O ano que se encerra foi marcado por conquistas históricas para a ABMI e seus mais de 60 associados país afora. A produção de conteúdo não ficou restrita aos encontros presenciais e virtuais da entidade. Associados tiveram presença marcante em eventos gigantes como o Conecta Imobi. Representatividade nacional, com a ABMI falando pelo mercado em temas econômicos, e parcerias que ampliaram a sustentabilidade da Associação também foram pontos a serem destacados em 2023.

É importante conferir os links dessa breve retrospectiva, como inspiração para o novo ano que está começando. Boa leitura e um fantástico 2024.

Sucesso no virtual e no presencial

Em termos de Encontros, foram três presenciais e três virtuais. Com palestras e painéis que reuniram a experiência de associados e a expertise de especialistas em assuntos de relevância para o mercado imobiliário, os Encontros da ABMI tiveram início já em fevereiro.

84º Encontro da ABMI, no Rio de Janeiro, empolgou e emocionou associados

Transmitido via YouTube, o 83º Encontro da ABMI aconteceu dia 14/2/23, das 9h ao meio-dia. O evento digital abriu 2023 e funcionou como ‘esquenta’ para o primeiro presencial do ano, o 84º Encontro da ABMI, que seria realizado nos dias 22, 23 e 24 de março, no Rio de Janeiro.

Com palestras e painéis de altíssimo nível, visitação gigante à empresa anfitriã, muita troca de conhecimentos, o tradicional “netlove” da ABMI, o 84º Encontro da ABMI alternou a mais viva empolgação com momentos de pura emoção.

Um painel que discutiu vários aspectos da locação de imóveis, mostrando a experiência de três associadas da entidade, foi um dos pontos altos do 85º Encontro ABMI Digital, transmitido online na manhã de 22/6/23.

Em Belo Horizonte (MG), o 86º Encontro da ABMI foi sucesso de público, conteúdo e mídia

Após o sucesso de conteúdo, publico, mídia e ‘netlove” do 86º Encontro, em Belo Horizonte (MG), tendo como associada anfitriã a CéuLar, a ABMI já passou a pensar o 87º Encontro, que aconteceria na encantadora cidade de Gramado (RS), de 25 a 27/10/23, com uma grande novidade. Pela 1ª vez, o evento teria duas empresas anfitriãs: Justo Imóveis (São Leopoldo-RS) e Imobiliária Muck (Canoas-RS).

O  87º Encontro da ABMI superou as expectativas, com novidades no formato e conteúdo focado em inovações e boas práticas no mercado de imóveis. “Pise no Gramado: preparando o futuro imobiliário” foi o slogan que reuniu na mágica estância gaúcha imobiliárias de todo país, para debater inteligência artificial, locação, vendas, marketing e outros temas relevantes ao setor

87º Encontro, em Gramado (RS), teve novidades no formato, como a visita ao Tijolo Hub, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre

Para fechar o ano em grande estilo, a ABMI programou para dezembro um evento digital. Entre outras atrações, o 88º Encontro ABMI,  transmitido exclusivamente para associados na manhã de 6/12/23, teve uma apresentação de Armando Nogueira, fundador e CEO do Hub Nogueira Corretores de Imóveis, representante da Associação em Recife (PE), que falou sobre a utilização do conceito de Fator 3 nas vendas imobiliárias.

Como empresa será a anfitriã do primeiro presencial de 2024, o 89º Encontro da ABMI, previsto para os dias 13, 14 e 15 de março de 2023, Nogueira também falou sobre suas expectativas em relação ao evento e convidou os associados a participar.

Conteúdo ABMI em eventos nacionais

Em 2023 a ABMI se consolidou com uma grande produtora de conteúdo também em eventos de outras entidades. Foi o que aconteceu no Conecta Imobi 2023. Não bastasse a numerosa presença de dirigentes e colaboradores de empresas associadas provenientes de todas as regiões do país, a ABMI fez bonito também com a participação de representantes seus em 6 painéis e uma palestra. Realizado nos dias 20 e 21/9/23, em São Paulo, o Conecta 2023 teve um público de 6 mil pessoas.

Mas a ABMI, em 2023, também fez história em outro megaevento realizado em maio.  Além da numerosa presença, outro ponto alto da participação das associadas da ABMI no megaevento Cupola Summit 2023, realizado em Curitiba, no Paraná, dias 12 e 13/5/23, aconteceu quando cinco associados da entidade foram homenageados e receberam medalhas como “Lendas do Mercado Imobiliário”.

Associados ABMI na lista dos 100 mais influentes

Outra comprovação da importância da entidade no que se refere a conteúdo foi o resultado de uma pesquisa divulgada agora no final do ano, onde a ABMI é top na lista das 100 pessoas mais influentes do mercado imobiliário.

Pelo menos doze personalidades ligadas à ABMI, a começar pelo presidente Ricardo Abreu, integram a listagem final de um levantamento inédito realizado pelo portal Imobi Report e o podcast Vem Pra Mesa, que mapeou as 100 pessoas mais influentes do mercado imobiliário brasileiro.

ABMI representando o setor imobiliário

Outro ponto em que a ABMI se consolidou neste ano de 2023 foi sua representatividade nacional em relação ao mercado imobiliário.

Em defesa da atividade imobiliária e com o aval de mais de 30 entidades do setor espalhadas pelo país, a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário participou na manhã de 19/9/23 de audiência pública da CCJ do Senado (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) que debateu os impactos da reforma tributária no segmento de serviços.

Com o aval de mais de 30 entidades, Pedro Fernandes representou o setor imobiliário na discussão da Reforma Tributária

Na oportunidade, a ABMI foi representada por Pedro Fernandes, que já foi presidente da entidade e atualmente integra o Conselho. Sócio e CEO do Grupo Beiramar, associada da ABMI em Brasília (DF), Pedro Fernandes defendeu em sua apresentação o tratamento equilibrado que foi dado ao segmento de bens imóveis já na aprovação do texto-base da PEC, que ocorreu no início de julho passado na Câmara dos Deputados.

Em abril, ABMI integrou força-tarefa de entidades que levaram pleitos do setor imobiliário ao Congresso Nacional

A escolha da Associação como representante do segmento de imóveis foi fruto de ações iniciadas meses antes, quando representada por seu presidente, Ricardo Abreu, e pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Márcio Schneider, a ABMI integrou dia 11/4/23 a força-tarefa formada por diversas entidades, para levar a congressistas o documento “Agenda Legislativa & Projetos Prioritários – Setor de Comércio e Serviços Imobiliários 2023”, que trazia uma séria de propostas e reivindicações voltadas aos dois segmentos.

OLX e ABMI: uma parceria de peso

Em artigo publicado por Exame.com, na seção Colunistas/Genoma Imobiliário, no início de julho de 2023, o presidente da ABMI, Ricardo Abreu, falou sobre a relevância das parcerias para o mercado de imóveis, diante de um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, e destacou em especial a parceria entre ABMI e ZAP+, o braço imobiliário da OLX no Brasil, que acabara de ser firmada.

Rafael Nader (OLX) e o presidente da ABMI, Ricardo Abreu, em maio, após reunião que deu pontapé inicial na estratégica parceria

Tal parceria, em meio a outras de grande importância, foi um avanço enorme da ABMI em termos de incrementos tecnológicos aos associados e no que se refere à sustentabilidade da entidade, que tem atualmente ZAP+/OLX como patrocinador máster.

O principal objetivo da parceria, como foi divulgado à época pela OLX, seria fortalecer ainda mais o relacionamento entre a empresa, que conta com mais de 6,5 milhões de anúncios imobiliários em suas plataformas, e as imobiliárias que fazem parte de entidade, que estão espalhadas em mais de 200 cidades brasileiras e, juntas, oferecem mais de 400 mil imóveis para comercialização e administram, em locação, carteiras que totalizam 1 milhão de clientes.

“A ABMI é uma das associações mais importantes do mercado imobiliário e reúne boa parcela dos players mais relevantes nas cinco regiões do país. Nós já somos parceiros da maior parte das imobiliárias da associação, por meio de nossas plataformas, produtos e serviços, mas vemos agora uma grande oportunidade de aprofundar ainda mais essa relação. A ideia é promover muita troca de conhecimento entre as partes, discutir soluções e entender as reais demandas das imobiliárias para juntos podermos chegar mais longe e contribuir ainda mais com o desenvolvimento do mercado imobiliário em todo o país”, comentou Rafael Nader, VP de Vendas e Operações da OLX Brasil.

Representantes da ABMI e da OLX, na sede da empresa em São Paulo, quando foram iniciadas as negociações para a parceria com o ZAP+

“Trata-se, sem dúvida, de um grande marco para a ABMI, essa parceria com uma empresa tão importante para o mercado imobiliário como é a OLX Brasil”, comemorou Ricardo Abreu, presidente da entidade.  “A partir da união entre a ABMI e o ZAP+ pode-se esperar, com certeza, que vem muita coisa boa por aí, e quem vai sair ganhando com isso serão as associadas da ABMI em todo o país e, claro, o mercado imobiliário brasileiro”, previu Ricardo Abreu.

Essa união de forças entre ZAP+ e ABMI prevê fóruns de discussões estratégicas em prol do desenvolvimento de soluções que contribuam para o fomento de oportunidades e para o desenvolvimento do mercado imobiliário nacional, sessões exclusivas de conteúdo de capacitação e serviços para tornar o dia a dia dos profissionais e das imobiliárias associadas ainda mais potente e competitivo, bem como eventos proprietários e experiências exclusivas. A ABMI passou a contar ainda com toda a expertise de ZAP+ no fornecimento de dados aprofundados do setor, materiais de suporte e educacionais.

No 86º encontro da ABMI, que aconteceu nos dias 16 a 18 de agosto na cidade de Belo Horizonte-MG, a OLX já marcou presença como principal parceira da associação, demonstrando a proposta de valor construída que visa não só beneficiar as imobiliárias e corretores, mas também apoiar na melhor experiência do usuário final, seja ele comprador, locatário, vendedor ou locador de imóveis pelo Brasil.

ABMI em missão internacional

Há muitos outros fatos e ações que merecem destaque na trajetória da ABMI e seus associados durante o ano de 2023. Elas podem ser vistas e relembradas neste site. No entanto, não poderíamos deixar de destacar na retrospectiva da entidade a participação de integrantes da entidade numa missão internacional.

Três dirigentes de empresas associadas à ABMI integraram a Missão Internacional Desenvolve Vale Seattle, que levou empresários brasileiros para uma semana de imersão (1 a 7/10/23) na cidade que é considerada a síntese do empreendedorismo americano que deu certo, sediando gigantes multinacionais como Amazon, Starbucks, e Microsoft e Boeing.

Mauro Vanti Macedo, Alfredo Freitas e Guido Grando Junior na visita à Microsoft, a gigante mundial dos softwares

Alfredo Freitas, diretor da Nova Freitas Imóveis, associada da entidade em São José dos Campos (SP),  Mauro Vanti Macedo, fundador e CEO da Home Hunters, associada de Campinas (SP), e  Guido Grando Junior, diretor na Rosa Imóveis, associada da entidade em Cuiabá (MT), embarcaram nesta instigante viagem de imersão, representando a ABMI na missão organizada pelo Desenvolve Vale, uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, da qual São José dos Campos é a sede.

Comments (2)

  1. Marcelo Faria Brognoli
    30 de dezembro de 2023

    E vem aí mais um ano de sucessos na ABMI. Excelente retrospectiva Soldera.

  2. Mauro+Vanti+Macedo
    2 de janeiro de 2024

    Das importantes atividades da associação,tive oportunidade de participar da “Missao em Seattle “e posso afirmar que foi uma experiência muito agregadora e inesquecível ,a atualização e inovação constante é um dos pontos fortes de nossa associação e eu me orgulho muito da homehunters como associada poder contribuir muito com o crescimento de todos nós associados 👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *