Do presidente a quem serve o cafezinho, todos numa empresa devem estar treinados e aderentes ao processo de ESG. Com uma comunicação bem-feita, o conceito acaba virando um hábito dentro da empresa.

Quem faz tal afirmação é Gilmar Dias dos Santos, diretor-presidente da Construtora EPO, de Belo Horizonte (MG), que forneceu interessantes percepções sobre como as boas práticas em relação a governança, responsabilidade social e meio ambiente, estão sendo incorporadas ao setor imobiliário.

O tema foi apresentado por Gilmar na palestra “ESG e gestão de negócios”, durante o 86° Encontro da ABMI, realizado de 16 a 18/8/23, na capital mineira, tendo como associada anfitriã a CéuLar Netímóveis.

De acordo com Gilmar, empresas do setor imobiliário estão cada vez mais conscientes do apelo da sociedade por mudanças fundamentais nas práticas de produção, venda e entrega de produtos importantes como moradia, lote e espaços comerciais.

Assim, a adoção de práticas considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos está se tornando mais comum.

‘Empresa-cidadã’

Gilmar também destaca que estas práticas podem resultar em benefícios significativos para empresas, como maior simpatia com a marca e maior aderência com o mercado, levando a um aumento no volume de negócios. 

Ele enfatiza a importância da credibilidade em um mercado altamente competitivo como é o setor imobiliário, mantendo um propósito claro, comunicação simples e objetiva, e entrega de um produto de alta qualidade. Todos são elementos cruciais para a sobrevivência e o crescimento sustentado no setor imobiliário competitivo de hoje.

Para Gilmar, ESG não constitui uma disciplina apartada, mas sim um conceito que permeia toda a empresa, não tendo por isso na EPO um gestor específico.

No entender de Gilmar, a empresa tem um CNPJ, mas são as pessoas físicas que as desenvolvem, daí buscar-se o conceito de uma empresa-cidadã.

De acordo com Gilmar, a EPO, uma empresa de origem familiar, fundada em 1992, tem focado em conciliar seus resultados positivos com a promoção de um mundo mais sustentável. Essa medida é fundamental em um mundo corporativo que está gradualmente reconhecendo a importância das práticas ESG.

Com três décadas de experiência no mercado imobiliário de Belo Horizonte e região, a EPO entende que a responsabilidade social, a governança sólida e a consciência ambiental são fatores-chave que compõem atualmente o perfil de sucesso de uma empresa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *