Sob o tema “Do investimento ao crescimento, o eixo da expansão“, o 102º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) transformará Brasília (DF), nos dias 20 e 21 de agosto de 2026, na capital de debates estratégicos sobre inovação, financiamento, tecnologia e desenvolvimento regional no que se refere ao setor de imóveis e habitação.

No B Hotel, onde ocorre a programação de conteúdo, o evento reúne nomes que influenciam diretamente os rumos do setor imobiliário, trazendo análises profundas e experiências que perpassam diferentes áreas da economia brasileira.

O evento, que tem como empresa anfitriã o Grupo Beiramar, representante da ABMI na capital federal, reserva uma programação exclusiva para dirigentes e colaboradores das associadas, que vai de 19 a 22/8/26.

No entanto, na programação de conteúdo, nos dias 20 e 21/8, a imprensa é bem-vinda, desde que os jornalistas se credenciem com antecedência, o que pode ser feito conforme orientação no final deste post.

Programação de quinta-feira

O primeiro conteúdo do 102º Encontro da ABMI, dia 20/8/26, após a abertura do evento, deverá ser conduzido por Paulo Fernandes, que apresentará a palestra “Grupo Beiramar: da intermediação imobiliária ao mercado de capitais”.

Paulo Fernandes

Cofundador e COO da BRM Asset e sócio e COO da Beiramar Imóveis, Paulo atua na intersecção entre tecnologia, operações e mercado imobiliário, reunindo uma trajetória construída entre São Paulo, Florianópolis e Brasília.

Fundador e CEO da PropTech RuaDois, criada em 2018 para apoiar imobiliárias brasileiras na transformação digital, ele acumula mais de 16 anos de atuação na Beiramar Imóveis, onde passou por posições estratégicas como diretor de Operações, COO e, atualmente, membro do conselho

Sua formação executiva inclui passagem pela Stanford Graduate School of Business, na Califórnia, reforçando a base que sustenta sua visão integrada sobre o futuro do setor.

Na manhã de quinta-feira, a tecnologia ganha protagonismo com José Thomaz Pereira, economista formado pela Universidade de Chicago, que em sua apresentação irá mostrar o que “o que a IA revela sobre cada região do Brasil” em relação ao mercado imobiliário

José Thomaz Pereira

Com experiência global adquirida na Blackstone, maior gestora de investimentos alternativos do mundo, onde atuou na análise de operações imobiliárias na América Latina e na Ásia, José Thomaz apresenta como a inteligência artificial revela padrões regionais do Brasil e transforma a leitura de dados imobiliários, oferecendo insights inéditos sobre comportamento, demanda e potencial de mercado.

As atrações da parte da tarde de quinta-feira, devem começar por Eduardo Aroeira Almeida, engenheiro civil e recém‑empossado presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Eduardo Aroeira Almeida

Com trajetória marcada pelo associativismo, tendo presidido a Ademi‑DF por dois mandatos e liderado o Seconci‑DF, Aroeira apresenta um detalhado panorama da construção civil brasileira, abordando temas como industrialização, crédito, mão de obra e desafios regulatórios.

Encerrando o dia, Paulo Octávio, empresário que há mais de meio século influencia o desenvolvimento urbano de Brasília, traz reflexões sobre o Brasil e o mundo em 2026.

Paulo Octávio

Paulo Octávio é um dos mais reconhecidos empresários de Brasília, com trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela forte atuação no mercado imobiliário. Fundador das Organizações PaulOOctavio em 1975, transformou o grupo em um dos maiores do Distrito Federal, com presença em áreas como incorporação, construção, hotelaria, shopping centers, concessionárias, seguros, comunicação e energia limpa.

Ao longo de mais de cinco décadas, protagonizou a entrega de mais de 800 empreendimentos que ajudaram a moldar a paisagem urbana da Capital. Sob sua gestão, o grupo tornou-se referência em qualidade e inovação, assinando mais de 53 mil carteiras de trabalho e contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal.

Na vida pública, Paulo Octávio atuou como deputado federal, senador, vice-governador e secretário de Estado, participando de projetos essenciais para Brasília, como a criação do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Comprometido com responsabilidade social, apoia iniciativas em educação, cultura, esporte e assistência, incluindo alfabetização e inclusão digital de mais de 3 mil operários.

Atrações de sexta-feira

A sextafeira, 21 de agosto, será marcada por aprofundados debates sobre financiamento, inovação e estratégias comerciais.

Pedro Fernandes, CEO do Grupo Beiramar e um dos anfitriões do 102º Econtro, abre o dia discutindo “quem deve financiar o próximo ciclo do mercado imobiliário brasileiro”.

Pedro Fernandes

Com atuação que combina mercado de capitais, expansão regional e desenvolvimento de negócios, Pedro já participou do lançamento de mais de 45 mil unidades e integra conselhos de empresas como Boa Safra Sementes.

Sua experiência em conectar capital, inovação e mercado imobiliário deve orientar discussões sobre novos modelos de financiamento.

Na sequência dos conteúdos apresentados na manhã de sexta‑feira, o ator, comunicador e empreendedor imobiliário Rafael Zulu sobe ao palco para ministrar a palestra “Cenários estratégicos”.

Rafael Zulu

Rafael Zulu construiu uma trajetória sólida e versátil, marcada pela presença em produções culturais de grande relevância nacional. Ao longo de sua carreira, conquistou reconhecimento do público e da crítica, consolidando-se como uma das figuras mais expressivas do cenário artístico brasileiro.

Além da atuação nos palcos e nas telas, Zulu destaca-se também no universo empresarial. É sócio da Due Construção e Incorporação e peça-chave na criação e no desenvolvimento da “Tardezinha”, projeto músico‑cultural que se tornou a maior roda de samba do mundo. Ambas as iniciativas têm como pilares a valorização da diversidade e o compromisso com impacto social.

Multifacetado e em constante movimento, Rafael Zulu transita com naturalidade entre arte, comunicação e negócios, reunindo talento, autenticidade e visão estratégica em sua atuação profissional.

Fernando Nascimento
Guilherme Landeiro
Jorge Santos

Já o ABMI Lab “BTS: como estruturar, financiar e viabilizar”, reunirá Fernando Nascimento, gerente comercial da Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários, associada da ABMI em Londrina (PR), e Guilherme Landeiro, diretor de estruturação de fundos da BRM Asset.

Fernando é especialista em imóveis comerciais de alto padrão e projetos Built to Suit (BTS), com 15 anos de atuação em Londrina (PR).

Guilherme, por sua vez, lidera operações de crédito e estruturação de fundos no Grupo Beiramar, tendo atuado anteriormente como Head de Crédito da TG Core Asset, com forte experiência em CRIs e financiamento de obras.

Jorge Santos, CEO da Cohab Premium, associada de Aracaju (SE), e presidente da ABMI, faz a intermediação desse ABMI Lab que debaterá formas estruturação, busca de recursos e viabilização de projetos imobiliários BTS em diferentes regiões do país.

Gustavo Justo
Vitor Teixeira
Paolo Ambrosio Franciosi
Armando Nogueira

A tarde segue com a ABMI Lab “Marketing de comunidade”, reunindo cases apresentados por Gustavo Justo, Vitor Teixeira e Paolo Ambrosio Franciosi, dirigentes de associadas da ABMi que têm explorado, cada uma à sua maneira, ações de engajamento local para fortalecer marcas imobiliárias e ampliar conexões com seus públicos.

Gustavo Justo, sócio da Justo Imóveis e Negócios, representante da ABMI em São Leopoldo (RS) e diretor de Comunicação da Associação, apresentará o case “Na Torcida com a Justo”.

Especialista em novos negócios e imóveis de alto padrão, Gustavo é reconhecido pela liderança e pela capacidade de formar equipes sólidas em uma empresa com mais de 50 anos de atuação na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Vitor Teixeira, sócio e diretor comercial do Grupo Beiramar, traz o case “Beiramar Summit”, mostrando como integrar estratégia comercial, tecnologia e processos para gerar valor e comunidade.

Com passagens por empresas como Liva Tecnologia e Exact Sales, Vitor acumula experiência na implementação de CRM e no mapeamento de processos de vendas para dezenas de imobiliárias em todo o país.

Completa esse ABMI Lab Paolo Ambrosio Franciosi, diretor da Franciosi Imóveis, representante da ABMI em Itapetininga (SP), que apresentará o case “Corrida Franciosi”.

Advogado, corretor de imóveis e pós‑graduado em Negócios Imobiliários pela ESPM-SP, Paolo atua há mais de 25 anos no setor, construindo uma trajetória marcada por ética, visão estratégica e profundo conhecimento do mercado.

A mediação ficará a cargo de Armando Nogueira, fundador e CEO do Hub On, representante da ABMI em Recife (PE) e diretor de Inovação da Associação

Para encerrar o dia e a parte do conteúdo do 102º Encontro da ABMI  em grande estilo, Nailor Marques Júnior conduz a palestra “O líder de si mesmo”.

Nailor Marques Junior

Professor, escritor e palestrante com mais de 3 mil apresentações realizadas e 32 livros publicados, Nailor é conhecido por suas abordagens sobre inteligência emocional, performance e crescimento profissional, rejeitando a ideia de “motivação vazia”.

Com formação em Direito e Letras e três décadas de atuação como professor, ele hoje atua como consultor de capital humano e conselheiro executivo em grandes empresas.

Imprensa é bem-vinda

Com debates que atravessam tecnologia, crédito, gestão, inovação, comportamento e desenvolvimento urbano, o 102º Encontro da ABMI reforça o papel da entidade como articuladora de conhecimento e integração regional, fortalecendo o ecossistema imobiliário brasileiro em um momento de transformação acelerada.

O evento é exclusivo para associados à ABMI e convidados especiais, mas jornalistas são bem-vindos, desde que credenciados com antecedência, o que pode ser feito pelo e-mail imprensa@abmi.org.br e pelo WhatsApp (11) 98131.8243.

Programação paralela

No dia 19/08 (quartafeira), visitas de associados presentes ao evento a unidades da Beiramar Imóveis, ou seja: a sede Asa Sul e a filial Águas Claras

No dia 22/08 (sábado), visita técnica ao “Reserva Jardim Botânico”, empreendimento vencedor do Master Imobiliário 2025.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *