“Seja na carreira seja nos negócios, não há mais espaço para o eu acima do nós. O eu se fortalece por meio do nós.” A afirmação é de Fred Alecrim, estudioso de empreendedorismo e escritor – autor de quatro livros sobre o tema –, que será uma das atrações do 84º Encontro da ABMI, de 22 a 24 de março, no Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro.

Análise e tendências de mercado é o mote de sua apresentação no evento, na qual ele demostrará toda a sua bagagem como pesquisador em níveis nacional e internacional não só de empreendedorismo, mas também de gestão de negócios e novas vocações nestas áreas.

Fred diz ter visto esse conceito no Fórum Econômico Mundial, e que passou a defende-lo por ser convergente com o que pensa e fala.

“Negócios são comunidades e comunidades se formam por meio de pessoas que possuem algo em comum. E esse algo em comum precisa ser fortalecido todos os dias. O foco deve sair do eu, ou seja, ego, e evoluir para nós, ou seja, eco. A migração é de egossistema para ecossistema”, explica.

Segundo Fred, essa evolução por parte de profissionais e de líderes empresariais precisa acontecer para acompanhar o cliente.

“O cliente da nova geração não compra apenas o que se vende, mas também o que se defende.  Não apenas o seu produto, mas também o que você é, representa e defende, na prática.”

Associativismo é ecosssistema

Citando como exemplo a ABMI, Fred destaca que o associativismo é um ecossistema na prática.

“Pessoas, empresas e profissionais de lugares diferentes, com alguns pensamentos diferentes e de tamanhos distintos, mas com algo em comum e que veem a ABMI como meio para fortalecer o mercado, suas empresas e profissionais. Na prática, muitas vezes é necessário abrir mão do ‘meu’ para fortalecer o ‘nosso’ e, dessa forma,  entrar em um círculo virtuoso com o ecossistema mais confiável, forte e relevante, pois quem faz parte dele se beneficia. Estou falando aqui do benefício a médio e longo prazos, com resultados perenes,”

Formado em Administração, seus primeiros negócios foram nos ramos de perfumaria, construção civil e intercâmbio cultural.

O empreendedorismo é o tema de todos os seus livros, e ele explica por quê.

“Todos são voltados de alguma forma para o empreendedorismo. Entendemos o empreendedorismo como ato de realizar coisas boas no mundo e para o mundo.  Assim enquanto se melhora o mundo, ganha-se dinheiro com isso também.  As ideias que estão nos meus livros são práticas observadas, aprendidas e compartilhadas”, assinala.

Em sua opinião, o empreendedor brasileiro “sabe como ninguém fazer mais com menos e se virar em tempos difíceis”.

Mas, segundo ele, “pode evoluir em coleta e análise de dados para tomada de decisão e melhoria de processos, como também abrir mais a mente para o novo e investir mais em pessoas”.

Confira a programação completa do 84º Encontro no site da ABMI.

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