A Associação Brasileira do Mercado Imobiliário entra 2023 ainda mais estruturada para desenvolver entre seus associados em todos os recantos do país eventos, ações e parcerias que contribuem para o aprimoramento de seus negócios. Confira como foi 2022, um ano definido como histórico em vários aspectos para a Associação.  

Novos parceiros e patrocinadores

O ano de 2022 para a ABMI em termos de conteúdo e aprimoramento começou no modo digital, qualidade que sempre marcou a Associação desde sua fundação, em 1998, uma vez que a entidade nunca teve sede física. O primeiro evento digital do ano, modalidade que movimentou a ABMI durante a pandemia e que agora divide espaço com os encontros presenciais, foi uma palestra online, em 9 de fevereiro do especialista em gestão de Marketing Imobiliário, Rodrigo Werneck, que falou a dirigentes de empresas associadas sobre oportunidades, ameaças e desafios que o ano de 2022 reservaria para o mercado imobiliário.

A Agência Cupola, da qual Rodrigo Werneck é CEO, se transformaria em parceira da ABMI, engrossando o time de parceiros e patrocinadores, formado ainda por LoftVeloCredPagoGrupoRVCrediHome e Porto Seguro Bank.

Planejamento e presença ABMI

Ainda em fevereiro, por dois dias, integrantes da diretoria anterior da ABMI, presidida por Márcio Schneider, e da atual, presidida por Ricardo Abreu, estiveram reunidos num hotel em São Paulo, para debater o Planejamento Estratégico para os próximos dois anos.

Planejamento estratégico em debate

Ainda no início de 2022, Jean Michel Galiano, diretor da Rede Apolar, e Raul Fulgencio, diretor da Raul Fulgencio Consultoria de Imóveis, respectivamente representantes da ABMI em Curitiba e Londrina, no Paraná, tiveram presença marcante entre as muitas atrações do ICXP, que aconteceu nos dias 18 e 19 de março na capital paranaense. A presença de dirigentes e de empresas vinculadas à ABMI aconteceria em uma série de outros eventos durante o ano.

Perdas lamentadas

A nota triste do início de 2022 foi o falecimento de dois fundadores de empresas associadas à ABMI. Dia 25 de janeiro, aos 81 anos, faleceu o empresário Pedro Granado Martines, fundador da Pedro Granado Imóveis, imobiliária que representa a ABMI em Maringá (PR). Dia 11 de fevereiro, em Natal (RN), faleceu, aos 88 anos, Anderson Abreu Júnior, fundador da Abreu Imóveis, associada da ABMI na capital potiguar e pai do atual presidente da entidade, Ricardo Abreu.

Eleição e posse online

Pela primeira vez, ainda como resquício da pandemia, a eleição e posse de uma diretoria da ABMI aconteceu de forma virtual.  Na noite de 21 de março, o empresário Ricardo Abreu, da Abreu Imóveis, de Natal (RN), e a nova diretoria da ABMI para a gestão 2022-2024 foram eleitos e empossados em assembleia virtual online.

Novidade: eleição e posse online da diretoria

A posse de Ricardo Abreu foi registrada por mídia regional e nacional, como esta entrevista para o Imobi Report, onde Abreu afirma querer aproximar a entidade dos unicórnios, ou esta para a Tribuna do Norte, jornal de Natal (RN), onde afirma que investidor não tem medo de taxa de juros.

Atuação institucional

No plano da atuação institucional, a ABMI compartilhou com outras entidades uma importante vitória. No dia 7/3/22, ao debater tema, no qual a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário figurou como amicus curiae, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que locadores de imóveis comerciais podem penhorar bem de família do fiador de contrato do inadimplente.

ABMI marcou presença em meio a outras entidades

Para Rubens Elias Filho, assessor jurídico da ABMI, “essa decisão, além de tudo, confirmou milhares de contratos de locação que foram celebrados em confiança. Ou seja, as expectativas de milhares de locadores, em relação à garantia, que foi concedida em contratos de locação, está preservada, conferindo assim segurança jurídica”.

Aquecimento para Natal

Encontros digitais nasceram com a pandemia e entraram na programação

Como um aquecimento para a esperada retomada dos encontros presenciais da ABMI, que viria a ocorrer em Natal (RN), em 11 de junho, em formato 100% digital, aconteceu o 79º Encontro da ABMI, reunindo especialistas de renome para debater rumos e inovações do mercado imobiliário. Voltado a dirigentes e colaboradores de suas mais de 50 associadas, o evento foi aberto e pôde ser visto pelo canal de YouTube da ABMI.

ABMI em evento internacional

Os irmãos Esther e Alfredo Freitas, diretores da Nova Freitas Imóveis, representante da ABMI em São José dos Campos (SP), participaram em Portugal de missão empresarial de negócios, como integrantes do Desenvolve Vale.

Esther e Alfredo, que é diretor de Relações Institucionais da ABMI, fizeram bonito em Portugal

O Desenvolve Vale, uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, da qual São José dos Campos é a sede, levou à missão em Portugal, que começou em 27/6/22 e foi até 1º/7/22, conselheiros e convidados para conhecerem instituições, empresas e oportunidades de negócios na Europa. Saiba mais acessando o link.

Natal dá show na volta ao presencial

Ainda antes do final do primeiro semestre, aconteceu em Natal (RN) a retomada dos eventos presenciais da ABMI. O Encontro da ABMI, em sua 80ª edição, realizado de 8 a 10 de junho, marca a retomada dos tradicionais encontros presenciais da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, interrompidos por conta da pandemia, e nos últimos anos realizados no modo digital.

Reencontro entre associados e com conteúdos da melhor qualidade

Nestes dias, Natal transformou-se na capital das imobiliárias do país, num evento marcado por conteúdo de primeira em palestras e painéis, tudo regado com um ingrediente característico da ABMI, o chamado NetLove.

80º Encontro também marcou boa presença na mídia

O 80º Encontro, ciceroneado pela Abreu Imóveis, do recém-empossado presidente da ABMI, Ricardo Abreu, foi ainda marcado pela apresentação de novos parceiros da ABMI e teve boa presença na mídia. Ver melhores momentos do 80º Encontro no canal de YouTube da ABMI.

81º Encontro: conteúdo e emoção

Como um instigante aperitivo para o evento presencial que aconteceria em São José dos Campos (SP), em setembro, foi realizado na manhã de 24 de agosto, em formato digital, o 81º Encontro da ABMI, que trouxe emoção e empolgação aos corretores de imóveis, cuja data nacional é comemorada em 27 de agosto.

Histórias de vida na homenagem aos corretores realizados em evento virtual

Histórias de vida e prêmios marcaram o evento em homenagem à semana do corretor de imóveis. Íntegra do evento está no canal de YouTube da ABMI.

Pocket: intercâmbio de negócios

Uma iniciativa de destaque em 2022 foi o Pocket ABMI, desenvolvido a partir de visitas e pequenos encontros realizados por associadas. O Pocket ABMI foi idealizado para dinamizar o calendário de atrações da Associação, entre a realização dos tradicionais encontros presenciais e a modalidade virtual, que nasceu por conta da pandemia. Pode ser definido com uma missão técnica, só que com formato específico e número limitado de associados participantes.

Pocket em São Paulo teve visitas a players do mercado, como a Lello, a parceiros, como Porto e Velo, além de empreendimento lançado pela associada da ABMI na capital paulista, Fernandez Mera

Essas visitas técnicas envolvem parceiros da ABMI ou players do mercado imobiliário que tenham algo inovador para mostrar e ampliar conhecimentos, benchmarking e negócios no âmbito das empresas associadas à entidade. Entre outras razões, para coordenar tais eventos, a diretoria atual da ABMI ganhou dois reforços. A Diretoria de Eventos, ocupada por Adriana Magalhães, da Céu-Lar Netímóveis, de Belo Horizonte (MG), e a Coordenadoria de Marketing ocupada Mateus Pitta, da Imobiliária Cardinali, de São Carlos (SP).

Voando alto em São José dos Campos

Menos de um mês após o encontro virtual que homenageou corretores de imóveis, a ABMI realizou seu 82º Encontro. São José dos Campos (SP) recebeu, de 14 a 16 de setembro, a nata das imobiliárias de todo o Brasil para o evento, que aconteceu em meio a previsões de que o mercado fechará 2022 com o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos.

Atrações de alto nível marcaram encontro presencial em São José dos Campos

Realizado no primeiro município do país a receber o selo de cidade inteligente no Brasil, o 82º Encontro uniu experiências inovadoras do setor de imóveis às muitas receitas de futuro de um centro urbano dotado de um formidável parque tecnológico, que, entre outras joias, inclui a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.

82º Encontro também voou alto na cobertura de mídia

Não por acaso, sob o mote “ABMI voando alto”, o 82º Encontro teve como empresa anfitriã a associada da entidade em São José dos Campos (SP), a Nova Freitas Imóveis.

Comenda homenageia ícone da ABMI

Com conteúdo de primeira, presença marcante das parcerias e muito NetLove, o evento de São José dos Campos marcou forte presença na mídia.

Comenda já começou homenageando cinco associados com muita história na ABMI

Um dos pontos altos foi a entrega na abertura do 82º Encontro da ABMI da recém-instituída Comenda José Flávio Rebello Jancowski, láurea que homenageia um dos fundadores mais icônicos da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, falecido no ano passado.

Começando com tudo em 2023

Para 2023, a ABMI já programa um ano com muitas atrações. No início do ano deve ser realizado, de modo virtual o 83º Encontro, um aquecimento para o evento presencial que acontecerá na Cidade Maravilhosa.

Rio de Janeiro é próximo presencial, em março de 2023

Estamos falando do 84º Encontro da ABMI, que está programado para os dias 22, 23 e 24 de março no Rio de Janeiro. Até lá.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *