Os principais desafios da minha secretaria estão ligados à mudança de cultura. Sabemos que mudança de cultura muitas vezes é polêmica. A própria linguagem da inovação às vezes assusta e requer que a gente se esforce para torná-la cada vez mais acessível. Afinal, sabemos que idade para inovar não existe. Basta querer.

A afirmação é de Ike Koetz, atual secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, cidade onde nos dias 26 e 27/10/23 acontece o 87º Encontro da ABMI, que reúne imobiliárias de todo o país, para, sob o mote “Pise no Gramado: preparando o futuro imobiliário”, debater inteligência artificial, locação, vendas, marketing e outros temas relevantes ao setor.

Na quinta-feira (26/10/23), no Hotel Alpestre, em Gramado, após as saudações do presidente da ABMI, Ricardo Abreu, e dos dirigentes das associadas anfitriãs, a primeira atração do dia, com início previsto para as 10h, será uma entrevista com Ike Koetz.

A entrevista tem o intuito de mostrar Gramado como um “hub de inovação e desenvolvimento”, uma referência nacional não só no aspecto turístico como também na busca de diversificação da matriz econômica.

Bruno Anicet Bittencourt, gestor de Inovação da Imobiliária Muck, vai conduzir a entrevista

A conversa com o secretário Ike Koetz será conduzida por Bruno Anicet Bittencourt, gestor de Inovação da Imobiliária Muck, de Canoas (RS), anfitriã do evento ao lado da Justo Imóveis e Negócios de São Leopoldo (RS). Bruno, entre outras qualificações, é administrador, mestre e doutor na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (UFRGS) com período na Kedge Business (França) e na Università di Bologna (Itália).

Empreendedor, líder comunitário e político, Ike Koetz é o quarto vereador mais votado da atual legislatura do município de Gramado. Presidiu a Sociedade Recreio Gramadense e é um dos fundadores do Orbis Clube das Hortênsias.

Na atual gestão municipal, tem como proposta manter Gramado como um destino de referência nacional e projetar o futuro da cidade, qualificando ainda mais o turismo e buscando a diversificação da matriz econômica por meio da inovação.

Antecipando um pouco do que acontecerá no 87º Encontro, o site da ABMI entrevistou o secretário Ike Koetz. Confira:

– Inovação, desenvolvimento econômico e relações institucionais. Em que ponto ações nesse sentido podem convergir e que resultados trazem para Gramado e região?

A secretaria atua de maneira estratégica, trazendo o entendimento de todas as demandas da iniciativa privada, de maneira em que essa conexão é superimportante com o poder público, para que ele possa desenvolver e possa auxiliar a construir também políticas públicas muito mais eficientes. Então a gente sai quedo empirismo e passa a ter essa conversa com a iniciativa privada sempre,

– O secretário costuma afirmar que a maior parte das ações de sua Pasta gira em torno de PPPs, ou seja, parcerias público-privadas. Como se dá esse processo e que bons resultados disso podem ser elencados?

Sobre as PPPs, isso já faz parte da cultura do gramadense. Todo empresário sabe que se a cidade vai bem, o seu negócio logicamente vai bem. E o poder público sempre soube fazer o seu papel. Mesmo que empiricamente, a gente trabalhou ao longo da história de uma maneira informal, sempre fortalecendo essa parceria público-privada. Ou seja, o empreendedor corria atrás de tendências, trazia novidades e assim complementava a parte do poder público, que precisava desenvolver essas ações. Então nós criamos muitos eventos e mantivemos sempre essa parceria.

– Quais os principais desafios de sua Secretaria?

Os principais desafios da minha secretaria estão ligados à mudança de cultura. Sabemos que mudança de cultura muitas vezes é polêmica. A própria linguagem da inovação às vezes assusta e requer que a gente se esforce para torná-la cada vez mais acessível. Afinal, sabemos que idade para inovar não existe. Basta querer.

– Qual a importância do Convention & Visitors Bureau e como se dá essa interação com sua Pasta?

O Convention Bureau faz parte da profissionalização do nosso turismo. Lá atrás Gramado já passou a desenvolver eventos como uma forma de aumentar o fluxo turístico da cidade. Há vinte anos exatamente foi criada uma entidade para captar eventos privados para a cidade. Então congressos profissionais,

Ike Koetz: não existe idade para inovar. Basta querer

eventos de pequeno e grande porte, são voltados principalmente para o meio de semana, pois isso auxilia a nossa hotelaria, que antes era mais voltada para o final de semana. Então trabalhamos a parte dos eventos para a ocupação da rede hoteleira nos meios de semana.

– O festival de cinema, segundo se sabe teve origem numa sugestão feita por um fabricante de sapatos da cidade. Como se deu isso e há outros cases marcantes nesse sentido?

Sim, o festival de cinema surgiu por meio de um fabricante de calçados do município, que era então a maior empresa local. E temos vários cases, justamente por essa participação, pelos empresários terem essa preocupação com a sua cidade. O próprio Natal Luz foi idealizado por um dono de hotel, pois nessa época do ano Gramado praticamente ficava vazia. Nos meses de final do ano e logo depois de dezembro já aconteciam as férias coletivas, e Gramado muitas até fechava os restaurantes nesse período. Então, foi desenvolvido o Natal Luz por um grupo de empresários capitaneados por esse dono de hotel. E hoje já estamos na 38ª edição desse evento que veio para preencher essa lacuna no calendário. E temos de destacar   propriamente também o chocolate gramadense, uma vez que os nossos chocolateiros nos deram título de “capital nacional do chocolate artesanal”. E está aí outro momento que é super encantador no município, ou seja, o período da Páscoa, no qual a gente fortalece a nossa indústria do chocolate, as pequenas empresas e esse produto que é tão querido por todo o Brasil.

Sempre a partir das 9h, o 87º Encontro da ABMI acontece no Hotel Alpestre, em Gramado, nos dias 26 e 27/10/23. Veja as demais atrações.

O evento é restrito a dirigentes e colaboradores das associadas da ABMI, mas a mídia jornalística é sempre bem-vinda, bastando credenciar-se previamente junto à assessoria de imprensa: (11) 98131-8243 (WhatsApp) ou imprensa@abmi.org.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *