas, vendas!”

Em seguida aconteceu uma homenagem a Fernando Magalhães, 92 anos, fundador da CéuLar, empresa que completou recentemente 45 anos de existência. Ao lado do Dr. Fernando, Adriana, Daniela e Fernando Júnior, os filhos, contaram um pouco da história do pai e da empresa.

Na sequência, veio a palestra de Cássia Ximenes, que lembrou que o Dr. Fernando começou sua vida no mercado imobiliário numa empresa do seu pai. “O papel da comunicação nas empresas do mercado imobiliário”, foi o título da palestra de Cássia Ximenes, jornalista com especialização em comunicação empresarial, empresária e, entre outras funções, presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e o Sindicato de Habitação de Minas Gerais.

Em nome do patrocinador máster do 86º Encontro, César Gimenez, diretor comercial e de operações do ZAP+, falou sobre os diversos benefícios que os associados da ABMI podem desfrutar a partir da parceria recentemente firmada entre a Associação e o braço imobiliário da OLX no Brasil.

Gilmar Dias dos Santos, diretor-presidente da Construtora EPO, de Belo Horizonte, foi outra atração da manhã de quinta, falando sobre ESG e gestão de negócios. Gilmar demonstrou em sua palestra que boas práticas em relação à governança, à responsabilidade social e ao meio ambiente são atitudes que cada vez mais passam a fazer parte do cotidiano de todas as empresas, o que, claro, inclui o setor imobiliário.

Depois, Anderson Felício, do QuintoCred, da Rede Quinto Andar, apresentou serviços que essa empresa parceira da ABMI tem para os associados. O QuintoCred também figurou no patrocínio do evento.

O período da tarde do primeiro dia do 86º Encontro da ABMI começou com a apresentação de novas associadas, começando pela Atrium Imóveis, de Vitória (ES), representada por Lecio Narciso.

Em seguida foi a vez da Inov9 Imóveis, nova associada de Fortaleza (CE), apresentada por Bruno Raphael.

Destaque ainda no primeiro dia de conteúdo foi a palestra da economista Rita Mundim, intitulada “Cenários econômicos: o protagonismo do associativismo no século 21”.  Para Rita, apesar de economia global atravessar um momento desafiador, o Brasil vive um momento de expectativa de evolução na pauta econômica e consequentemente de crescimento econômico.

A revitalização dos centros urbanos e a prática da retrofitagem, assuntos atualíssimos, principalmente nas grandes cidades, foram debatidos na palestra “Retrofit e requalificação de áreas centrais como oportunidade de negócio”,  proferida pela arquiteta e urbanista Fernanda Basques Moura Quintão.

A última atração do primeiro dia foi “Papo Mineiro”. Aqui, a diretora de Eventos da ABMI, que também é diretora da empresa anfitriã do Encontro, Adriana Magalhães, teve uma conversa ‘mineiramente’ descontraída (com cafezinho e pão de queijo) com Ivan Silva dos Santos, fundador, em 1983, de uma icônica imobiliária em Belo Horizonte, a Casa Mineira, adquirida pela startup Quinto Andar, em março de 2021.

Foi chamado ao palco, para também participar da conversa, Admar Cruz, executivo do mercado imobiliário, que entrou no ramo aos 21 anos, contratado por Ivan como corretor na Casa Mineira.

O segundo dia do 86º Encontro da ABMI (sexta-feira, 18/8/23) começou com a apresentação do Planejamento Estratégico da Associação, realizado em julho em São José dos Campos (SP). Em sua 10ª edição, as diretrizes para a gestão 2024-2026 do PE foram detalhadas pelo diretor executivo da ABMI, Pablo Fabián.

A segunda atração do dia foi “Na ponta da língua”, uma entrevista estilo Roda-Vida da TV Cultura de São Paulo, feita por quatro associados com Raul Fulgencio, que festejou em 2022 meio século de mercado imobiliário, ou como corretor de imóveis, como ele faz questão de se definir.

Natural de Açaí, no Paraná, Raul chegou aos 9 anos a Londrina, outra cidade paranaense, onde fundaria a Raul Fulgencio Consultoria de Imóveis e se consagraria como uma personalidade marcante e inspiradora do mercado e entre os corretores de imóveis, transformando-se em referência nacional por sua ousadia e determinação.

Raul foi entrevistado por  Carlos Sefrin (Cacoal-RO), Evandro Fhynbeen (Erechim-RS), Marcelo Brognoli (Florianópolis-SC) Milena Arbix (Americana-SP),  .

Também na manhã de sexta-feira tivemos o painel “Eficiência e rentabilidade em locação”, com Fabrício Sorondo (Fuhro Souto, Pelotas-RS), Vinicius Costa (Ivan Negócios Imobiliários (Uberlândia-MG) e Fábio Franciosi (Franciosi Imóveis, Itapetininga-SP).

O painel teve ainda a participação de Daniela Magalhães, da CéuLar, imobiliária anfitriã do 86º Encontro, e Daniel Claudino, consultor da ABMI.

Na parte da tarde, a primeira atração foi o painel “A hora e a vez do marketing”, que reuniu Maria Cristina (CéuLar Netimóveis, imobiliária anfitriã do evento) e Mateus Botassi (Imobiliária Cardinali, São Carlos-SP). A proposta foi mostrar a importância do marketing nas empresas e impulsionar o grupo já existente para debater ideias nesse campo.

Em seguida, Andreia Brognoli, coordenadora do grupo jurídico da ABM e Fernando Júnior, diretor da CéuLar Netimóveis, comandaram o Momento Jurídico, que destacou o 1º Encontro dos Advogados da ABMI, realizado com o maior sucesso na 4ª-feira.

Evento que já entrou para a história da Associação, o 1º Encontro dos Advogados da ABMI reuniu mais de duas dezenas de profissionais que atuam na área jurídica das empresas ligadas à entidade e foi marcado por palestras do advogado e professor Pedro Maia, pelo advogado Jaques Bushatsky e pelo presidente da UrbBrasil S.A., Bernardo Freitas Graciano.

O painel “Estratégia na compra de carteiras de locação” foi outra aplaudida atração da sexta-feira, reunindo Italo Cardinali (Imobiliária Cardinali, São Carlos-SP), Adriana Magalhães (CéuLar Netimóveis) e Alfredo Freitas (Nova Freitas Imóveis), que atuou como mediador.

O Programa de Inteligência Cooperada da ABMI – PIC ABMI – também foi assunto, sendo apresentado o cronograma do projeto e chamados ao palco associados que se destacaram no ICCA – Indice de Captados Carteira Administrada.

O presidente da ABMI, Ricardo Abreu, reforçou necessidade de as empresas colaborarem com as pesquisas do PIC ABMI, para que a entidade tenha uma radiografia do setor em números.

Eduardo Cury e Guilherme Cury, pai e filho, da Concreto Imóveis, de Bauru (SP), apresentaram o case “Expansão modelo Concreto Imóveis”, atração também muito aplaudida que finalizou o 86º Encontro da ABMI, realizado em Belo Horizonte.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *